Postagens

The Film Handbook#80: James Whale

Imagem
Adicionar legenda James Whale Nascimento: 22/07/1889, Dudley, Inglaterra Morte : 30/05/1957, Hollywood, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1930-1949 Mais conhecido pelos filmes de terror que dirigiu para a Universal nos primórdios dos anos 30, James Whale é melhor considerado por seu talento errático, excêntrico e grandemente original. Devido a raridade da circulação de sua obra não vinculada ao terror, sua versatilidade tem sido frequentemente subestimada hoje. Whale iniciou a fazer seu nome no teatro, primeiro como ator e cenógrafo e depois como diretor. Sua produção londrina da peça anti-bélica Journey's End  de R.C.Sheriff lhe proporcionou um convite à Hollywood onde, após ser diretor para sequencias de diálogos para Anjos do Inferno / Hell's Angels  de Howard Hughes, traduziria o seu grande sucesso teatral para o cinema: ambientado quase exclusivamente nas trincheiras da I Guerra Mundial, seu lamento por uma juventude perdida foi empolado e lento. Após u

Filme do Dia: Barronhos: Quem Teve Medo do Poder Popular? (1976), Luis Filipe Rocha

Imagem
Barronhos: Quem Teve Medo do Poder Popular? (Portugal, 1976). Direção: Luis Filipe Rocha. Fotografia: João Abel Aboim. Montagem: João Pedro Andrade dos Santos. Documentário em 16 mm aborda, a partir de assassinato, as tensões sociais e interesses de grupos do bairro que dá nome ao mesmo e, por extensão, do próprio país. Consistente e fazendo uso de estratégias estilísticas diversificadas nas cinco partes que é dividido ( O Crime , O Bráulio , O Jaime , O Bairro , O País ) e que não apenas são apresentadas com cartelas como igualmente verbalizadas. Se os episódios que se vinculam ao caso do assassinato são primordialmente centrados em depoimentos para a câmera, o que aborda o bairro é direcionado pela voz over e didaticamente entre os interesses contrários de uma comunidade pobre na periferia de Lisboa e o que se refere ao país na contra-mão do anterior, centrando-se na imagem de lideranças políticas na Portugal pós-Revolução dos Cravos – o próprio narrador se apressa em afir

"So Sad (To Watch Good Love Go Bad)" The Everly Brothers

Imagem

Filme do Dia: Las Doce Sillas (1962), Tomás Gutiérrez Aléa

Imagem
L as Doce Sillas (Cuba, 1962). Direção: Tomás Gutierrez Aléa. Rot. Adaptado: Ugo Ulive & Tomás Gutierrez Aléa, a partir de um conto de Ilya Ilf & Eugene Petrov. Fotografia: Ramón F. Suarez.  Música: Juan Blanco. Montagem: Mario Gonzalez. Figurinos: Carmelina García. Com: René Sanchez, Idalberto Delgado, Piliy Vallejo, Ana Ninãs, Silvia Planas, Manuel Pereiro, Pedro Martín Planas, Ricardo Suarez. Com a morte de uma velha senhora da decadente aristocracia cubana, dá-se uma perseguição frenética as cadeiras inglesas, já que numa delas a senhora havia escondido as jóias em seu interior. Talvez o que torne essa pioneira produção da Cuba pós-revolucionária mais interessante seja a utilização de convenções de gênero para tentar mascarar seu tom fortemente ideologizado e, ainda mais que isso provavelmente, sob uma visada retrospectiva no que diz respeito a filmografia do próprio realizador, o quanto os clichês associados aos novos preceitos “revolucionários” na sociedade cu

Filme do Dia: Sombras de um Adultério (1961), Alexandre Astruc

Imagem
Sombras de um Adultério ( La Proie pour l’Ombre , França, 1961). Direção: Alexandre Astruc. Rot. Adaptado: Alexandre Astruc & Claude Brulé, a partir do romance Le Plaie et le Couteau , de Françoise Sagan. Fotografia: Marcel Grignon. Música: Richard Cornu. Montagem: Denise de Casabianca. Dir. de arte: Jacques Saulnier. Com: Annie Girardot, Daniel Gélin, Christian Marquand, Anne Caprile, Christiane Barry, Michel Chastenet, Michèle Gerbier, Corrado Guarducci. Anna (Girardot) abriu recentemente uma galeria com ajuda econômica do marido, Eric (Gélin). Se a vida profissional começa a dar frutos após muito esforço, sua relação com Eric é impessoal e movida a recepções oferecidas por ele em sua casa. Anna possui um amante, Bruno (Marquand) e com o tempo não faz questão de ocultar a relação, inclusive para o próprio marido. Ela decide abandonar Eric e passa a viver com Bruno, músico que havia lhe incutido sobre a necessidade da liberdade. Porém, Anna tampouco se sente livre ao seu

