Postagens

The FilmHandbook#54: Os Irmãos Coen

Imagem
Os Irmãos Coen Joel Nascimento: 29/11/1954, Minneapolis, EUA Ethan Nascimento : 21/09/1957, Minneapolis, EUA Carreira (como diretores): 1984- Apesar de serem "fedelhos do cinema" (Joel estudou cinema na New York University), Joel e Ethan Coen se diferenciam de seus pares em seu aparente desejo de trabalhar com orçamentos relativamente modestos nas margens do establishment hollywoodiano. Como seus predecessores, no entanto - particularmente o jovem Spielberg  - são inspirados menos por produções de prestígio hollywoodianas que pelos filmes B e animações. Até o momento, os irmão tem trabalhado como equipe: Joel dirige, Ethan produz, ambos escrevem. Sua estreia certeira, Gosto de Sangue / Blood Simple > 1 , foi um estilizado filme noir . Sua premissa básica (um proprietário de bar no Texas é traído pelo detetive que havia contratado para assassinar sua esposa infiel e seu amante) é transformada por um roteiro criativamente tortuoso numa sutil, quase farsesca, análise

Filme do Dia: A Melodia (1992), Bill Plympton

Imagem
A Melodia ( The Tune , EUA, 1992). Direção: Bill Plympton. Rot. Original: Bill Plympton, Maureen McElheron & P.C. Vey. Fotografia: John Donnelly.  Música: Maureen McElhorn. Montagem: Merril Stern. Animação de longa-metragem de um realizador que talvez seja mais conhecido por seus curtas. E talvez merecidamente. Como outros longas animados que lhe antecederam, notadamente Yellow Submarine , no filme de Plympton o leve traço de enredo – um músico pretende levar sua última coleção de músicas para um importante produtor musical e o tempo está se esgotando – é apenas um pretexto para a apresentação da animação e dos números musicais. Como a animação de Plympton porsi só nada tem de extraordinária, ao contrário do filme dos Beatles que ao menos contemplava a psicodelia da época, sobra apenas a trilha de canções, algumas mais interessantes que outras mas longe de chamarem a atenção e – o que talvez seja a melhor qualidade do filme – o seu senso de onirismo sem apelar para cacoetes s

Filme do Dia: Minha Noite com Ela (1969), Eric Rohmer

Imagem
Minha Noite com Ela ( Ma Nuit chez Maud , França, 1969). Direção e Rot. Original: Eric Rohmer. Fotografia: Néstor Almendros. Montagem: Cécile Decugis. Dir. de arte: Nicole Rachline. Com: Jean-Louis Trintignant, Françoise Fabian, Marie-Christine Barrault, Antoine Vitez, Léonide Kogan, Guy Léger, Anne Dubot, Marie Becker. Jean-Louis (Trintignant) é um católico que se muda para a província e se encontra tocado por uma jovem que percebe na igreja, Françoise (Barrault), com quem acredita que deve se casar. Certo dia, ele reencontra um amigo que não via há 14 anos, Vidal (Vitez), que lhe apresenta Maud (Fabian), uma charmosa mulher divorciada. Dividido entre a razão, que o faz acreditar na fidelidade do amor e na crença de que Françoise, até por ser católica, é a mulher com quem deve casar e o desejo por Maud, ele inicialmente não toma uma decisão. Porém, ao reencontrar ocasionalmente Françoise ele marca um encontro com ela, que apesar de gostar muito dele, ressente-se ainda pelo amor
Imagem

