Postagens

Quem ama não se apega apenas aos "erros" da amada, não apenas aos caprichos e às fraquezas de uma mulher; rugas no rosto e sardas, vestidos surrados e um andar torto o prendem de maneira mais durável e mais inexorável do que qualquer beleza. Isso se sabe há muito tempo. E por que? Se é correta a teoria segundo a qual os sentimentos não estão localizados na cabeça - que sentimos uma janela, uma nuvem, uma árvore não no cérebro, mas antes naquele lugar onde as vemos -, então estamos também nós, ao contemplarmos a mulher amada, fora de nós mesmos. Agora, porém, num tormento intenso e arrebatador. Ofuscado pelo esplendor da mulher, o sentimento voa como um bando de pássaros. E assim como os pássaros procuram abrigos nos esconderijos frondosos da árvore, também se recolhem os sentimentos, seguros em seu esconderijo, nas rugas, nos movimentos desajeitados e nas máculas singelas do corpo amado. Ninguém, ao passar, adivinharia que justamente ali, naquilo que é defeituoso, censurável,
Terça-feira, 31 de janeiro, 1978. (...) Sentei ao lado de uma mulher, Lynn, que disse que ela e Joel foram primeiro namorados mas que nunca se casaram porque ele era um hippie e ela era uma marxista. É fascinante ver dois hippies que não se acertaram por serem diferentes tipos de hippies. Ela disse que Joel era magro mas que agora engordou e que gordura é melhor para a política, que era mais fácil ver um homem gordo no palanque. Contou que o guru dela disse que se você e homem e é magro, você acaba se tornando homossexual, e acho que eu concordo com isso por causa de todos os modelos. Diários de Andy Warhol, Vol.1

Filme do Dia: Má Companhia (1972), Robert Benton

Imagem
Má Companhia ( Bad Company , EUA, 1972). Direção: Robert Benton . Rot. Original: Robert Benton & David Newman. Fotografia: Gordon Willis. Música: Harvey Schmidt. Montage: Ron Kalish & Ralph Rosenblum. Dir. de arte: Paul Sylbert & Robert Gundlach. Cenografia: Audrey A.Blasdel.  Figurinos: Anthea A. Sylbert. Com: Jeff Bridges, Barry Brown, Jim David, David Huddleston, John Savage, Jerry Houser, Damon Douglas, Geoffrey Lewis. Temente a deus, mas ainda mais de seu alistamento na Guerra Civil Americana então em curso, Drew Dixon (Brown) busca outro lugar para morar e lá imediatamente se depara com o larápio Jake Rumsey (Bridges) e seu grupo. Atraiçoados por parte do bando, os dois se vêem sozinhos em condições adversas. Posteriormente encontram os rapazes enforcados e Dixon, ferido em combate, é vítima de traição do próprio Jake. E jura mata-lo se houver ocasião. A ocasião chega, mas ao invés de mata-lo Dixon o livra da forca. Tocante em seu retrato desmistificado
Imagem
Segunda-Feira, 30/01/1978 - Bill Graham e eu fomos direto ao incidente central do nosso relacionamento - quando ele tirou os Velvets de cartaz no Fillmore de San Francisco eu acho que em 1966 -e, finalmente, depois de todos esses anos veio à tona o que fez com que ele nos detestasse não foi  a música dos Velvets - é que ele tinha visto Paul comendo uma tangerina e jogando as cascas no chão do teatro! (risos) Você acredita quanto tempo se leva para descobrir a história verdadeira? Diários de Andy Warhol, Vol.1

