Postagens

Filme do Dia: Herança Sagrada (1954), Douglas Sirk

Imagem
H erança Sagrada ( Taza, Son of Cochise , EUA, 1954). Direção: Douglas Sirk. Rot. Adaptado: George Zuckerman, baseado no conto de Gerald Drayson Adams. Fotografia: Russell Metty. Música: Franz Skinner. Montagem: Milton Carruth. Dir. de arte: Bernard Herzbrun & Emrich Nicholson. Cenografia: Oliver Emert & Russell A. Gausman. Figurinos: Jay A. Morley Jr. Com: Rock Hudson, Barbara Rush, Gregg Palmer, Rex Reason, Morris Ankrum, Eugene Iglesias, Ian MacDonald, Robert Burton, Lance Füller, Robert F. Hoy, Jeff Chandler.         Na década de 1870, no Arizona, a nação apache sofre a perda de seu líder Cochise (Chandler), que havia delegado, antes de morrer, sua missão de paz com os brancos ao filho primogênito Taza (Hudson), exigindo obediência do filho mais jovem Naiche (Roberts). Porém Naiche se agrega com o revoltado Geronimo (Macdonald) e Águia Cinzenta (Ankrum), na resistência ao processo pacificatório. Águia Cinzenta é pai de Oona (Rush), a jovem por quem Taza p

Filme do Dia: Innocent (2005), Simon Chung

Imagem
I nnocent (Hong Kong/Canadá, 2005). Direção e Rot. Original: Simon Chung. Fotografia: Vinit Borrison. Música: Kevin Poon. Montagem: Chan Chui Hing, Chan Nose, Wong Adam Sau Ping & Wong Sau-ping. Com: Timothy Lee, David Yee, Larry Peloso, David Lieu Song Wei, Jovita Adrineda, Wilson Kam Wing Wong, Mr. Huang, Justin Penaloza. Com a mudança dos pais (Wong e Adrineda) de Hong Kong para o Canadá, o adolescente Eric (Lee) vivencia uma situação turbulenta que inclui o aflorar de sua homossexualidade e a separação dos pais, com a mãe passando a se relacionar com seu sócio de um restaurante (Mr. Huang). Com um interesse inicial em seu primo (Penaloza), Eric apaixona-se por um colega de escola, Jim (Yee), ainda que mantenha relações sexuais com um homem mais velho (Peloso), que conheceu em uma livraria GLS. Repudiado por Jim e por outros colegas de escola, Eric se interessa por um funcionário do restaurante da mãe (Wei), levando esse até depois da fronteira com os Estados Unidos. Po

David Garrick

Imagem
David Garrick (1717-1779), a quem primeiro se substantivou o termo "star"

Filme do Dia: Every Dog's Guide to the Playground (1991), Les Drew

Imagem
E very Dog’s Guide to the Playground (Canadá, 1991). Direção e Rot. Original: Les Drew. Música: Patrick Godfrey. Ainda que o estúdio tenha pensado provavelmente em criar uma série a partir dos personagens apresentados nesse curta, centrado na figura do cão Wally, deve ter percebido, acertadamente, que era melhor não fazê-lo. Não consegue ir muito além das insípidas séries cotidianas da TV, aqui apresentando um cão que treina com seu dono para várias competições, ao mesmo tempo que ajuda sua mulher, grávida, com as ocupações cotidianas e igualmente com o socorro para o parto. NFB. 10 minutos e 29 segundos .

Filme do Dia: Inimigo Público (1931), William A.Wellman

Imagem
I nimigo Público ( Public Enemy , EUA, 1931). Direção: William A. Wellman. Rot. Adaptado: Harvey F. Thew, baseado no conto Beer and Blood , de Kubec Glasmon & John Brighton. Fotografia: Devereaux Jennings. Música: David Mendonza. Montagem: Edward M. McDermott. Dir. de arte: Max Parker. Figurinos: Edward Stevenson. Com: James Cagney, Jean Harlow , Edward Woods, Joan Blondell, Donald Cook, Leslie Fenton, Beryl Mercer, Robert Emmett O`Connor, Murray Kinnell, Frank Coghlan Jr., Frankie Darro. Tom Powers desde garoto (Coghlan Jr.) demonstrou talento para pequenas malandragens e furtos com o inseparável amigo Matt Doyle (Darro). Sua “ascensão” na carreira de criminoso se dá anos depois, na Chicago dos anos 1910,   com o convite de Neils Nathan   (Fenton) para fazer parte de seu bando. Tom se torna um temido gangster que consegue fazer com que a violência impere juntamente com a cerveja do industrial que financia todos e possui bastante sangue-frio para assassinar o seu antigo l