Filme do Dia: Alexandre Nevski (1938), Serguei Eisenstein & Dimitri Vasilyev

Imagem
Alexandre Nevski ( Aleksandr Nevskyi , URSS, 1938). Direção: Serguei Eisenstein & Dimitri Vasilyev. Rot. Original: Serguei Eisenstein & Pyotr Pavlenko. Fotografia: Eduard Tisse. Música: Sergei Prokofiev. Montagem: Serguei Eisenstein & Esfir Tobak. Dir. de arte: Iosif Shpinel, Serguei Eisenstein & Nikolai Solovyov. Figurinos: Serguei Eisenstein. Com: Nikolai Cherkasov, Nikolai Okhlopkov, Andrei Abrikosov, Dimitri Orlov, Vasili Novikov, Nikolai Arski, Varvara. No século XIII, Alexandre Nevski (Cherkasov), retirado em um bucólica vila de pescadores junto a um lago é chamado a defender o povo russo da ameaça teutônica de bispos cristãos e seus exércitos. Nevski e todos os homens da aldeia partem. Dois deles se enamoram de uma jovem. A batalha sangrenta deixa vários mortos e feridos de ambos os lados, mas Nevski e os russos se sagram vitoriosos, trazendo algumas das lideranças alemãs capturadas. Ainda que a extrema sensibilidade nas composições visuais característica

Filme do Dia: Cinderella (1914), James Kirkwood

Imagem
Cinderella (EUA, 1914). Direção: James Kirkwood. Rot. Adaptado: Baseado no conto de Charles Perrault, Cendrillon . Com: Mary Pickford, Owen Moore, Isabel Vernoon, Georgia Wilson, Lucille Carney, W.N. Cone, Inez Marcel. Cinderella (Pickford) é uma criada desprezada que vive na casa de mulheres solteironas (Wilson e Carney) e sua velha mãe (Vernon). O rei (Cone) decide organizar um baile para escolher uma esposa para seu filho (Moore). Devido a boa ação prestada por Cinderella, a Fada Madrinha (Marcel) a transforma numa linda jovem, assim como ratos e abóbora em um coche encantado com cavalos e cocheiros. A fada a avisa de que deve retornar antes da meia-noite, pois o encanto desaparecerá.  Nenhuma mulher da cidade desperta a atenção do Príncipe até a chegada de Cinderella. Apaixonado à primeira vista, o Príncipe não entende porque Cinderella o abandona correndo. Como ela deixa para trás seu sapato de cristal, o Príncipe quer que todas as moças do povoado testem o sapato. Após sabe

Fime do Dia: O Pesadelo do Escultor (1908), Wallace McCutcheon

Imagem
O Pesadelo do Escultor ( The Sculptor’s Nightmare ,   EUA, 1908). Direção: Wallace McCutcheon. Fotografia: G.W. Bitzer. Com: Florence Auer, D.W. Griffith, Edward Dillon. Grupo decide qual será o busto que irá substituir o do presidente Roosevelt. Todos pensam no de si próprios e como não chegam a um acordo vão até o estúdio do escultor provocando grande arruaça e destruindo por completo o mesmo. Embriagado, o escultor provoca confusão em um restaurante, sendo preso. Na prisão, sonha com os bustos. É bastante curioso como, de certa forma, McCutcheon havia algo pavimentado o caminho para o filme narrativo dramático de Griffith (aqui surgindo como ator) com algumas das produções que dirigira desde 4 anos atrás. Aqui, justamente no período em que o filme narrativo começa a dar seus passos mais sólidos, parece reverter para um caminho inverso, mais próximo do cinema de atrações, como é o caso tanto da primeira cena, onde uma discussão interminável tem lugar na mesa ou da segunda, qu

Filme do Dia: Em Busca de um Sonho (1962), Mervin LeRoy

Imagem
Em Busca de um Sonho ( Gypsy , EUA, 1962). Direção: Mervin LeRoy. Rot. Adaptado: Leonard Spigelglass, a partir do musical de Arthur Laurents e do livro de memórias de Gypsy Rose Lee. Fotografia: Harry Stradling Sr. Música: Jule Styne. Montagem: Philip W. Anderson. Dir. de arte: John Beckman. Cenografia: Ralph S. Hurst. Figurinos: Orry-Kelly & Howard Shoup. Com: Rosalind Russell, Natalie Wood, Karl Malden , Paul Wallace, Betty Bruce, Parley Baer, Morgan Brittany, Ann Jillian, Harry Shannon. Rose Hovick (Russell) é uma veterana do vaudeville, que após um grande sucesso com suas filhas e um grupo de rapazes próximos, finda por ver a crescente decadência da carreira, assim como a desagregação do grupo. Seu empresário e companheiro Herbie Sommers (Malden), é um dos poucos que a acompanha nessa acidentada trajetória, assim como sua filha Louise (Wood). Rose foca toda sua atenção em Louise, considerada a filha menos talentosa da trupe – a outra havia seguido carreira por si só. Quan

