Postagens

The Film Handbook#84: Os Irmãos Taviani

Imagem
Irmãos Taviani Vittorio : Nascimento : 29/09/1929, San Miniato, Itália Morte : 15/04/2018, Roma, Itália Paolo: Nascimento : 08/11/1931, San Miniato, Itália Carreira : 1954 - Constantemente distanciando-se dos princípios do neo-realismo (cuja relação a qual comparam com a de amor-ódio que um filho sente por um pai), Vittorio e Paolo Taviani tem forjado um cinema no qual fábula, fantasia, história e mito se combinam. Embora a realidade sócio-política ainda figura entre suas preocupações, suas narrativas crescentemente formalistas e frequentes imagens surreais projetam temas metafísicos tais como o papel interpretado pelo cinema e pela linguagem, tradição e memória, na busca por uma Utopia. Inspirado por Paisà   de Rossellini , os Taviani fundaram um cineclube e escreveram ocasionalmente críticas de cinema enquanto estudavam na Universidade de Pisa. Em 1954,  em colaboração com Cesare Zavattini, realizaram sua estreia na direção com o documentário   San Miniato, Iuglio'44 ,

Filme do Dia: A Caminho de Kandahar (2001), Mohsen Makhmalbaf

Imagem
A   C aminho de Kandahar ( Safar e Ghandehar , Irã/França, 2001). Direção e Rot. Original: Mohsen Makhmalbaf. Fotografia: Ebrahin Gafori. Música: Mohammed Reza Darvishi. Montagem: Mohsen Makhmalbaf. Dir. de arte: Akbar Meshkini. Com: Niloufar Pazira, Hassan Tantai, Sadou Teymouri. Após receber uma mensagem da irmã de que pretende suicidar-se no próximo eclipse lunar, por não mais aguentar as condições de opressão no Afeganistão, a jovem jornalista Nafas (Pazira) retorna do Canadá para reencontrar a irmã, que vive em Kandahar. Ao pegar uma carona de um helicóptero da Cruz Vermelha, atravessa a fronteira com um grupo, que é assaltado e decide retornar para o Irã. O jovem Khak (Teymouri), recém-expulso da escola por não recitar o corão adequadamente, serve de guia para Nafas. Adoecida com a água que bebeu, Nafas vai se consultar com o médico local, Tabib Sahid (Tantai), que recomenda que ela se desfaça do guia. Com Sahid ela vai até um posto médico, onde um grupo de afegãos mutil

Filme do Dia: Jom (1982), Ababacar Samb-Makharan

Imagem
J om (Senegal/Al. Ocidental, 1982). Ababacar Samb-Makharan. Com: Abou Camara, Lamine Amadou Camara, Fatou Fall, Omar Gueye, Zator Sarr, Omar Cek. Um menestrel cataliza todos os anseios de seu povo, reproduzindo e ao mesmo tempo fazendo parte de uma linha imemorial de homens que possuíam em comum o sentido de Jom, de dignidade humana diante das adversidades. No passado, o confronto com os colonos belgas e seus aliados de outras tribos senegaleses. No presente, a exploração do emprego doméstico por uma elite de pouca ou nenhuma preocupação social e a tentativa de suborno e cooptação de empregados de uma indústria cujo proprietário age de forma truculenta e ditatorial. Samb-Makharan vai direto ao ponto. Através de seu protagonista consegue unificar o passado e o presente de exploração sem cair numa dimensão nacional-chauvinista, já que tanto no passado não se deixa de omitir as cisões internas e a utilização de mão de obra escrava de determinadas tribos sobre outras quanto – e

Pet Shop Boys - Go West. (High Definition Video)

Imagem

Filme do Dia: Algie, o Mineiro (1912), Edward Warren

Imagem
Algie, o Mineiro ( Algie, the Miner , EUA, 1912). Direção: Edward Warren, Harry Schenck & Alice Guy. Com: Billy Quirk. Algie (Quirk) é um efeminado homossexual que para casar com a filha de Harry Lyon, de importante família do Leste americano, tem que provar em um ano que é másculo. Parte então para o Oeste, onde rapidamente perde os trejeitos e se torna não somente um garimpeiro bem sucedido como um valente homem, defendendo seu parceiro de negócios e o livrando da bebida. Junto com ele, Algie retorna irreconhecível para o Leste, onde agora o casamento poderá se concretizar. Comédia dependente de sua estigmatização do personagem do homossexual e de sua “conversão” cuja visão retrospectiva soará (como acentuado no documentário O Celulóide Secreto ) por demais perversa, mesmo sendo uma das primeiras vezes que um personagem abertamente homossexual é representado nas telas (ao menos até a metade do filme, quando de sua conversão), antes do primeiro tratamento “sério” dado ao te