The Film Handbook#118: Robert Altman

Imagem
Robert Altman Nascimento: 20/02/1925, Kansas City,  Missouri,  EUA Carreira (como diretor): 1957-2006 N os anos 70, enquanto o cinema comercial hollywoodiano naufragou, os melhores filmes americanos foram realizados por Robert Altman. Um outsider por natureza, ele intuitivamente se opôs às heroicas e consistentes tradições narrativas para criar um estilo revigorante e pessoal e uma crítica consistentemente provocativa do Sonho Americano. Tendo servido como aprendiz em documentários industriais, os primeiros longas de Altman provaram ser pouco auspiciosos: Os Delinqüentes / The Delinquents e um documentário sobre James Dean - ambos realizados em meados dos anos 50 - são hoje quase esquecidos. Ele trabalhou então por uma década em séries de televisão tais como Bonanza  e Alfred Hitchcock Presents antes de realizar, em 1967, No Assombroso Mundo da Lua / Countdown um inteligente e raramente humano drama sobre a corrida espacial, notável em parte pela autenticidade de sua mode

FIlme do Dia: O Que Fica (2014), Danielle Saba

Imagem
O Que Fica (Brasil/França, 2014). Direção e Rot. Original: Danielle Saba. Fotografia: Otavio Pupo. Música: Joana Brito. Montagem: Kevin Bily. Dir. de arte: Valerie-Elder Fontaine. Com: Ana Katz, Fayssal Benbahmed, Jean Igoux, Leonor Galindo Frot, Lucas Perruche. Jimena (Katz), mulher amarga e solitária, recebe a visita de seu pai, Monsieur Guérin (Igoux), após décadas sumido e a recente morte da mãe. Ele deixa com ela um cachorro paralítico, Javier, que ela procura, de todas as formas se livrar. Quando consegue o endereço do pai, vem a descobrir que faleceu na semana anterior. O que fazer do cão agora? Bem construído e com muito adequado senso de ritmo, esse curta dá conta de sua história, sem descambar para o sentimentalismo fácil por um lado nem tampouco para o outro extremo tão pouco interessante quanto, do cinismo misantropo. Ao contrário da leitura primeira que possa ser feita do título, não se trata do habitual recurso do clichê da morte e do animal “humanizando” a prota

Filme do Dia: Juventude (2015), Paolo Sorrentino

Imagem
J uventude ( Youth , Itália/França/Reino Unido/Suiça, 2015). Direção e Rot.Original: Paolo Sorrentino. Fotografia: Luca Bigazzi. Música: David Lang. Montagem: Cristiano Travaglioli. Dir. de arte: Ludovica Ferrario, Daniel Newton & Marion Schramm. Figurinos: Carlo Poggioli. Com: Michael Caine, Harvey Keitel, Rachel Weisz, Paul Dano, Ed Stoppard, Jane Fonda, Alex Macqueen, Madalina Diana Ghenea, Roly Serrano. Fred Ballinger (Caine) é um maestro aposentado que recebe um emissário da rainha (Macqueen), que quer vê-lo novamente executar suas Simple Songs , que ele recusa terminantemente. Ele se encontra hospedado em um hotel de luxo, com o amigo de décadas e cineasta Mick Boyle (Keitel), que planeja seu filme-testamento e com a filha Lena (Weisz), também sua assistente. Próximo de Ballinger se encontra o ator Jimmy Tree (Dano), ressentido pelo fato de ser somente lembrado pelo papel de robô em um filme que considera menor em sua carreira. O casamento de Lena com o filho de B