Filme do Dia: Kundun (1997), Martin Scorsese

Imagem
K undun ( Kundun , EUA, 1997). Direção: Martin Scorsese. Rot. Original: Melissa Mathison. Fotografia: Roger Deakins. Música: Philip Glass. Montagem: Thelma Schoonmaker. Dir. de arte: Dante Ferretti , Franco Ceraolo,  Speed Hopkins &   Massimo Razzi. Cenografia: Francesca LoSchiavo. Figurinos: Dante Ferretti. Com:  Tenzin Thuthob Tsarong, Gyurme Tethong,  Tulku Jamyang Kunga Tenzin, Tenzin Yeshi Paichang, Tencho Gyalpo,  Tsewang Migyur Khangsar,  Sonam Phuntsok,  Lobsang Samten,  Jigme Tsarong,  Robert Lin,  Kim Chan.         Ainda com dois anos, jovem tibetano (Paichang) é reconhecido como a encarnação de Buda e o 14º Dalai Lama por Reting Rimpoche (Phunstok), que prova-o, fazendo com que ele escolha  todos os objetos que pertenceram ao dalai lama anterior em meio a objetos semelhantes. Passando a morar separado da família, o jovem (Tenzin) sofrerá com a solidão do sombrio palácio e se divertirá com o ensolarado palácio de verão. Com 10 anos (Tethong) já demonstrará um pre

The Film Handbook#90: Wim Wenders

Imagem
Wim Wenders Nascimento: 14/08/1945, Düsseldorf, Alemanha Carreira (como diretor): 1967- Preocupado com seu sentimentos ambivalentes com relação à Alemanha e os Estados Unidos, Wihelm Wenders conseguiu transformar uma obsessão pessoal numa intrigante e reconhecida carreira artística de forte relevância cinematográfica e cultural. De fato, com Fassbinder morto, ele agora parece ser o mais importante dos realizadores que constituíram, durante os anos 70, a floração de talentos que ficou conhecido como Novo Cinema Alemão. Na escola de cinema em Munique, Wenders realizou diversos curtas experimentais e não narrativos, notáveis sobretudo pelo uso de planos-sequencia e trilhas sonoras de rock que culminaram em seu filme de conclusão de curso ( Summer in the City: Dedicated to the Kinks ) cujo escasso enredo diz respeito a um ex-condenado tentando reunir pedaços de sua vida através de uma série de viagens e encontros desconexos. Seu primeiro longa professional, O Medo do Goleiro Diant
Imagem
T he Memory of Jean Seberg gripped me with sadness. (William Styron, Darkness Visible , p.16)

Filme do Dia: Quatro Meninas - Uma História Real (1997), Spike Lee

Imagem
Q uatro Meninas – Uma História Real ( 4 Little Girls , EUA, 1997). Direção: Spike Lee . Fotografia: Ellen Kuras. Música: Terence Blanchard. Montagem: Samuel D. Pollard. Depoimentos: Bill Baxley, Bill Cosby, Walter Cronkite, Arthur Hanes Jr., Shirley Wesley King, Chris McNair, Maxine McNair, Howell Raines, Wamo Reed Robertson, Fred Shuttlesworth, George Wallace. Entre uma balada de Joan Baez e uma faixa-título composta especialmente para a produção, Lee procura reviver os episódios que desencadearam na explosão a bomba de uma igreja com a morte de quatro adolescentes em Birmingham, Alabama, que deflagrou uma luta que gerou a célebre passeata de Washington e a conquista do voto. O cineasta ataca em duas frentes: numa, de cunho mais emocional (às vezes indo além dos limites, quando continua filmando entrevistados que não conseguem mais conter a emoção) lida com as recordações dos familiares e amigos das quatro garotas mortas, embora também descrevam o contexto de ódio racial e

Filme do Dia: Stereo (1969), David Cronenberg

Imagem
S tereo (Canadá, 1969). Direção, Rot. Original, Fotografia e Montagem: David Cronenberg. Com: Ronald Mlodzki, Jack Messinger, Iain Ewing, Clara Mayer, Paul Mulholland, Arlene Mlodzki, Glenn McCauley. No futuro, a Academia Canadense para a Pesquisa Erótica investiga as teorias parapsicológicas do Dr. Stringfellow. Sete voluntários se prestam aos experimentos. De alguns deles são retiradas a faringe, e demonstram uma maior capacidade de telepatia. Posteriormente, experiências afrodisíacas e com drogas põe em cheque os papéis sexuais estabelecidos e experiências de individualização resultam no suicídio de alguns dos voluntários. Esse, que é o primeiro longa-metragem do realizador, é mais um exemplo de como a ficção-científica era um dos gêneros utilizados de forma mais provocativa por alguns dos realizadores mais destacados ou promissores do cinema então. O nível de radicalidade da proposta do filme em questão talvez somente tenha se conseguido a custo do próprio Cronemberg ter nã