Filme do Dia: A Bela do Bas-Fond (1958), Nicholas Ray

Imagem
A Bela do Bas-Fond ( Party Girl , EUA, 1958). Direção: Nicholas Ray . Rot. Adaptado: George Wells, baseado no conto de Leo Katcher. Fotografia: Robert J. Bronner. Música: Jeff Alexander. Montagem: John McSweeney Jr. Dir. de arte: Randall Duell & Richard Pefferle. Cenografia: Henry Grove & Richard Pefferle. Figurines: Helen Rose. Com: Robert Taylor, Cyd Charisse, Lee J. Cobb, John Ireland, Kent Smith, Claire Kelly, Corey Allen, Lewis Charles. Anos 1920. Um advogado, Thomas Farrell (Taylor), cuja virtuosidade é posta a venda na defesa de criminosos, sobretudo os ligados ao poderoso gangster Rico Angelo (Cobb), decide mudar de vida quando encontra a bela dançarina de casa noturna, Vicky Gaye (Charisse). Porém, sucumbe sempre a pressão de Angelo para defender a causa de um de seus protegidos. Disputas internas e a intervenção da polícia darão um fim brutal ao seu envolvimento com Rico. Filme menor na obra de Ray , mas mesmo assim não ausente de trazer algumas qualidades,

Filme do Dia: A Dançarina de Izu (1933), Heinosuke Gosho

Imagem
A Dançarina de Izu ( Koi no Hana Saku Izu no Odoriko , Japão, 1933). Direção: Heinosuke Gosho. Rot. Adaptado: Akira Fushimi, a partir do conto de Yasanuri Kawabata. Fotografia: Jôji Ohara. Música: Mikihiko Nagata. Cenografia: Ryônosuke Akita, Takashi Kanasu & Noburô Kimura. Figurinos: Tami Mitamura. Com: Kinuyo Tanaka, Den Obinata, Tokuji Kobayashi, Kinuko Wakamizu, Eiko Takamatsu, Shizue Hyôdô, Jun Arai, Ryoichi Takeuchi. Jovem estudante, Mizuhara (Obinata) acompanha uma trupe de atores itinerantes e aos poucos se dá conta que se encontra apaixonado por  Kaoru (Tanaka), dançarina cujo irmão, Eikichi (Kobayashi) havia recebido recentemente uma proposta aparentemente de cedê-la como gueixa para o mestre (Arai) de uma das cidades que passaram. Quando Mizhuhara toca no assunto com o mestre, esse afirma que fora mal compreendido, que o pai dos irmãos havia sido muito amigo dele e que pretendia casar Kaoru com seu filho, Ryûichi (Takeuchi). Mizuhara decide voltar para Tóquio pa

Darby & Tarlton-Careless Love

Imagem

Filme do Dia: Como Era Gostoso o Meu Francês (1971), Nelson Pereira dos Santos

Imagem
Como Era Gostoso o Meu Francês (Brasil, 1971). Direção e Rot. Original: Nélson Pereira dos Santos . Fotografia: Dib Lutfi. Música: Guilherme Magalhães Vaz & José Rodrix. Montagem: Carlos Alberto Camuyrano. Cenografia: Régis Monteiro. Figurinos: Mara e Maria Chaves. Com: Arduíno Colassanti, Ana Maria Magalhães, Manfredo Colassanti, Eduardo Imbassahy Filho, Gabriel Archanjo, José Kleber, Ana Maria Miranda, Luiz Carlos Lacerda. No Brasil em 1598, francês (Arduíno Colassanti) se torna prisioneiro dos Tamoios. Tenta se passar por português, mas acaba definitivamente sendo considerado como francês quando um outra francês, mercador (Manfredo Colassanti), assim o reconhece. Uma das índias, Seboipepe (Magalhães) se interessa por ele e passa a ser sua amante. Quando é ameaçado de morte pelo chefe Cunhabebe (Filho), consegue se salvar por haver estocado pólvora. Porém, mesmo tendo ajudado na vitória do grupo rival é condenado à morte. Na véspera da cerimônia, Seboipepe lhe relata como