Filme do Dia: Contos da Lua Vaga Após a Chuva (1953), Kenji Mizoguchi

Imagem
C ontos da Lua Vaga após a Chuva ( Ugetsu monogatari , Japão, 1953). Direção: Kenji Mizoguchi. Rot. Adaptado:   Matsutarô Kawaguchi & Yoshikata Yoda, baseado nos contos de Akinari Ueda,   Asaji Ga Yado e Jasei No In. Fotografia: Kazuo Miyagawa. Música: Fumio Hayasaka, Tamekichi Mochizuki & Ichirô Saitô. Montagem: Mitsuzô Miyata. Com: Masayuki Mori, Machiko Kyô,   Kinuyo Tanaka, Sakae Ozawa, Ikio Sawamura,   Mitsuko Mito,   Kikue Mori, Ryosuke Kagawa. Dois casais dividem a labuta da árdua vida no campo na época dos samurais. Um dos casais, além de trabalhar na agricultura, também produz cerâmicas. Estressado de tanto trabalho, Genjurô (Mori) passa a ser cada vez mais bruto com a esposa, Miyage (Tanaka) e o filho. Miyage, no entanto, se orgulha de seu equilíbrio, o que não ocorre com o marido de sua amiga Ohama (Mito), Tôbei (Ozawa) que, cansado do árduo trabalho,   sonha em abandonar a aldeia e se transformar em samurai. Com a invasão da vila por seguidores d

Cartas Elizabeth Bishop#4

Imagem
Ontem  nos divertimos ouvindo [pelo rádio] a volta da seleção brasileira de futebol da Suécia - eles finalmente ganharam o campeonato mundial e todo o Brasil está em êxtase - até os bancos fecharam. É muito mais importante para eles do que seria um Sputnik. Parece que o time foi apresentado ao rei da Suécia, e um deles perdeu a cabeça e tentou abraçar o rei, à maneira brasileira. Eles são mesmo umas gracinhas - uns homens baixinhos, de todos os tons do negro ao branco, e se abraçam e se beijam e choram de entusiasmo quando fazem um gol, etc. - e correm muitíssimo depressa. A Lota estava  voltando do Rio e levou horas num engarrafamento - foi uma multidão ao aeroporto, e os pobres jogadores não podiam nem mesmo sair do avião - ficaram trancados lá dentro. Doze jatos os acompanharam. Todo mundo acha que isso significa que virão "dias melhores para o Brasil". Deus sabe por que, ou de que modo - e este é um bom exemplo do jeito de ser deste povo tolo porém simpático. Nossa coz

Filme do Dia: Lorca (1996), Marcos Zurinaga

Imagem
L orca ( Lorca , Espanha/França/EUA/Porto Rico, 1996) Direção: Marcos  Zurinaga . Rot.Adaptado: Neil Cohen & Ian Gibson, baseado nos livros Juan Antonio Ramos. Fotografia: Juan Ruiz-Anchia. Música: Mark McKenzie. Montagem: Carole Kravetz . Com: Esai Morales, Andy Garcia, Edward James Olmos, Jeroen Krabbé, Miguel Ferrer, Giancarlo Giannini, Marcela Walerstein, José Coronado, Naim Thomas.               1954. Ricardo (Morales) retorna de Porto Rico a Granada, Espanha, para tentar desvendar o mistério do assassinato do maior dramaturgo e poeta espanhol do século, Federico Garcia Lorca (Garcia), em 1939. Leva consigo todo o trauma das recordações que vão do encontro fortuito com Lorca quando garoto (Thomas), após apresentação conturbada de uma peça sua, quando Lorca o convida para jantar com seus amigos, sendo levado pelo pai, Roberto Lozano (Olmos), até o assassinato do melhor amigo de infância, também aficcionado por Lorca  (quando, em meio ao tiroteio, ficam sabendo da volta d

