Postagens

4 Anos de Blog

Imagem
4 anos de blog. Resenhas sobre 1425 filmes foram postadas durante esse periodo, ou seja, uma por dia, desde a criação do mesmo. São resenhas de um acervo que vai completar 20 anos de existência justamente esse ano. Somadas às de produções novas e antigas que venho assistindo. Apesar de já contar com o material na hora da seleção para futura postagem, essa seleção é cega, aleatória, não discriminando entre resenhas bem escritas, mal escritas, pequenas, grandes, de filmes próximos ou distantes temporal ou afetivamente, canônicos ou desconhecidos, longas ou curtas. Por vezes, no momento da seleção ou da divulgação da postagem, dá vontade de reescrever algumas resenhas, como a recentemente divulgada sobre o filme experimental mexicano La Formula Secreta , que voltei a ver várias vezes após tê-la escrito e que talvez teria mais e melhor a dizer sobre. Porém, contenho-me. A proposta do blog é justamente as das primeiras impressões sobre um filme visto ou revisto. Não descarto a possibili

Filme do Dia: Pier Paolo Pasolini (1971), Carlo Hayman-Chaffey

Imagem
P ier Paolo Pasolini ( Pier Paolo Pasolini – A Filmmaker´s Life , Itália, 1971). Direção: Carlo Hayman-Chaffey. Música: Andro Cecovini. Montagem: Anthony Ciccolini. Com depoimentos de Pasolini e de alguns de amigos e colaboradores (Nineto Davoli, os irmãos Citti, Alberto Moravia, Cesare Zavatini), esse documentário parece mais uma colcha de retalhos do que foi possível fazer em termos de improviso. Une aos depoimentos nada expressivos, com exceção de alguns momentos do próprio Pasolini , flashes rápidos de alguns de seus filmes. Pasolini , como habitualmente, surge entre tímido e professoral, discutindo desde tópicos teóricos até seu auto-confesso complexo de Édipo que foi a motivação maior para a filmagem do drama de Sófocles. Ainda a destacar, o único depoimento não abertamente laudatório de Pasolini , de Zavatini, veterano roteirista do Neorrealismo, que afirma que o cineasta ainda não havia conseguido unir o Pasolini realizador de cinema e o escritor em seus filmes. A certo m

Filme do Dia: Plutopia (1951), Charles A. Nichols

Imagem
P lutopia (EUA, 1951). Direção: Charles A. Nichols. Rot. Original: Ralph Wright & Al Bertino. Música: Joseph Dubin. Mais divertido que o padrão da animação contemporânea em curta-metragem do estúdio, apresenta a ida de Mickey com Pluto na colônia de férias denominada Camp Utopia. Para Pluto, no entanto, a situação se transforma em pesadelo, a partir do momento em que Mickey lê que as instruções impedem a presença de cães em alojamentos. Posto para dormir diante da porta e dividindo o local com um gato nada amistoso, somente resta a Pluto sonhar com “um mundo melhor”. E, na sua utopia, ele vem a ser tratado da forma mais respeitosa possível pelo gato, que se transforma em seu mordomo particular. Destaque para a relação sado-masoquista entre gato e cão desenvolvida no sonho de Pluto, criada pelo próprio gato, que pede insistentemente que Pluto morda seu rabo, assim como a inclusão de elementos do universo da vigília – no caso aqui a forma carinhosa com que Mickey se dirige a Pl

