Postagens

The Film Handbook#61: Jean-Luc Godard

Imagem
Jean-Luc Godard Nascimento : 03/12/1930, Paris, França Carreira  (como realizador): 1954- Menos sobre a vida em si própria do que sobre como ela é representada pelo cinema, a obra de Jean-Luc Godard é genuinamente modernista. Repleto de alusões, citações e digressões, sua mescla de ficção e documentário é o equivalente do ensaio crítico mais que do romance; porém, enquanto repetidamente questiona a tradicional forma fílmica e sua relação com a política, Godard frequentemente desliza para uma premeditada obscuridade e pretensões imaturas. Ainda assim, sua mescla de pessoal e político, e sua busca por novos sentidos através de novas e complexas contraposições de som e imagem lhe asseguraram que sua produção variada e prolífica tenha influenciado profundamente o cinema pós-anos 50. Como cinéfilo obsessivo, o jovem Godard escreveu críticas para o Cahiers du Cinéma ao lado de  Truffaut , Rohmer et al. Enquanto trabalhava como montador, publicitário e jornalista realizou cinco curt

Filme do Dia: Contra Todos (2004), Roberto Moreira

Imagem
Contra Todos (Brasil, 2004). Direção e Rot. Original: Roberto Moreira. Fotografia: Adrian Cooper. Música: Lívio Trachtenberg. Montagem: Mirella Martinelli. Dir. de arte e Figurinos: Marjorie Gueller & Joana Porto. Com: Leona Cavalli, Sílvia Lourenço, Ailton Graça, Giulio Lopes, Martha Meola, Dionísio Neto, Gustavo Machado, Paula Pretta, Ismael de Araújo. Na periferia de São Paulo, Teodoro (Lopes) é casado com Cláudia (Cavalli), e pai de Soninha (Lourenço). Enquanto Teodoro passa a se interessar pela evangélica Terezinha (Meola), sua mulher possui um caso com o amigo da filha, Júlio (Araújo). Sem que a família saiba, o religioso Teodoro também é membro de um esquadrão de justiceiros, com a cumplicidade do amigo Waldomiro (Graça). Quando Júlio aparece morto e castrado, Cláudia abandona a família certa de que se tratara de uma ação do marido. Soninha passa a ter um caso com Waldomiro. Teodoro ganha um dinheiro do pai de Júlio para justiçar a sua morte e mata seu melhor amigo.

Filme do Dia: Serenata Tropical (1940), Irving Cummings

Imagem
Serenata Tropical ( Down Argentine Way , EUA, 1940). Direção: Irving Cummins. Rot. Original: Darrell Ware & Karl Tunberg, a partir do argumento de Rian James & Ralph Spence. Fotografia: Ray Rennahan & Leon Shamroy. Música: Cyril J. Mockridge. Montagem: Barbara McLean. Dir. de arte: Richard Day & Joseph C. Wright. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Travis Banton.  Com: Don Ameche, Betty Grable, Carmen Miranda , Charlotte Greenwood, J. Carrol Naish, Henry Stephenson, Kay Aldridge, Leonid Kinskey. Ricardo Quintana (Ameche) é um dândi argentino que se encanta pela norte-americana Glenda Crawford (Grable) em Nova York. Ela se encanta igualmente por um dos cavalos de Quintana, que ele, por birra do pai (Stephenson), vende para outra mulher. Glenda viaja com a tia Binnie (Greenwood) à Argentina e lá reencontra Quintana, não hesitando mais sobre de quem será seu coração.  Sua tia, por sua vez, diverte-se com Tito Acuna (Kinskey). O filme de estreia de Miranda no cine
Os homens, ao redor, no sol escaldante, triunfal, dão início diante de meus olhos, ao espetáculo do rebuliço infinito, que irá me acompanhar de agora em diante, por toda a costa da Apúlia. Qualquer outro rebuliço, que eu conheça, é nada perto desse. São ágeis, de ancas pequenas, olhos grandes, nariz comprido: uma hélice gira dentro deles, a hélice do sexo, da curiosidade, da vontade de existir. Pier Paolo Pasolini,  La longue route de sable, p. 119.

Filme do Dia: Dr. Jekyll And Mr. Hyde (1912), Lucius Henderson

Imagem
Dr. Jekyll and Mr. Hyde (EUA, 1912). Direção: Lucius Anderson. Rot. Adaptado: baseado na peça de Thomas Russell Sullivan e no livro de Robert Louis Steenson. Com: James Cruze, Florence La Badie, Marie Eline, Jane Gail, Marguerite Snow, Harry Benham. Médico respeitado, Jekyll (Cruze) se tranforma no abominável monstro Hyde (Cruze), após consumir ele próprio uma droga que criou.  Hyde assassina o pai de sua futura noiva (La Badie) e se torna uma ameaça para a vizinhança. No dia do assassinato é seguido por um policial que o vê se refugiar na mansão de Jekyll. Quando ele adentra a mansão não consegue encontrar pista do criminoso, pois ele já voltou a se encontrar sobre a nobre face do dr. Jekyll. Sem mais conseguir controlar suas alterações, Jekyll foge da esposa quando sente que vai se transformar mais uma vez e é encontrado morto no seu próprio laboratório sobre a face de Hyde. Ainda que essa seja talvez a mais conhecida adaptação do célebre romance de Stevenson (e igualmente e

Filme do Dia: Dick Croker Leaving Tammany Hall (1900)

Imagem
Dick Croker Leaving Tammany Hall (EUA, 1900). Fotografia William ‘Daddy’ Paley. Esse “flagrante” de um célebre político nova-iorquino da época em companhia de outras lideranças políticas não é auxiliado pelo catálogo na descrição de exatamente quem se trata a personalidade referida tal como em Secretary Long and Captain Sigsbee . Pela insistência maior de sua presença no campo visual, apostar-se-ia se tratar de um dos dois homens que se posicionam praticamente diante da câmera nessa encenação do cotidiano ainda tão comum nos meios televisivos contemporâneos – que ganha um aliado a mais em termos de espontaneidade na figura da garotinha que se volta duas vezes para a câmera – um deles realizando uma rápida gesticulação para a câmera. Ou seria o homem que surge mais sóbrio e discreto e por bem menos tempo logo após e cumprimenta alguém que se encontra fora do quadro levantando o chapéu. O fato do reconhecimento público em meio ao breve percurso que o último efetiva diante da câmera

Filme do Dia: A História do Cinema: Uma Odisseia (2011), Mark Cousins

Imagem
* A História do Cinema: Uma Odisséia ( The Story of Film: An Odissey , Reino Unido, 2011). Direção e Rot. Original: Mark Cousins. Montagem: Timo Langer. Episódio 1: Introdução/O Mundo Descobre uma Nova Forma de Arte/Emoções se Tornam História. O Surgimento do cinema em meio aos avanços impressionantes do final do século XIX e idos do século XX. Os diversos locais e aparatos que surgiram quase ao mesmo tempo. Edison e Lumiére. O filme fantástico com Méliès. O surgimento do primeiro close cinematográfico com o realizador britânico G.A. Smith. A câmera em movimento através dos phantom rides .  Do uso de uma montagem que acompanha as ações de perspectivas diversas, tal como na remontagem que Porter fez de seu próprio filme ( Life of An American Fireman ). A luz nórdica e seus dois grandes mestres: Benjamin Christensen e Victor Sjöström . O surgimento de Hollywood e da estrela de cinema (Florence Lawrence, primeira de muitos a pavimentar a paradoxal imbricação entre fama, glamour e