Filme do Dia: O Signo do Leão (1959), Eric Rohmer

Imagem
O S igno do Leão ( Le Signe du Lion , França, 1959). Direção: Eric Rohmer. Rot. Original: Eric Rohmer & Paul Gégauff. Fotografia: Nicholas Hayer. Música: Louis Saguer. Montagem: Anne-Marie Cotret. Com: Jess Hahn, Michele Girardon, Van Doude, Paul Bisciglia, Gilbert Edard, Christian Alers, Paul Crauchet, Jill Olivier.        O músico Pierre Wesselrin (Hahn) é um homem que não conseguiu se adaptar às exigências pragmáticas da vida como trabalhar. Vivendo sozinho e constantemente sem dinheiro, sua situação parece se modificar no dia em que é acordado por um carteiro, que lhe traz uma correspondência que lhe assegura a herança de uma rica tia industrial falecida. Wesselrin comemora a boa notícia em uma farra prodigiosa com os amigos, às custas do adiantamento dos comerciantes. Porém, logo a notícia se demonstrou enganosa e toda a fortuna foi herdado por um primo seu. Numa situação ainda mais complicada que a habitual, Wesselrin corre atrás de todos os seus amigos bem situados que,
Domingo, 17 de abril de 1977 . Fui à igreja e quando eu estava de joelhos rezando por dinheiro uma mendiga veio me pedir algum. Diário de Andy Warhol , Vol.1

Filme do Dia: Interestelar (2014), Christopher Nolan

Imagem
I nterestelar ( Interstellar , EUA/Reino Unido, 2014). Direção: Christopher Nolan. Rot. Original: Christopher Nolan & Jonathan Nolan. Fotografia: Hoyte Van Hoytema. Música: Hans Zimmer. Montagem: Lee Smith. Dir. de arte: Nathan Crowley & Dean Wolcott. Cenografia: Gary Fettis. Figurinos: Mary Zophres. Com: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, John Lithgow, Michael Caine, Mackenzie Foy, Ellen Burstyn, David Gyasi, Jessica Chastain, Casey Affleck, Matt Damon. Num futuro próximo, no qual a Terra é devastada por frequentes catástrofes naturais e escassez, um misterioso elo que une espaço-tempo é descoberto. Uma missão é articulada para uma viagem espacial que significará o potencial senão de salvar o próprio planeta, de salvar a espécie humana. Na frente dessa missão se encontra o Dr. Brand (Caine). Dentre os astronautas que participam da missão, sua filha, Amelia (Hathaway) e Cooper (McConaughey), que parte devastado pois não sabe se voltará a encontrar sua filha, Murph (Fo

Filme do Dia: As Duas Faces da Felicidade (1965), Agnès Varda

Imagem
A s D uas Faces da Felicidade ( Le Bonheur , França, 1965). Direção e Rot. Original: Agnès Varda. Fotografia: Claude Bausoleil & Jean Rabier. Música: Jean-Michel Defaye. Montagem: Janine Verneau. Dir. de arte: Hubert Munloup. Figurinos: Claude François. Com:  Jean-Claude Drout, Claire Druout, Olivier Druout, Sandrine Druout, Marie-France Boyer, Marcelle Faure-Bertin, Manon Lanclos, Sylvia Saurel. François (Jean-Claude Druout) vive uma vida maravilhosa com sua esposa Therese (Claire Druout) e um casal de filhos(Olivier e Sandrine Druout) até que, numa viagem de trabalho, é abordado por uma jovem e bela telefonista, Émilie (Boyer), por quem se sente atraído. François passa a ter um relacionamento extra-conjugal com Émilie, mas em nenhum  momento pretende abandonar sua família, como  deixa bem claro para a amante. François revela tudo para a esposa, que parece reagir com compreensão, e logo depois fazem amor. Porém, quando ele acorda, não a encontra mais, vindo a encontrá-l