Filme do Dia: O Império dos Sentidos (1976), Nagisa Oshima

Imagem
O  Império dos Sentidos ( Ai no Corrida , Japão/França, 1976). Direção e Rot. Original: Nagisa Oshima. Fotografia: Hideo Itoh. Música: Minoru Miki. Montagem: Patrick Sauvion & Keiichi Uraoka. Dir. de arte: Jusho Toda. Figurinos: Masahiro Kato & Jusho Toda. Com: Tatsuya Fuji, Eiko Matsuda, Aoi Nakajima, Yasuko Matsui, Meika Seri, Kanae Kobayashi, Taiji Tonoyama, Shinkichi Noda, Kyôji Kokonoe. O lascivo e mulherengo Kichizo (Fuji), conhecedor de todas as mulheres que trabalham no bordel que freqüenta, encanta-se pela insaciável e obsessiva Sada Abe (Matsuda), que não admite que ele possua mais relações com ninguém, a não ser quando por ordens dela própria. Tal intimidação não é mera retórica, como Kichizo descobre ao tentar fazer amor com sua esposa, Toku (Nakajima). Abe apenas sai praticamente do quarto onde fazem sexo para fazer sexo por dinheiro com um velho professor (Kokonoe), que sustentará a relação com Kichizo. A obsessão gradual acabará os levando a práticas de sa

Filme do Dia: No Silêncio da Noite (1945), Alberto Cavalcanti, Charles Crichton, Basil Dearden & Robert Hamer

Imagem
N o Silêncio da Noite ( Dead of Night , Reino Unido, 1945). Direção: Alberto Cavalcanti, Charles Crichton, Basil Dearden & Robert Hamer. Rot. Adaptado: John Baines,  T.E.B Clarke & Angus MacPhail. Fotografia: Jack Parker, Stanley Pavey & Douglas Slocombe. Música: Georges Auric. Montagem: Charles Hasse. Dir. de arte: Michael Relph. Figurinos: Marion Horn & Bianca Mosca. Com: Mervyn Johns, Roland Culver, Mary Merrall, Googie Withers, Frederick Valk, Anthony Baird, Sally Ann Howes, Robert Wyndham, Judy Kelly, Esmy Percy, Basil Radford, Naunton Wayne, Peggy Brian, Michael Redgrave , Hartley  Power, Miles Malleson. Walter Craig (Johns) é chamado para fazer reparos em uma fazenda. Lá encontra um grupo de pessoas que estranhamente lhe parece remeter aos sonhos recorrentes que vem tendo. Cada uma delas tem uma história fantástica para contar. Hugh Grainger (Baird) recorda o período que ficou convalescente de um acidente de automóvel no hospital e acordou no meio da noite

The Film Handbook#152: James L. Brooks

Imagem
James L. Brooks Nascimento: 09/05/1940, North Bergen, Nova Jersey, EUA Carreira  (como diretor): O s filmes de James L. Brooks são notáveis menor por suas inerentes qualidades artísticas que pelo seu sucesso virtualmente inexplicável tanto com o público quanto com a maior parte da crítica. Após ter realizado somente dois longas-metragens, Brooks é vastamente reconhecido como um diretor maior de Hollywood. Tendo progredido de revisor de salas de redação a produtor-roteirista de algumas das melhores sitcoms da tv americana ( The Mary Tyler Moore Show , Lou Grant , Taxi ), Brooks realizou sua estreia como diretor de cinema, adaptando um romance de Larry McMurtry para o cinema, adquirindo os direitos da veterana atriz Shirley Jones, e atraindo os talentos de Shirley McLaine, Debra Winger e Jack Nicholson. O resultado foi o vencedor do Oscar Laços de Ternura / Terms of Endearment > 1,  uma contagiante história semi-cômica da relação de uma mãe exageradamente possessiva com sua fi

Filme do Dia: Cutey and the Chorus Girls (1913), James Young

Imagem
C utey and the Chorus Girls (EUA, 1913). Direção: James Young. Rot. Adaptado: a partir do conto de Beta Breuil. Com: Wally Van, Flora Finch, Lillian Walker, Leah Baird, Hughie Mack, Harry Lambart, Lillian Burns. Cutey (Van) vai assistir com os amigos Billy (Mack) e Johnny (Lambart) um espetáculo de coristas e se interessa por duas delas, Dolly (Walker) e Kitty (Baird). Porém a mais velha das coristas, Flora (Finch), acredita que os gestos foram para ela e demonstra seu interesse, para o desalento de Cutey. Tirando partido da situação, Billy e Johnny contratam um homem de altura extraordinária para se fazer passar pelo irmão de Flora e, no restaurante, em que Kitty e Dolly haviam marcado encontro, quem ele encontrará na mesa após uma longa espera é ninguém menos que Flora, cujo “irmão” pede satisfações e, para a alegria geral de todos, um noivado é selado contra a vontade do desgostoso Cutey. Young com frequência se rendia a incursões pela comédia, gênero não tão frequente assim