Filme do Dia: Das Wandernde Bild (1920), Fritz Lang

Imagem
D as Wandernde Bild (Alemanha, 1920). Direção: Fritz Lang. Rot. Original: Fritz Lang & Thea Von Harbou. Fotografia: Guido Seeber. Dir. de arte: Otto Hunte. Com: Mia May, Hans Marr, Rudolf Klein-Rogge, Loni Nest, Harry Frank. Irmgard (May) possui uma relação com o filósofo radical George Vanderheit (Marr). O mesmo simula a própria morte para escapar obrigações sociais inevitáveis.  Irmgard foge do atual marido e se refugia nos Alpes com seu filho. Ela é perseguida pelo irmão do que acreditam falecido, John (Marr) Se as poses fatalistas e a vitimização da heroína não parecem muito distantes do universo de Griffith na Biograph e o tema aventuresco e dado a coincidências intensamente melodramáticas, calcado igualmente no caráter pretensamente “exótico” de suas locações trazem, guardadas as devidas comparações, algo não muito distante do que Humberto Mauro tentará empreender no Brasil alguns anos após, não se pode negar a enorme fluência dessa produção, tida como perdida por

Filme do Dia: Swoon (1992), Tom Kalin

Imagem
s woon (EUA, 1992). Direção: Tom Kalin. Rot. Original: Hilton Als & Tom Kalin. Fotografia: Ellen Kuras. Música: James Bennett. Montagem: Tom Kalin. Dir. de arte: Thérèse DePrez & Stacey Jones. Figurinos: Jéssica Haston. Com: Daniel Schlachet, Craig Chester, Ron Vawter, Michael Kirby, Michael Stumm, Valda Z. Drabla, Natalie Stanford, Isabela Araujo, Paul Connor. Chicago, anos 1920. Os amigos  de universidade, amantes  e filhos da classe média alta Richard Loeb (Schlachet) e Nathan Leopold Jr. (Chester), após uma série de pequenos delitos, dão carona a um garoto amigo do irmão mais novo de um deles, Bobby Franks (Connor), utilizando-o como isca do que seria o assassinato perfeito. Após entorpecer o garoto, Richard o espanca até a morte. Depois, jogam ácido sulfúrico e tentam ocultar o cadáver do garoto em uma lagoa. Nathan, no entanto, deixa cair seus óculos no local. Por se tratar de um modelo raro, tendo sido vendidas somente três unidades a polícia rapidamente chega a e

Filme do Dia: O Longo Caminho para Casa (1997), Mark Jonathan Harris

Imagem
O L ongo Caminho para Casa ( The Long Way Home , EUA, 1997). Direção e Rot. Original: Mark Jonathan Harris. Fotografia: Don Lenzer. Música: Lee Holdridge. Montagem: Kate Amend. Uma exaustiva compilação de imagens que cobre o período que vai do final da Segunda Guerra Mundial até o reconhecimento do estado de Israel em 1948 pela ONU. Talvez a  sua maior virtude seja se deter sobre aspectos históricos hoje pouco lembrados como o do empecilho que o governo britânico criou para a emigração dos refugiados políticos judeus para a Palestina e, ainda mais, a existência dos campos do exército americano na Alemanha, que com suas políticas de militarização, eram uma continuidade atenuada do atentado contra os direitos humanos que representaram os campos nazistas. Contendo depoimentos de ex-prisioneiros judeus o filme, com seu olhar retrospectivo, constrói com a paradoxal solidez das grandes narrativas, a própria trajetória que justifica a nação israelense hoje. Logicamente fica de fora

Filme do Dia: Terror que Mata (1955), Val Guest

Imagem
T error que Mata ( The Quatermass Xperiment , Reino Unido, 1955). Direção: Val Guest. Rot. Adaptado: Richard H. Landau & Val Guest, a partir de uma peça para televisão de Nigel Kneale. Fotografia:  Walter J. Harvey. Música: James Bernard. Montagem: James Needs. Dir. de arte: J. Elder Wills. Com: Brian Donlevy , Jack Warner, Margia Dean, Thora Hird, Gordon Jackson, David King-Wood, Lionel Jeffries, Richard Wordsworth. Uma nave tripulada que havia sido parte dos experimentos do Dr. Bernard Quatermass (Donlevy) cai no quintal de Rosie (Wrighley). Dos três tripulantes, apenas um, Victor Carroon (Wordsworth) permanece vivo, porém com estranhas escamações no corpo e sem conseguir se comunicar com ninguém. O inspetor Lomax (Jackson) toma o caso a sua frente. A esposa de Carroon, Judith (Dean), contrata um detetive que consegue retirar Carroon incógnito do hospital onde se encontra. Porém, as suspeitas de que um organismo alienígena se apoderou de seu corpo se comprovam quando o d