Filme do Dia: Uma Vida Violenta (1962), Paulo Heusch & Brunello Rondi

Imagem
Uma Vida Violenta ( Uma Vita Violenta , Itália, 1962). Direção: Paolo Heusch & Brunello Rondi. Rot. Adaptado: Paolo Heusch, Brunello Rondi & Franco Salinas, baseado no conto de Pier Paolo Pasolini. Fotografia: Armando Nannuzzi. Música: Piero Piccioni. Montagem: Nino Baragli. Com: Franco Citti, Serena Vergano, Enrico Maria Salerno, Benito Poliani, Piero Morgia, Paola Petrini, Micaela Dazzi, Alfredo Leggi. Tommaso (Citti) é um jovem de origem proletária que vive a esmo nos bares e praticando delitos com os amigos. Ele ameaça mudar e se tornar um homem sério quando conhece a jovem Irene (Vergano). Convida alguns amigos para apresentarem uma serenata diante da janela da jovem. A movimentação acaba atraindo curiosos e em meio a uma discussão, Tomasso esfaqueia e mata um homem que lhe agredira. Preso em casa, passa alguns anos na prisão. Quando solto, passa a  morar com os pais, em um conjunto habitacional mais afluente do que antes e volta a se aproximar de Irene, mas o per

The Film Handbook#79: Robert Rossen

Imagem
Robert Rossen Nascimento : 16/03/1908, Nova York, EUA Morte : 18/02/1966, Hollywood, Los Angeles, EUA Carreira (como diretor): 1947-64 Adversamente afetado pela lista negra da Comissão de Atividade Anti-Americanas, a carreira de diretor de Robert Rossen foi inevitavelmente irregular. Apesar disso, um interesse em realismo social e psicológico e um ouvido para escrita de diálogos resultou em um punhado de memoráveis, apesar de problemáticos, filmes. Tendo trabalhado por alguns anos no teatro, Rossen adentrou o universo do cinema como roteirista para os Warner; a maior parte dos filmes que escreveu foram nos gêneros criminais e de ação, muitos dos quais - Mulher Marcada / Marked Woman , Esquecer Nunca / They Won't Forget de Mervyn LeRoy, Heróis Esquecidos / The Roaring Twenties ,   de Walsh , O Lobo do Mar / The Sea Wolf , de Curtiz , Quando a Noite Cai / Out of the Fog , de Anatole Litvak, Um Passeio ao Sol / A Walk in the Sun , de Lewis Milestone - caracterizados por uma c

Filme do Dia: O Rolls-Royce Amarelo (1964), Anthony Asquith

Imagem
O Rolls-Royce Amarelo ( The Yellow Rolls-Royce , EUA,1964). Direção: Anthony Asquith. Rot. Original: Terence Rattigan. Fotografia: Jack Hildyard. Música: Riz Ortolani. Montagem: Frank Clarke. Dir. de Arte: Vincent Korda, William Kellner & Elliot Scott. Ceografia: Pamela Cornell &  John Jarvis. Firuginos: Edith Head & Pierre Cardin. Com: Ingrid Bergman,  Rex Harrison,  Shirley MacLaine,  Jeanne Moreau,  George C. Scott,   Omar Sharif,   Alain Delon,  Art Carney,  Joyce Grenfell,  Isa Miranda.         Inglaterra. O Marquês de Frinton (Harrison), em uma recepção faustosa que comemora o aniversário de sua esposa (Moreau), decide lhe fazer uma surpresa e chama todos os convidados e a esposa para ver o Rolls-Royce amarelo que lhe comprou. Porém, a Marquesa se encontra menos interessada no carro do que em continuar com sua relação extraconjugal com um jovem. Eles vão à uma corrida de cavalos e, avisado por uma indiscreta amiga, o Marques flagra sua esposa com o jovem amante