Filme do Dia: Caiçara (1950), Adolfo Celi

Imagem
C aiçara (Brasil, 1950). Direção: Adolfo Celi. Rot. Original: Adolfo Celi, a partir do argumento de Alberto Cavalcanti, Adolfo Celi & Ruggero Jacobi. Fotografia: H.E. Fowle . Música: Francisco Mignone. Montagem: Oswald Hafenrichter. Cenografia: Aldo Calvo & Pierino Massenzi. Figurinos: Suzana Petersen. Com: Eliane Lage, Abílio Pereira de Almeida, Carlos Vergueiro, Mário Sérgio, Maria Joaquina da Rocha,  Oswaldo Eugenio, Adolfo Celi, Tetsunosuke Arima. Marina (Lage) vive em um orfanato, ainda que seus pais estejam vivos em um colônia de leprosos. Zé Amaro (Almeida) a leva para viver com ele, após casarem. Ela passa a ser a sensação em Ilha Verde, despertando a curiosidade de todos os ilhéus da pequena comunidade, sobretudo de Manoel (Vergueiro), sócio de seu marido, que se torna obcecado por ela. O rude e beberrão Zé Amaro passa dias fora de casa, farreando em Santos, sofrendo Marina não apenas o assédio mas a invasão da própria casa por Manuel. Ela fora alertada por Fe

Filme do Dia: As Boas Maneiras (2017), Juliana Rojas & Marco Dutra

Imagem
A s Boas Maneiras (Brasil/França, 2017). Direção e Rot. Original: Juliana Rojas & Marco Dutra. Fotografia: Rui Poças. Música: Guiherme Garbato & Gustavo Garbato. Montagem: Caetano Gotardo. Dir. de arte: Fernando Zuccolotto. Figurinos: Kiko Orona. Com: Isabél Zuaa, Marjorie Estiano, Miguel Lobo, Cida Moreira, Andréa Marquee, Felipe Kenji, Nina Medeiros, Neusa Velasco, Eduardo Gomes, Hugo Villavicenzio. Clara (Zuaa) é contratada para trabalhar no apartamento de Ana (Estiano), que se encontra grávida e sofre com o afastamento de toda a família. Uma cumplicidade surge entre as duas que se desdobra em uma relação amorosa. Clara, no entanto, começa a perceber um comportamento alterado de Ana em noites de lua cheia, quando se torna sonâmbula. Certa noite, inclusive, ela a morde com ferocidade, deixando marca forte em seu pescoço. Ana relata que o encontro que gerou seu filho foi encoberto por certo mistério. Quando a criança nasce, no entanto, para o terror de Clara, é algo mon

Filme do Dia: A Noite do Demônio (1957), Jacques Tourneur

Imagem
A  Noite do Demônio ( Night of the Demon , Reino Unido, 1957). Direção: Jacques Tourneur. Rot. Adaptado: Charles Bennett & Hal E. Chester, a partir do conto Casting the Runes , de M.R. James. Fotografia: Edward Scaife. Música: Clifton Parker. Montagem: Michael Gordon. Dir. de arte: Ken Adam. Com: Dana Andrews, Peggy Cummins, Niall MacGinnis, Maurice Denham, Athene Seyler, Liam Redmond, Reginald Beckwith, Ewan Roberts. O psicológo John Holden (Andrews) é convidado por seu colega britânico Henry Harrington (Denham) para participar de um simpósio no qual tratarão dos eventos associados a paranormalidade.  Harrington se aproximou de um homem estranho, dr. Karswell, que afirma ter acesso aos demônios. Harrington é vítima de um deles, ao chegar em casa. Sua sobrinha, Joanna (Cummins), torna-se aliada de Holden, na sua luta para desvendar os mistérios insondáveis que rondam as atividades de Karswell. É curioso que justamente no momento em que a Hammer praticamente revivia o gê