The Film Handbook#83: Jim Jarmusch

Imagem
Jim Jarmusch Nascimento : 22/01/1954, Akron, Ohio, EUA Carreira (como diretor): 1979- Raramente filmes experimentais ou underground foram além de pequenas plateias especializadas.Felizmente, o culto que rodeia a obra de Jim Jarmusch parece crescer em tamanho; ele possui engenhosidade e fervor do seu lado. Sua estreia no longa-metragem se deu enquanto estudante de cinema, com Férias Permanentes / Permanent Vacation uma narrativa parcamente estruturada de um adolescente alienado vagando melancolicamente pelos arredores de Nova York e memoravelmente principalmente por suas  estilizadas locações fotográficas. Porém foi com Estranhos no Paraiso / Stranger than Paradise > 1  que o diretor conquistou seu primeiro reconhecimento público mais amplo.  Sobre dois amigos hilariantemente inertes - lacônicos, auto-obsessivos, viciados em sordidez - cujas vidas vistosamente apáticas são transformadas pela chegada inesperada de uma jovem húngara, prima de um dos dois. Filmado em resoluto br

Filme do Dia: Papa (2004), Vladimir Mashkov

Imagem
Papa (Rússia, 2004). Direção: Vladimir Mashkov. Rot. Adaptado: Vladimir Mashkov & Ilya Rubinstein, a partir da peça Matrosskaya Tishina , de Alesandr Galich. Fotografia: Oleg Dobronrarov. Música: Dimitri Atomvyan. Montagem: Vera Klugova. Dir. de arte: Vladimir Aronin. Figurinos: Regina Khomskaya. Com: Egor Beroev, Vladimr Mashkov, Andrei Rozendent, Olga Krasko, Lidyia Pakhomova, Kseniya Bespalova, Sergei Dontsov, Kseniya Glinka. Quando garoto, David Schwartz (Rozendent) sofre com a disciplina rígida e o alcoolismo paternos, que fazem com que ele, em situações extremas, chegue a ser vítima de suas agressões. Seu pai, Abraham (Mashkov) é um judeu que trabalha na ferrovia e que sonha um dia em conhecer Jerusalém. Quando jovem adulto, Schwartz (Beroev) se torna o mais promissor violinista do Conservatório de Música de Moscou. Abraham vai visita-lo de surpresa e é destratado pelo filho, que sente-se envergonhado pela presença do pai, e seu jeito simples e provinciano, diante de

Filme do Dia: O Coração Materno (1913), D.W.Griffith

Imagem
O Coração Materno ( The Mothering Heart , EUA, 1913). Direção: D.W. Griffith. Fotografia: G.W. Bitzer. Com: Lílian Gish, Walter Miller, Kate Bruce, Viola Barry, Charles West, Adolph Lestina, Junnie Lee, Charles Murray. Jovem esposa (Gish) abandona o lar porque percebe que o marido vivencia uma relação extra-conjugal com uma mulher rica (Barry). A criança nasce. O pai volta para a família após perceber que a mulher rica apenas o utilizara e agora já se encontra interessada por outro homem, porém chega em um momento no qual a criança, moribunda, não resiste. Sua morte sela o retorno do relacionamento entre o casal. Esse típico drama moral griffithneano, na qual a divisão entre o prazer e o dever moral do protagonista somente será delineado com a morte da criança está longe de ser uma das obras mais criativas do realizador. O tema do amor e da entrega maternal é constante na produção do realização, seja como aqui, enquanto motivação principal (caso igualmente de Mother Love , do m

Filme do Dia: Il Testimone (1946), Pietro Germi

Imagem
Il Testimone (Itália, 1946). Direção: Pietro Germi. Rot. Original: Ottavio Alessi, Diego Farmi, Pietro Germi, Enrico Ribulsi & Cesare Zavattini, sob argumento de Germi. Fotografia: Aldo Tonti. Música: Enzo Masetti. Montagem: Gisa Radicchi Levi. Dir. de arte: Salvo D’Angelo & Aldo Tommasini. Com: Roldano Lupi, Marina Berti, Ernesto Almirante, Sandro Ruffini, Petr Sharov, Arnoldo Foà, Cesare Fantoni, Dino Maronetto. Condenado a morte por assassinato, Pietro Scotti (Lupi) conhece Andrea (Maronetto), que lhe fala sobre uma garota sempre sorridente que trabalha em um bar próximo de um rio. Scotti é inocentado, após o testemunha-chave para sua condenação, o servidor público Giuseppe Marchi (Almirante), encontrar-se em dúvida e achar demasiado peso levar um homem a morte sem se encontrar completamente certo. Pietro vai até o bar falado por Andrea e conhece Linda (Berti) que, ao contrário do que falara Andrea, nunca sorri. Ela sai da casa do rude dono do bar (Fantoni) e vai vi