Filme do Dia: Le Tonneau Ivre (1906), Alice Guy

Imagem
Le Tonneau Ivre (França, 1906). Direção: Alice Guy. Um vagabundo faz com que outro role dentro de um barril provocando as situações mais inusitadas como a de atropelar uma bicicleta, ser jogado do alto de uma ferrovia ou passar por cima de um homem que se encontrava deitado em um parque. O barril acaba caindo no rio. O amigo e outro homem vão ver o estado no qual se encontra o vagabundo, mas esse saí imediatamente e continua girando no mesmo ritmo de quando ainda se encontrava no barril. Exemplar típico de humor despretensioso do primeiro cinema, bastante diverso tanto das atrações típicas do vaudeville encenadas diretamente para a câmera que a realizadora havia dirigido antes ou dos dramas mais próximos de serem inseridos nos moldes da narrativa clássica tais como Falling Leaves que dirigiria após. 2 minutos.

Filme do Dia: O Jogador (1992), Robert Altman

Imagem
O Jogador ( The Player , EUA, 1992). Direção: Robert Altman. Rot. Adaptado: Michael Tolkin, baseado no seu próprio romance. Fotografia: Jean Lépine. Música: Thomas Newman. Montagem: Maysie Hoy & Geraldine Peroni. Dir. de arte: Stephen Altman & Jerry Fleming. Cenografia: Susan Emshwiller. Figurinos: Alexander Julian. Com: Tim Robbins, Greta Schacci, Peter Gallagher, Vincent D’Onofrio, Sydney Pollack, Whoopi Goldberg, Dean Stockwell, Fred Ward, Richard E. Grant, Cynthia Stevenson, Brion James, Lyle Lovett, Dina Merill, Angela Hall, Leah Ayres.         Griffin Mill (Robbins) é um produtor-executivo de Hollywood, com o direito a escolher entre as centenas de propostas que recebe anualmente, algumas das doze que serão produzidas pelo estúdio. Seu poder, no entanto, encontra-se ameaçado com a  ascensão de um novo executivo Larry Levy (Gallagher) e sua possível demissão. Para complicar as coisas, torna-se  vítima de postais ameaçadores de um dos roteiristas que teve seu trab

Filme do Dia: Onde Jaz o Teu Sorriso? (2001), Pedro Costa & Thierry Lounas

Imagem
O nde Jaz o Teu Sorriso? ( Oú Gît Votre Sourire Enfoui? , França/Portugal, 2001). Direção: Pedro Costa. Esse admirável documentário, parte integrante da série Cinema de Nossos Tempos , ao invés de ficar preso somente a depoimentos dos realizadores, através de material de arquivo ou filmado diretamente pelos realizadores, apresenta o casal Danièle Huillet e Jean-Marie Straub em seu processo de montagem de seu longa Gente da Sicília . Como em filmes recentes que havia realizado, talvez de modo mais radicalmente em seu No Quarto da Vanda (2000), Costa consegue um admirável resultado com sua estratégia de um distanciamento diante do que é filmado que traz paradoxalmente uma profunda proximidade, muitas vezes para além do concebível, fazendo tornar uma proposta também dedicada a exploração de processos e toda a inquietação deles resultante em algo igualmente documental, como é o caso do cinema direto norte-americano dos anos 1960, longe de conseguir tal efeito. Aqui sobrepõe-se b
Mas de noite, quando chegava a noite, de novo escurecia. Clarice Lispector

The Film Handbook#117: Michael Powell

Imagem
Michael Powell Nascimento: 30/09/1905, Kent, Inglaterra Morte: 19/02/1990, Gloucestershire, Inglaterra Carreira (como diretor): 1931-1978 J unto ao roteirista nascido na Hungria Emeric Pressburger, Michael Powell formou uma das parcerias mais ambiciosas e criativas na história do cinema. Ainda que muito de sua obra apenas incidentalmente diga respeito ao que significa ser britânico, isso é acidental para sua extravagância, misticismo, paixão e desdém pelo realismo, inexistente nos filmes dos compatriotas contemporâneos de Powell. A primeira experiência  cinematográfica de Powell foi como ator e assistente de direção para Rex Ingram em O Mágico / The Magician e O Jardim de Allah / The Garden of Allah , ambos realizados no sul da França. Retornando à Londres, ele trabalhou em várias atribuições em Elstree, antes de dirigir seu primeiro filme, Two Crowded Hours , em 1931; foi o primeiro de muitos filmes baratos* produzidos - frequentemente  thrillers cômicos, nos quais ele poderi