Filme do Dia: Ex Isto (2010), Cao Guimarães

Imagem
E x Isto (Brasil, 2010). Direção: Cao Guimarães. Rot. Adaptado: Cao Guimarães, a partir de "Catatau" Paulo Leminski. Com: João Miguel René Descartes vem ao Brasil junto com Maurício de Nassau para descobrir que nenhuma lógica resiste ao calor e a desmesura dos trópicos nesse longa “experimental” de Guimarães, repleto de achados visuais assim como outro tanto de banalidades. Dentre as primeiras se encontram a forma como Guimarães consegue criar a partir de imagens com a água, seja com a figura de João Miguel a dominar o quadro (numa referência visual que lembra, ainda que não tão criativa quanto, Filme de Amor , de Bressane), seja – e principalmente – somente a própria água, a criar arabescos e cintilações que acabam por se transformar no equivalente aos efeitos das imagens eletrônico-digitais de alguns filmes de vanguarda. Dentre as últimas, muitas das cenas em que Miguel passeia pelas ruas de um Recife contemporâneo, fazendo o máximo possível para ser um elemento

Filme do Dia: Um Sonho de Amor (2009), Luca Guadagnino

Imagem
U m Sonho de Amor ( Io Sono L’Amore , Itália, 2009). Direção: Luca Guadagnino. Rot. Original: Luca Guadagnino, Barara Alberti, Ivan Cotroneo & Walter Fasano, a partir do argumento de Guadagnino. Fotografia: Yorick Le Saux. Música: John Adams. Montagem: Walter Fasano. Dir. de arte: Francesca Balestra de Mottola. Cenografia: Monica Sironi. Figurinos: Antonella Cannarozzi. Com: Tilda Swinton, Flavio Parenti, Edoardo Gabriellini, Alba Rohrwacher, Pippo Delbono, Diane Fleri, Maria Paiato, Marisa Berenson. A rica família Recchi recebe surpresa a nomeação do jovem e inexperiente Edoardo (Parenti) como um dos presidentes da indústria fundada por seu avô. O melhor amigo de Edoardo, Antonio (Gabriellini) passa a manter uma relação secreta com sua mãe, Emma (Swinton) e a irmã, Betta (Rohrwacher) decide assumir sua homossexualidade. Quando Edoardo fica sabendo de tudo, ele se revolta contra a mãe e acidentalmente cai na borda da piscina e vem a falecer após entrar em coma profundo. Emma

Filme do Dia: Auto-Controle (1938), Jack King

Imagem
A uto-Controle (EUA, Self Control , 1938). Direção: Jack King. Rot. Original: Carl Barks. Música: Oliver Wallace. Donald tenta descansar em uma rede, sendo importunado por várias situações que vão de uma abelha que pica seu pé, uma lagarta que atrai uma galinha que lhe pica no traseiro e um pica-pau que deixa tudo de pernas para o ar. Ao longe de todos os incidentes, Donald escuta um programa de rádio que alardeia técnicas para uma vida sob auto-controle. Ao final, Donald deixa o rádio em pedaços. O locutor de rádio faz as vezes aqui de narrador que interage com a situação, sendo que aqui menos se dirigindo diretamente como faz aquele, mas sobretudo através do ritmo de seus comentários, que surgem e desaparecem como pontuação irônica sob a crescente falta de controle de Donald, sendo seu ato final já prenunciado desde o início. Foi utilizado como material de propaganda durante a guerra em Donald’s Decision (1942). Como roteirista não creditado ninguém menos que Carl Barks, o c