Filme do Dia: The Wizard of Oz (1933), Ted Eshbaugh

Imagem
The Wizard of Oz (Canadá, 1933). Direção: Ted Eshbaugh. Rot. Adaptado: Frank Joslym Baum, baseado no romance de L. Frank Baum. Música: Carl W. Stalling. Mesmo que os traços do desenho, seus movimentos e cores (para não falar a música do mesmo Stalling que teria lugar cativo nas produções da Warner, após ter trabalhado com Disney na década anterior) certamente não se diferenciem muito das produções americanas contemporâneas, sobretudo as realizadas para os estúdios da Paramount, essa animação canadense parece trazer um toque próprio na sua leitura peculiar do célebre romance de fantasia de Baum, que já havia sido adaptado para as telas algumas vezes como em The Wonderful Wizard of Oz (1910) e The Magic Cloak of Oz (1914), e até mesmo um longa, The Wizard of Oz (1925). Aqui no entanto, princípios narrativos ou qualquer noção mais sequencial de conflito são secundarizados por uma divertida sucessão de eventos que, mesmo quando parecem ameaçadores - caso do ovo gigante ao final - não

Filme do Dia: O Maior Amor do Mundo (2006), Cacá Diegues

Imagem
O Maior Amor do Mundo (Brasil, 2006). Direção e Rot. Original: Cacá Diegues. Fotografia: Lauro Escorel. Música: Chico Buarque. Montagem: Quito Ribeiro. Com: José Wilker, Léa Garcia, Marco Ricca, Sérgio Britto, Taís Araújo, Ana Sophia Folch, Sérgio Malheiros, Hugo Carvana, Stepan Nercessian, Érika Mader, Clara Carvalho, Max Fercondini, Sílvio Guindane. Astrofísico de renome mundial, Antônio (Wilker) vem ao Brasil para receber a mais importante comenda por parte do presidente da república. Portador de um tumor cerebral e com expectativa de vida que não vai além de uma semana, ele procura buscar seu próprio passado, reencontrando seu mal-humorado pai (Britto), hoje vivendo em um asilo e indo até a favela onde morou sua mãe, Flora, chegando a informações dela através de uma vidente (Garcia) que foi muito próximo dela. Nos poucos dias que vivencia junto a comunidade, Antônio fica próximo do garoto Mosca (Malheiros), que é assassinado e se sente atraído pela jovem Luciana (Araújo),

DIANE ARBUS Portrait of a Photographer By Arthur Lubow

Imagem
Arbus in 1971, the year of her suicide.   Credit Eva Rubinstein DIANE ARBUS Portrait of a Photographer By Arthur Lubow Illustrated. 734 pp. Ecco/HarperCollins Publishers. $35. The poet Paul Valéry wrote that anyone preparing to venture into the interior of the psyche had better go armed. It’s a warning to be heeded by the biographer, especially when his subject is as difficult as the photographer Diane Arbus (1923-71). Arthur Lubow, a journalist, confronted a figure heaped in myth, an artist-­suicide whose work cannot be disentangled from the tragedy of her ­depression and death. In his 700-page investigation, he labored in the moonlight penumbra of those other fatal female luminaries: Virginia Woolf, Sylvia Plath, Anne Sexton and Francesca Woodman. Lubow never mentions this “tradition,” but it forms the climate of critical and, above all, popular perception of the work. Likewise the sensational appeal of the subject matter: the sideshow characters, sword swallowers, dwarves,