Let's Go Sunning - Jack Shaindlin

Imagem

Filme do Dia: Isto Acima de Tudo (1942), Anatole Litvak

Imagem
I sto Acima de Tudo ( This Above All , EUA, 1942). Direção: Anatole Litvak. Rot. Adaptado: R.C. Sheriff, baseado no romance de Eric Knight. Fotografia: Arthur C. Miller. Música: Alfred Newman. Montagem: Walter Thompson. Dir. de arte: Richard Day & Joseph C. Wright. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Gwen Wakeling. Com: Tyrone Power, Joan Fontaine, Thomas Mitchell, Henry Stephenson, Nigel Bruce, Gladys Cooper, Philip Merivale, Sara Algood, Qeenie Leonard.         Prudence Cathway (Fontaine) ingressa na Força Feminina de Guerra, na Segunda Guerra Mundial, contrariando os interesses da família aristocrática, ao assumir uma posição comum a milhares de outras mulheres da classe média e baixa inglesas. Sua amiga, Iris (Cooper) não foge ao padrão. Apresenta-lhe um amigo do namorado, o misterioso Clive Brigss (Power). Logo nasce uma grande paixão entre ambos. Decidida a passar o final de semana em casa, após um longo período reclusa na Força, Prudence embarca com Clive e passa

Filme do Dia: A Outra (1999), Youssef Chahine

Imagem
A Outra ( L’Autre , França, 1999). Direção: Youssef Chahine. Rot. Original: Youssef Chahine & Khaled Youssef. Fotografia: Mohsen Nasr. Música: Yehia El Mougy. Montagem: Rashid Abdel Salam. Dir. de arte: Hamed Hemdan. Figurinos: Nahed Nasrallah. Com: Nabila Ebeid, Mahmoud Emida, Hanan Tork, Hani Salama, Lebleba, Hassan Abdel Hamid, Ezzat Abou Aouf, Ahned Fouad Selim.         Adam (Salama) é o filho de um casal milionário que, estudando nos EUA, retorna de dois em dois anos ao Egito para passar férias. Dessa vez ele apaixona-se pela jornalista sem recursos Hanane (Tork). Contra à vontade da possessiva mãe, Margaret (Ebeid), Adam casa-se com Hanane. Após uma lua-de-mel paradisíaca, os problemas começam a surgir. Hanane está envolvida em uma matéria jornalística que compromete não só o melhor amigo de Margaret, como a própria família de Adam. Indignado com o orgulho da esposa, Adam estupra-a. Margaret fica feliz ao saber que se encontram separados e adverte-o que ele tem que c

Filme do Dia: Alice no País das Maravilhas (2010), Tim Burton

Imagem
Alice no País das Maravilhas ( Alice in Wonderland , EUA, 2010). Direção: Tim Burton. Rot. Adaptado: Linda Woolverton. Fotografia: Dariusz Wolski. Música: Danny Elfman. Montagem: Chris Lebenzon. Dir. de arte: Robert Stromberg & Stefan Drechant. Cenografia: Karen O’ Hara & Peter Young. Figurinos: Colleen Atwood. Com: Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham-Carter, Anne Hathaway, Crispin Glover, Matt Lucas, Frances de la Tour, Marton Csokas, Geraldine James. Alice (Wasikowska), garota de 19 anos, surpreende a todos que pretendiam surpreendê-la, ao rejeitar a proposta de se casar com um nobre de muitas posses e foge para o labirinto onde adentra no universo dos sonhos de criança, em que seu destino é lutar ao lado de seus amigos Chapeleiro Louco (Depp), a Lebre de Março, os gêmeos Tweedleded e Tweedledum (Lucas), o Coelho Branco , a Lagarta Azul ou o Gato Risonho contra a tirania da Rainha Vermelha (Carter) e ao lado da Rainha Branca (Hathaway). Versão decepcionantem
SYLVIA Heartsa Jack Finney, that's what you got! The onlookers laugh again. Ned has hardly understood the words, only the attack. He backs away a a bit. JACK You used our market to feed your kids. We all got kids to feed too-- SYLVIA What's more we bring up our kids to behave themselves. Our kids don't go around drunk, our kids don't wreck cars-- JACK (more or less to the onlookers) He kept his daughters' names outta the paper that time!