Filme do Dia: Aelita - A Rainha de Marte (1924), Yakov Protazonov

Imagem
A elita – A Rainha de Marte ( Aelita , URSS, 1924). Direção: Yakov Protazonov. Rot. Adaptado:  Aleksei Fajko & Fyodor Otsep, a partir do conte de Aleksei Tolstói. Fotografia: Emil Schünemann & Yuri Zhelyabuzhsky. Dir. de arte: Yuri Zhelyabuzhsky. Com: Yuliya Solntseva, Igor Ilyinski, Nikolai Tsereteli, Nikolai Batalov, Vera Orlova, Valentina Kuindzhi, Pavel Pol, Konstantin Eggert. O Engenheiro Loss (Tsereteli) sonha com o dia em que fará contato direto com Aelita (Solintseva), rainha marciana que conseguiu emitir contato com a Terra. Ao mesmo tempo se preocupa com a aparente infidelidade de sua esposa, Natasha (Kuindzhi) com um especulador inconsequente e ganancioso (Pol). A partida do marido para trabalhar em prol do país como engenheiro, faz com que Natasha entre em profunda depressão. Uma enfermeira, Masha (Orlova), que trabalha sob a supervisão de Natasha se apaixona por um veterano da Revolução, Gusev (Batalov). Um detetive amador, por sua vez, Kravtsov (Solntseva

Filme do Dia: Missão em Moscou (1943), Michael Curtiz

Imagem
M issão em Moscou ( Mission to Moscow , EUA, 1943). Direção: Michael Curtiz. Rot. Adaptado: Howard Koch, baseado no romance de Joseph E. Davies. Fotografia: Berg Glennon. Música: Max Steiner. Montagem: Owen Marks. Dir. de arte: Carl Julius Weyl. Cenografia: George James Hopkins. Figurinos: Orry-Kelly. Com: Walter Huston, Ann Harding, Oskar Homolka, George Tobias, Gene Lockhart, Eleanor Parker, Richard Travis, Helmut Dantine, Henry Daniell, Jack Young. Quando se prepara para partir para sua primeira férias em quase uma década, Joseph E. Davies (Huston) é transformado pelo presidente Franklin Roosevelt (Young) em embaixador americano que viaja para a Alemanha e União Soviética, tentando apaziguar os ânimos bélicos da primeira e perceber com qual grupo a segunda irá se aliar quando o conflito mundial estiver estabelecido. A viagem para Alemanha fracassa e Davies não consegue ter acesso a Hitler, mas na União Soviética as coisas se dão de forma diferente. Mesmo colocando sempre su

The Film Handbook#89: Joseph L. Mankiewicz

Imagem
Joseph L.Mankiewicz Nascimento: 11/02/1909, Wilkesbarre, Pensilvânia, EUA Morte: 05/02/1993, Bedford, Nova York, EUA Carreira: 1946-1972 As falas incessantes que ecoam em muitos dos filmes de Joseph Leo Mankiewicz levaram a que se acusasse sua obra de mais teatral que propriamente cinematográfica. No seu auge, no entanto, ele conseguiu conceber suas narrativas e diálogos distintamente literários em visuais apropriadamente elegantes, produzindo entretenimento de raro refinamento. O irmão mais jovem de Herman J.Mankiewicz (mais conhecido por seu roteiro de Cidadão Kane ), Joe Mankiewicz chegou ao universo do cinema após trabalhar como jornalista em Berlim. Inicialmente roteirista para a Paramount e a MGM, em 1935 se voltou à produção; Fúria / Fury  de Lang , Três Camaradas / Three Comrades e Almas Rebeldes / Strange Cargo  de Borzage e Núpcias de Escândalo  de Cukor   foram os melhores filmes que supervisionou Finalmente, em 1946, lhe foi permitido dirigir: sua estreia, O Sola

Filme do Dia: Madrugada da Traição (1955), Edgar G. Ulmer

Imagem
M adrugada da Traição ( The Naked Dawn , EUA, 1955). Direção: Edgar G. Ulmer. Rot. Original: Julian Zimet. Fotografia: Frederick Gately. Música: Herschel Burke Gilbert. Montagem: Dan Milner. Dir. de arte: Martin Lencer. Cenografia: Harry Reif. Com: Arthur Kennedy, Betta St. John, Eugene Iglesias, Charlita, Roy Engel, Tony Martinez, Francis McDonald.        O fora-da-lei Santiago (Kennedy) influencia em Manuel Lopez (Iglesias), um pobre agricultor índio, o desejo da riqueza fácil, ao contrário do que o próprio Santiago desejara. Embora tenha muito dinheiro, Santiago não possui o menor interesse nele e gasta-o à medida que ganha. Casado com Maria (St. John), a quem trata como sua serva, Manuel tenta trair Santiago, que não desconfia de nada e o tem em grande conta. Porém, na manhã que resolve abandonar a propriedade de Manuel, escuta indignado a confissão de que Manuel tentara atentar contra sua vida e de Maria que preferia abandonar o marido e fugir com ele. Chocado, Manuel