Filme do Dia: Labirinto de Paixões (1982), Pedro Almodóvar

Imagem
Labirinto de Paixões ( Laberinto de pasiones , Espanha, 1982). Direção: Pedro Almodóvar. Rot. Adaptado:  Pedro Almodóvar & Terry Lennox, baseado no conto do último. Fotografia: Ángel Luis Fernández. Música: Pedro Almodóvar,  Bernardo Bonezzi &  Fany McNamara. Montagem: Miguel Fernández,  Pablo Mínguez &  José Salcedo. Dir. de arte: Pedro Almodóvar & Andrés Santana. Figurinos: Alfredo Caral &   Marina Rodríguez. Com: Cecilia Roth,  Imanol Arias, Helga Liné, Marta Fernández Muro,  Fernando Vivanco,  Ofelia Angélica,  Ángel Alcázar,  Concha Grégori, Antonio Banderas, Agustín Almodóvar, Teresa Tomás, Eva Carrero, Pedro Almodóvar.              Sexília (Roth) tem traumas com sol, além de ser ninfômana. A psicológa Susana (Angélica), atraída pelo pai  (Vivanco) de Sexília, médico de reconhecimento internacional por suas pesquisas no campo da fecundidade animal e humana, promete que a curará. O pai de Sexília tem entre suas clientes a ex-imperatriz do Tiran, Toraya
Imagem

Filme do Dia: Chuva de Pedras (1993), Ken Loach

Imagem
Chuva de Pedras ( Raining Stones , Reino Unido, 1993). Direção: Ken Loach . Rot. Original: Jim Allen. Fotografia: Barry Ackroyd. Música: Stewart Copeland. Montagem: Jonathan Morris. Dir. de arte: Martin Johnson & Fergus Clegg. Figurinos: Anne Sinclair. Com: Bruce Jones, Julie Brown, Gemma Phoenix, Ricky Tomlinson, Tom Hickey, Mike Fallon, Ronnie Ravey, Lee Brennan, Jonathan James. Bob (Jones), luta para sobreviver fazendo pequenos bicos, como roubar ovelhas para vender a carne em Londres, arrancar a grama de um clube da elite conservadora ou limpar esgotos. Tendo tido seu furgão roubado, principal instrumento de trabalho, ele agora se desespera, sobretudo, com a forma de levantar dinheiro para a primeira comunhão da filha Coleen (Phoenix). Pede dinheiro emprestado a uma financeira, enquanto passa a trabalhar como segurança em uma boate e a mulher, Anne (Brown) procura um emprego como costureira. Bob é despedido na primeira noite, ao envolver-se em uma briga e Anne sequer é
Vergo a cabeça sobre o peito Concentro os olhos sobre o umbigo E um coração que me hão desfeito Chora de achar-se só comigo

The Film Handbook#82: Roman Polanski

Imagem
Roman Polanski Nascimento: 18/08/1933, Paris, França Carreira (como diretor): 1955 - É discutível que a violência, crueldade e senso de deslocamento prevalecente nos filmes de Roman Polanski seja diretamente derivado dos dramáticos, e mesmo horrendos, pormenores de sua vida. De todo modo, o seu talento é tal que sua obra consegue transcender meras considerações autobiográficas. firmando-se por si própria como uma visão pessimista, mas atraente, da existência contemporânea. Os pais de Polanski retornaram à Polônia dois anos antes da Segunda Guerra eclodir; ambos foram posteriormente levados a campos de concentração (sua mãe morreu em Auschwitz), enquanto a estratégia de sobrevivência do rapaz no gueto incluía frequentes idas ao cinema. Nos anos 50 ele passou a atuar, aparecendo em Geração / Mundek de Wajda , dentre outros filmes, antes de ingressar na Escola de Cinema de Lodz. Suas primeiras obras - curtas tais como Dois Homens e um Guarda-Roupa / Dwaj Ludzie z Szafa , Le Grois

Filme do Dia: Panelkapcsolat (1982), Béla Tarr

Imagem
Panelkapcsolat (Hungria, 1982). Direção e Rot. Original: Béla Tarr. Fotografia: Barna Mihóc & Ferenc Pap. Montagem: Agnes Hrinatzky. Figurinos: Tamás Breier. Com: Judit Pogány, Róbert Koltai, Kyri Ambrus, Gabus P. Koltai, Józsefné Sothó, András Udvarhelyi, Làszlo Varga, Istvanne Szabó. A dificuldade na relação entre uma mulher, Feléseg (Pogány) e um homem, Férj (Koltai), ele técnico qualificado, ela dona de casa, para manter sua união. Enquanto Feléseg busca exaustivamente uma postura mais participativa do marido na criação dos filhos esse tem rompantes ocasionais de abandonar a família, seja para trabalhar em outro país e ascender profissional e socialmente, seja simplesmente por não aguentar tamanha pressão. Esse primeiro filme de Tarr realizado com elenco profissional, ainda assim guarda fortemente uma perspectiva quase documental em que o realizador se deterá sobre o drama do casal. Com uma produção extremamente ascética e não fazendo uso de qualquer trilha sonora, T