Filme do Dia: Gladiador (2000), Ridley Scott

Imagem
Gladiador (Gladiator, EUA/Reino Unido, 2000). Direção: Ridley Scott. Rot. Original: David H. Franzoni,  John Logan &  William Nicholson. Música: Hans Zimmer. Montagem: Pietro Scalia. Dir. de arte: Arthur Max, David Allday, Benjamín Fernández,  John King,  Keith Pain & Peter Russell. Cenografia: Jille Azis, Elli Griff, Sonja Klaus &   Crispian Sallis. Figurinos: Janty Yates. Com: Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Oliver Reed, Derek Jacobi, Richard Harris, John Shrapnel, David Schofield, David Hemmings.       No final da vida, o enfermo imperador Marcus Aurelius (Harris), comanda sua última operação de guerra, tendo confiança que seu cargo será transmitido ao seu homem de confiança, o General Maximus (Crowe)  e não para o filho sem caráter, Commodus (Phoenix). Maximus também despertou a paixão da filha de Aurelius, Lucilla (Nielsen). Porém Commodus assassina o pai e Maximus é condenado à morte, conseguindo assassinar seus algozes e fugir. Posteriormente

The Film Handbook#53: William Friedkin

Imagem
William Friedkin Nascimento : 29/08/1939, Chicago, Illinois, EUA Carreira (como diretor): 1967- Em muitos dos filmes de William Friedkin há um elemento de sensacionalismo que sugere não somente o faro comercial de um oportunista mas também a ausência de visão artística. Comparados com outros "maníacos por tecnologia" que se tornaram proeminentes no cinema americano dos anos 70, ele aparenta ser singularmente destituído de personalidade. Um diretor de televisão ainda antes de completar seus 20 anos, Friedkin realizou sua estreia no cinema com Good Times , veículo musical para a dupla de cantores Sonny e Cher. Seguiu-se Quando o Strip-Tease Começou / The Night They Raided Minsky's , enfadonho drama de época ambientado no mundo do vaudeville dos anos 20 e duas adaptações redundantes e exageradamente teatrais de obras do teatro - Feliz Aniversário / The Birthday Party , de Harold Pinter e Os Rapazes da Banda / The Boys in the Band , de Mart Crowley (outro encontro par

Filme do Dia: Em Busca do Ouro (1925), Charles Chaplin

Imagem
Em Busca do Ouro ( The Gold Rush , EUA, 1925). Direção e Rot. Original: Charles Chaplin . Fotografia: Roland Totheroh. Montagem: Charles Chaplin. Dir. de arte: Charles D. Hall.Com: Charles Chaplin, Mack Swain, Tom Murray, Henry Bergman, Malcolm Waite, Georgia Hale. No Klondike da época da Corrida do Ouro, um Vagabundo (Chaplin) para lá parte e se envolve com trapaceiros ou gananciosos, passando por grandes dificuldades, inclusive fome extrema e apaixonando-se por uma garota bastante disputada, Georgia (Hale). Ele encontra ouro e reencontra casualmente Georgia, quando faz uma reconstituição de sua própria aventura para a imprensa. Esse clássico da comédia de todos os tempos, com alguns momentos antológicos, como a da dança dos pãezinhos e a dos apuros do herói e seu companheiro numa cabana que foi levada pela tempestade para a beira de um precipício, assim como a dança com Georgia no saloon, que é acompanhada por um cachorro, ou ainda o momento em que Big Jim visualiza o Va