Filme do Dia: O Moinho do Pó (1949), Alberto Lattuada

Imagem
O Moinho do Pó ( Il Mulino del Po , Itália, 1949). Direção: Alberto Lattuada. Rot. Adaptado: Federico Fellini , Tulio Pinelli , Riccardo Bacchelli, Mario Bonfantini, Luigi Comencini, Alberto Lattuada, Carlo Musso & Sergio Romano, baseado no romance de Riccardo Bacchelli. Fotografia: Aldo Tonti. Música: Aldo Tonti. Montagem: Mario Bonotti. Dir. de arte: Aldo Buzzi. Cenografia: Luigi Gervasi. Figurinos: Maria De Matteis. Com: Carla Del Poggio, Jacques Sernas, Mario Besesti, Giulio Calì, Anna Carena, Giacomo Giuradei, Leda Gloria, Nino Pavese, Isabelle Riva. Final do século XIX, às margens do Rio Pó, uma comunidade se encontra dividida. Por um lado surgem as idéias socialistas e de outro um patrão inflexível Clapassòn (Besesti). A família Scacerni se encontra no centro desse conflito. Pretendendo casar a filha Berta (Del Poggio) com Orbino(Sernas), seus planos se encontram adiados com o incêndio do moinho, que é fonte de renda da família, e posterior prisão do irmão de Berta,

Filme do Dia: Pecados Inocentes (2007), Tom Kalin

Imagem
Pecados Inocentes ( Savage Grace , EUA/Espanha/França, 2007). Direção: Tom Kalin. Rot. Adaptado: Howard A. Rodman, baseado no livro de Natalie Robins & Steven M.L. Aronson. Fotografia: Juan Miguel Azpiroz. Música: Fernando Velásquez. Montagem: John F. Lyons. Victor Molero & Deborah Chambers. Figurinos: Gabriela Salaverri. Com: Julianne Moore, Stephen Dillane, Eddie Redmayne, Abel Folk, Elena Anaya, Hugh Dancy, Barney Clark, Mapi Galán. Tony (Redmayne) é o filho mimado de Barbara Baekeland (Moore) que cresce acompanhando os pais por diversos lugares. Barbara encontra apoio e cumplicidade no filho que não encontra no marido, o distante Brooks (Dillane). Tony tenta engatar namoro com Blanca (Anaya), mas a garota finda o relacionamento e parte com Brooks, deixando Barbara desesperada e confusa. Após uma tentativa de suicídio, Barbara faz sexo com o próprio filho. Tony surta e, tempos depois, a mata. Kalin retorna a elementos de seu filme de estréia, Swoon (1992) como o
Imagem

Filme do Dia: Terra em Transe (1967), Gláuber Rocha

Imagem
Terra em Transe (Brasil, 1967) Direção e Roteiro: Gláuber Rocha . Diretor de fotografia: Luiz Carlos Barreto;  Montador: Eduardo Escorel Música: Sérgio Ricardo. Com: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha, Paulo Gracindo, Hugo Carvana, Danuza Leão,  Jofre Soares, Modesto de Sousa, Mário Lago, Flávio Migliaccio, José Marinho, Paulo César Pereio, Darlene Glória.          O jornalista e poeta Paulo Martins (Filho) se encontra baleado e à beira da morte. Momentos de sua trajetória vão sendo delineados. Seu afastamento do político direitista Dom Porfírio Diaz (Autran), quando este chega ao senado de Eldorado. Seu apoio a candidatura do populista Vieira (Lewgoy), que depois de eleito governador da província de Alecrim, promove a repressão. Paulo, um dos mentores ideológicos de sua campanha, sente-se mal quando rechaça um campônes em que vê espelhado sua própria fraqueza e servilismo. O campônes é encontrado morto no dia seguinte, através das mãos do Cel.Moreira. O gov