Filme do Dia: Camilla (1995), Samia Shoaib

Imagem
C amilla (EUA, 1995). Direção: Samia Shoaib. Fotografia: Jonathan Kovel. Com: Rochelle Boström, Andrew Hickler. Curta tido por alguns como “experimental” dirigido pela atriz de O Sexto Sentido . Camila (Boström) se encontra em diversas situações em que ocorre uma ambiguidade de sentidos/sensações sobre quem se encontra a seu lado e o que está efetivamente ocorrendo. A determinado momento ela parece se beijar com um garoto, mas na verdade acaba sendo seu namorado. Noutro momento ela parece ser chamada do meio-fio onde se encontra sentada, mas quem a chama igualmente é uma enfermeira do hospital. Como muitos curtas que contaram com um relativo aparato de produção, sofre por aparentar ser uma amostra grátis de uma produção em longa-metragem ou nem mesmo isso. No caso aqui se trataria menos de um filme “experimental”, ao menos no sentido daqueles concebidos, por exemplo, pelo underground norte-americano nos anos 60 e 70, do que mais próximo de um  filme“mind game” em versão curta e s

Filme do Dia: Muralhas do Pavor (1962), Roger Corman

Imagem
M uralhas do Pavor ( Tales of Terror , EUA, 1962). Direção: Roger Corman. Rot. Adaptado: Richard Mateson, baseado em contos de Allan Poe. Fotografia: Floyd Crosby. Música: Lês Baxter. Montagem: Anthony Carras. Dir. de arte: Bartlett A.Carre & Daniel Haller. Cenografia: Harry Reif. Com: Vincent Price, Maggie Pierce, Leone Gage, Peter Lorre, Joyce Jameson, Debra Paget, David Frankham, Basil Rathbone. Morella . Num velho castelo, Locke (Price) reencontra sua filha Lenora (Pierce), que odiara durante toda a sua vida, por sua esposa falecida Morella (Gage), a apontar como motivo de sua morte. Ainda amando Morella, de quem mantém o corpo insepulto, Locke finalmente supera a animosidade com a filha, depois que essa revela que se encontra em estado terminal. À noite, Lenora acorda aos gritos. Locke vai auxilia-la e a encontra morta. Depois percebe que Morella toma o lugar da filha e pretende mata-lo. Um incêndio toma conta do castelo. O Gato Preto . O rude alcoólatra Montresor (Lo

Filme do Dia: Os Amantes de Florença (1954), Carlo Lizzani

Imagem
O s A mantes de Florença ( Cronache di Poveri Amanti , Itália, 1954). Direção: Carlo Lizzani. Rot. Adaptado: Sergio Amidei, Giuseppe Dagnino, Massimo Mida & Carlo Lizzani,  a partir do romance homônimo de Vasco Pratolini. Fotografia: Gianni Di Venanzo. Música: Mario Zafred. Montagem: Enzo Alfonzi. Dir. de arte e Cenografia: Pek G. Avolio. Figurinos: Werther. Com: Gabriele Tinti, Antonella Lualdi, Marcello Mastroianni , Anna Maria Ferrero, Wanda Capadoglio, Adolfo Consolini, Giuliano Montaldo, Eva Vanicek, Mario Piloni. Florença, 1925. O jovem tipógrafo Mario (Tinti) se move para a Via del Corno para ficar próximo de sua namorada, Bianca (Vanicek). Lá, fica próximo dos anti-fascistas Ugo (Mastroianni) e Maciste (Consolini). O dono de uma pizzaria Alfredo (Montaldo),é agredido por não colaborar com os fascistas. Recém-casado com Milena (Lualdi), Alfredo convalesce no hospital. Numa de suas visitas ao enfermo, Mario se apaixona por Milena. Ugo e Maciste empreendem uma arris