Filme do Dia: O Espelho (1975), Andrei Tarkovski

Imagem
O Espelho ( Zerkalo , URSS, 1975). Direção: Andrei Tarkovski. Rot. Original: Aleksandr Misharin & Andrei Tarkovski. Fotografia: Georgi Rerberg. Música: Eduard Artemiev. Montagem: Lyudmila Feiginova. Dir. de arte: Nikolai Dvigubski. Yelena Fomina. Com: Margarita Terekhova, Ignat Daniltsev, Larisa Tarkovskaya, Alla Demidova, Anatoli Solonitsyn, Yuri Nazarov, Oleg Yankovski, Filipp Yankovski. Ao mesmo tempo que visita a esposa Natalya (Terekhova), um homem relembra a mãe em sua juventude,  enquanto especula sobre o futuro do filho Ignat (Daniltsev), que pretende levar consigo, para salvá-lo do que acredita ser o excesso de complacência pequeno-burguesa da mãe. Também relembra episódios de sua juventude, como num campo de treinamento militar ou quando uma casa próxima sofreu um incêndio. Menos preocupado em narrar uma história em uma estrutura convencional que apresentar um painel (grandemente autobiográfico) em que memória, história e espiritualidade se interpenetram, o fi

Filme do Dia: A Festa do Monstro Maluco (1967), Jules Bass

Imagem
A  Festa do Monstro Maluco ( Mad Monster Party? , EUA, 1967). Direção: Jules Bass. Rot. Original: Leo Korokbin & Harvey Kurtzman sob argumento de Arthur Rankin Jr. Fotografia: Tadahito Mochinaga. Música: Maury Laws. O Barão Frankenstein convida um grupo de monstros célebres como o Conde Drácula, o Lobisomem, o Homen Invisível, Dr. Jekyll/Sr. Hyde, o Corcunda de Notre-Dame e a Múmia, além de seu sobrinho humano Flanken  para anunciar que encontrou a fórmula de uma bomba de grande potência. Durante a reunião ele confidencia a Francesca, sua obra-prima, que pretende deixar como herdeiro da fórmula seu honesto sobrinho. Os monstros, juntamente com Francesca, começam a planejar como se apoderar da fórmula. Francesca, perseguida por Drácula, joga-se no fosso do castelo e se apaixona por Flanken. Quando os dois tentam fugir da ilha são surpreendidos por um gorila gigante, que se apaixona por Francesca. Ela consegue escapar do monstro, mas o gorila captura todos os monstros com ex

Filme do Dia: Entre Amigas (1960), Claude Chabrol

Imagem
E ntre Amigas ( Les Bonnes femmes , França/Itália, 1960). Direção: Claude Chabrol. Rot. Original: Claude Chabrol &  Paul Gégauff. Fotografia: Henri Decaë. Música: Pierre Jansen&   Paul Misraki. Montagem: Gisèle Chèzeau,  Jacques Gaillard & Claude le Moro. Dir. de arte: Jean Lavie. Cenografia: André Labussière &  Jacques Mély. Com: Stéphane Audran, Bernadette Lafont, Clotilde Joano, Lucile Saint-Simon, Mario David, Pierre Bertin, Jean-Louis Maury, Dolly Bell, Rossana Rossanigo, Claude Berri.             Grupo de garotas trabalha em uma loja de eletrodomésticos e sonha em encontrar o amor de suas vidas. Jane (Lafont) namora um militar, André (Lapierre). Ginette (Audran) leva uma vida dupla, apresentando-se como cantora em um clube da noite. Jacqueline (Joano), tímida, sonha com o motociclista (David) que a segue sem nada falar. Rita (Saint-Simon), mais afastada das outras colegas, noiva com um rapaz, que a põe nervosa com a ansiedade com que espera a aprovação de