Filme do Dia: A Mosca (1980), Ferenc Rófusz

Imagem
A Mosca ( A Légy , Hungria, 1980). Direção e Rot. Original: Ferenc Rófusz. O que essa animação tem de virtuosidade técnica e dos traços, na descrição não exatamente do último dia, mas antes dos últimos momentos de uma mosca, a partir da perspectiva dela, não possui justamente em termos de expressão narrativa ou estética. Trata-se da virtuosidade pela virtuosidade, que é que resulta da rapidez fascinante com que se é levado do campo até o interior de uma mansão e se atravessa por todos os aposentos até o inusitado destino final da protagonista. Fundamental para seu efeito é o seu ruído que é praticamente o único som que se escuta ao longo do filme, com exceção do tiquetaquear de um relógio e dos ruídos da tentativa de matá-la. Oscar na categoria. MAFILM Panonia Filmstúdio. 3 minutos.

Filme do Dia: Jacquot de Nantes (1991), Agnès Varda

Imagem
J acquot de Nantes (França, 1991). Direção: Agnès Varda. Rot. Original: Agnés Varda, a partir das memórias de Jacques Demy. Fotografia: Patrick Blossier, Agnés Godard & Georges Strouvé. Música: Joanna Bruzdowicz. Montagem: Marie-Josée Audiard. Cenografia: Robert Nardone & Olivier Radot. Figurinos:   Françoise Disle. Com: Philippe Maron, Edouard Joubeaud, Laurent Monnier, Brigitte De Villepoix, Daniel Dublex, Clément Delaroche, Rody Averty, Hélène Pors. A vida de Jacques Demy dos seus primeiros anos até a partida para Paris, quando vai estudar em uma escola de cinema, são marcados pela infância feliz (Maron), pela experiência traumática da guerra (Joubeaud) e pelos obstáculos para superar a escola industrial que o pai (Dublet) vislumbra como futuro. O apoio incondicional vem da mãe, Marilou (Villepoix). Varda, em seu tributo ao marido então recentemente falecido, traça uma cinebiografia bastante original, autoral e intimista, mesclando documentário e ficção. Alterna

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Imagem
D er Traum des Bildhauers (Áustria, 1907). Direção: Johann Schwarzer. Schwarzer, pioneiro do cinema erótico, tenta aqui brincar com a relação algo onírica que faz menção o título do artista e sua obra, desde o início representado por um trio feminino que se encontra nu e, a determinado momento, quando o artista dorme, sai de seu pedestal e se aproxima dele, uma delas lhe beijando. No estúdio do artista, construção cenográfica bastante marcada como então comum, não poderia faltar a estrela de oito pontos que é o logotipo do estúdio. Saturn Film. 4 minutos.

Filme do Dia: A Comilança (1973), Marco Ferreri

Imagem
A Comilança ( La Grand Bouffe , Itália/França, 1973). Direção: Marco Ferreri. Rot. Original: Marco Ferreri, Rafael Azcona & Francis Blanche. Fotografia: Mario Vulpiani. Música: Philippe Sarde. Montagem: Claudine Merlin & Gina Pignier. Dir. de arte: Michel de Broin. Cenografia: Claude Suné. Figurinos: Gitt Magrini. Com: Marcello Mastroianni , Ugo Tognazzi, Michel Piccoli, Philippe Noiret, Andréa Ferréol, Solange Blondeau, Florence Giorgetti, Michèle Alexandre. Grupo de amigos formado por Ugo (Tognazzi), Marcello (Mastroianni), Michel (Piccoli) e Philippe (Noiret) se unem em uma casa para um final de semana gastronômico que resulta na inexplicável auto-destruição dos quatro pelos excessos de comida, o mesmo não acontecendo com as prostitutas que o acompanham, que partem antes das mortes e de Andrea (Ferreol), que sobrevive a todos, com seu insaciável desejo por sexo e comida. Mais famoso filme de Ferreri, que deixa em aberto possibilidades de interpretação tanto freu