The Film Handbook#78: D.A.Pennebaker

Imagem
D.A.Pennebaker Nascimento: 15/07/1925, Evanston, Illinois, EUA Carreira (como diretor): 1953- A importância de Don Alan Pennebaker reside menos na verdadeira qualidade de seus filmes, e mais em sua contribuição para o desenvolvimento de novas formas de realização de documentários no final dos anos 50 e anos 60. Um membro veterano do movimento conhecido como Cinema Direto, ajudou os métodos pioneiros de reportagem que exerceriam grande influência na obra de não ficção tanto do cinema como da televisão. Com formação em engenharia, Pennebaker realizou sua estreia no cinema com Daybreak Express , uma deliciosamente atmosférica e algumas vezes abstrata colagem de imagens de Nova York com música de Duke Ellington. Porém foi  sua obra dos primórdios dos anos 60 com o grupo de realizadores da Drew Associates (incluindo Richard Leacock e Albert Maysles) que o levou ao primeiro plano do documentário americano. Empregando desenvolvimentos técnicos recentes como câmeras mais leves, filmes

Filme do Dia: Holding Your Breath (2001), Antony Lucas

Imagem
Holding Your Breath (Austrália, 2001). Direção: Anthony Lucas. Rot. Original: Stuart Page.  Montagem: David Tait. Dir. de arte: Josh Young. Numa cidade industrial, jovem se relaciona com namorado, enquanto  um cão e um velho sempre se encontram próximos. O cão, inicialmente agressivo, torna-se amigável após ela ter caído no rio para tentar salvá-lo. A sua narrativa de traços modernos, elitpica e distante de sentimental, com ausência de trilha sonora, une-se um processo de animação com silhuetas bastante interessante, mesmo que sua marcação seja extremamente convencional ao seguir os preceitos do cinema de ação ao vivo e a voz over que narra tudo, mesmo que distanciada (algo evocativo do processo efetivado por Malick em Terra de Ninguém ) acaba sendo igualmente uma demonstração do fracasso de não conseguir dar conta da mesma apenas visualmente. 6 minutos.

Filme do Dia: Accattone - Desajuste Social (1961), Pier Paolo Pasolini

Imagem
Accattone - Desajuste Social ( Accatone , Itália, 1961). Direção e Rot. Original: Pier Paolo Pasolini. Fotografia: Tonino Delli Colli. Montagem: Nino Baragli. Dir. de arte: Flavio Mogherini. Cenografia: Gino Lazzari. Com: Franco Citti, Franca Pasut, Silvana Corsini, Paola Guidi, Adriana Asti, Luciano Conti, Luciano Gonini, Renato Capogna, Mario Cipriani, Silvio Citi. Jovem desocupado Vittorio, mais conhecido como Accattone (Citti) vive como cafetão da própria mulher, Maddalena (Corsini) e seu círculo social são os amigos igualmente desocupados e as prostitutas. Maddalena é presa e Accatone tenta  explorar a bela e ingênua Stella (Pasut), que mesmo se dando conta do que ocorre tenta se prostituir sem sucesso. Pela primeira vez na vida Accattone passa a levar uma vida de trabalhador e sustentar Stella, porém ao fugir de uma batida policial morre tragicamente. Esse memorável retrato poético do lumpem-proletariado e primeiro filme do cineasta talvez também seja seu melhor, dotad

Filme do Dia: Ménilmontant (1926), Dimitri Kirsanoff

Imagem
Ménilmontant (França, 1926). Direção, Rot. Original e Montagem: Dimitri Kirsanoff. Fotografia: Léonce  Crouan & Dimitri Kirsanoff. Com: Nadia Sibirskaia, Yolanda Beaulieu, Guy Belmond, Jean Pasquier, Maurice Ronsard. Duas jovens irmãs (Sibraskaia e Beaulieu) partem para Paris, após o assassinato de seus pais. Lá o breve período de esperança e alegria logo cede a dificuldade de levar a vida. A irmã mais jovem (Sibraskaia) se enamora de um homem (Belmond), que aparentemente somente quer seus favores sexuais. Após um tempo afastada de casa, depois de flagrar seu homem com a irmã, vagando pelas ruas e com um filho recém-nascido, ela retorna as imediações do prédio onde morara e descobre que a irmã se tornou prostituta. Enquanto as duas se reencontram emocionadamente, o homem é assassinado por um rival. Pérola virtualmente pouco conhecida do cinema silencioso, o filme de Kirsanoff abdica dos entretítulos para se fazer valer de sua excêntrica mescla entre cinema narrativo e de v