Filme do Dia: Alice e Eu (2004), Micha Wald

Imagem
A lice e Eu ( Alice et Moi , Bélgica, 2004). Direção: Micha Wald. Fotografia: Jean-Paul de Zaeytijd. Música: Jarby Mc Coy. Montagem: Susana Rossberg. Figurinos: Claire Renard.  Divertida comédia que explora a situação de um motorista judeu que pretende levar três tias idosas para um balneário. Todo o humor advém dos estereótipos relacionados aos judeus, impresso na narrativa na sensibilidade do protagonista aos comentários das tias, sobretudo a respeito do desenlace de seu namoro com uma bailarina gentia, ao qual testemunham na própria viagem através dos telefonemas entre ambos, porém sem esquecer as ações terroristas praticadas no solo israelense. 19 minutos.

Filme do Dia: Nuestras Islas Malvinas (1966), Raymundo Gleyzer

Imagem
N uestras Islas Malvinas (Argentina, 1966). Direção: Raymundo Gleyzer. Para quem antecipadamente sabe do desaparecimento do cineasta dez anos após, vítima do regime ditatorial, imagina-se que esse documentário curto possa se encontrar entre os antecessores do movimento documentarista radical argentino, lembrado quase sempre por La Hora de los Hornos , de dois anos após. Nada mais distante, no entanto, seja em termos de estilo ou de conteúdo. Narrado do início ao final por uma mesmo narrador, a exceção de dois momentos, nos quais entra o áudio de depoimentos de um morador ilustre britânico e de um argentino que permanece morando lá, o filme se aproxima mais de uma leve crônica. Conseguindo autorização do governo britânico, o então jovem de 24 anos realiza uma série de tomadas que apresentam um pouco do cotidiano do pacato vilarejo que é a capital da ilha. Crianças deslizando na neve com seus trenós, um casal britânico no café da manhã, a igreja anglicana, etc. Por mais que demons

Filme do Dia: Porky and Teabiscuit (1939), Cal Dalton & Ben Hardaway

Imagem
P orky and Teabiscuit (EUA, 1939). Direção: Cal Dalton & Ben Hardaway. Rot. Original: Melvin Millar. Música: Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown. Este animação tardia em preto&branco, quando praticamente todo o universo da animação norte-americano, incluindo o de estúdios ainda menores, já fazia uso das cores, apresenta inusitadas tiradas que acabam tornando seu humor mais divertido do que a média de produção do estúdio na década. Gaguinho “compra” sem querer um pangaré de um espertalhão e, para compensar o prejuízo, inscreve-se numa corrida de cavalos. Destaques para a cena em que ele segue a corda e acha que comprou um garboso cavalo, logo descobrindo a verdade e para a corneta que reproduz o som de uma vitrola. Leon Schlesinger Studios para Warner Bos. 7 minutos e 27 segundos. 

Filme do Dia: Cornualhas (1994), Pierre Perrault

Imagem
C ornualhas ( Cornuailles , Canadá, 1994). Direção: Pierre Perrault. Fotografia: Martin Leclerc & Bernard Gosselin. Montagem: Camille Laperrière. Durante quatro meses, Perrault planta seu equipamento de filmagem próximo do Polo Norte tendo como objetivo flagrar o confronto entre dois bois almiscarados em luta pelo território. Se o pretexto é filmar o combate, que finalmente chega a ser filmado, o filme se prolonga sobre as habituais divagações do realizador a respeito da natureza, vinculando-a muitas vezes ao homem (algo explicitado no documentário curto No Vale de Sverdrup que registra os bastidores desse que seria o último filme de Perrault). Seu prolongamento e repisamento de algumas imagens e/ou temas transforma-o em algo em desvantagem com um documentário curto que aborda motivos semelhantes, O Oumigmag ou O Objetivo do Documentário . Na cena chave, do confronto dos dois machos adultos, intercala-se na montagem planos de um combate entre dois machos jovens. Office Natio