Filme do Dia: O Marquês (1914), George Nichols & Mack Sennett

Imagem
O Marquês (Cruel, Cruel Love , EUA, 1914). Direção: George Nichols & Mack Sennett. Rot. Original: Craig Hutchinson. Fotografia: Frank D. Williams. Com: Charles Chaplin , Minta Durfee, Edgar Kennedy, Eva Nelson, Glen Cavender, Billy Gilbert, William Hauber. Um aristocrata excêntrico (Chaplin) e sensível se envenena quando sua noiva (Durfee) decide romper o noivado ao vê-lo fazendo afagos em sua criada (Nelson). O que ela não sabe é que ele tropeçou por acidente nela. O aristocrata, ao descobrir que sua noiva voltara atrás da decisão, desespera-se pois acredita já ser tarde demais. Exemplo de um dos primeiros filmes de Chaplin como ator, no mesmo ano que passou a atuar para o cinema, fazendo parte da trupe de Sennett. O resultado final é marcado por cacoetes provenientes da pantomima e do music-hall , sobretudo no que diz respeito as ações físicas envolvendo quedas e tropeções e mesmo na sua estruturação eminentemente teatral, centrada sobretudo nas entradas e saídas a partir

Filme do Dia: Juventude Desenfreada (1960), Nagisa Oshima

Imagem
Juventude Desenfreada ( Seishun Zankoku Monogotari , Japão, 1960). Direção e Rot. Original: Nagisa Oshima. fotografia: Tasashi Kawamata. Música: Riichiro Manabe. Montagem: Keiichi Uraoka. Dir. de arte: Koji Uno. Com: Yusuke Kawasu, Miyuke Kuwano, Yoshiko Kuga, Fumio Watanabe, Aki Morishima, Kan Nihonyanagi, Yuki Tominaga, Asao Sano.            Kiyoshi (Kawasu) é uma jovem virgem que quase é violentada por um caronista até ser salva por um homem que encontrava-se próximo, Makoto (Kuwano). O jovem universitário a convidará para sair e após tortura-la por algum tempo fará amor com ela. Apaixonada por Makoto, Kiyoshi quer tê-lo como namorado, embora esse a tente dissuadir se auto-afirmando como mau-caráter e amante de uma mulher mais velha. Kiyoshi não desiste e acaba aceitando ser isca para que Makoto assalte homens que se encontram sexualmente interessados nela, além de passar a morar com o namorado. Kiyoshi descobre-se grávida e Makoto lhe ordena que faça um aborto. O casal é p
Escrevo, triste, no meu quarto quieto, sozinho como sempre tenho sido, sozinho como sempre serei. E penso se a minha voz, aparentemente tão pouca coisa, não encarna a substância de milhares de vozes, a fome de dizerem-se de milhares de vidas, a paciência de milhões de almas submissas como a minha ao destino quotidiano, ao sonho inútil, à esperança sem vestígios. Nestes momentos meu coração pulsa mais alto por minha consciência dele. Vivo mais porque vivo maior. (Fernando Pessoa, O Livro do Desassossego )

Filme do Dia: La Première Nuit (1958), Georges Franju

Imagem
La Première Nuit (França, 1958). Direção: Georges Franju. Rot. Original: Georges Franju, Marianne Oswald & Rémo Forlani, a partir da ideia de Oswald. Fotografia: Eugen Schüfftan. Música: Georges Delerue . Montagem: Jasmine Chasney & Henri Colpi. Com: Pierre Devis, Lisbeth Persson.       Garoto consegue escapar do carro com motorista que o leva e traz da escola e se aventurar pelos subterrâneos de Paris através do metrô, sendo constantemente perseguido pela visão de uma garota de sua idade.     A melancolia sobriamente não sentimental com que é descrito o imaginário infantil, em contraposição, por exemplo, a filmes que também lidam com o mesmo e com uma mais aberta fantasia tais como  O Balão Vermelho (1956), é o que mais chama a atenção desse também curta francês de Franju .  Sem diálogos, sua trilha musical é em grande parte responsável pela criação atmosférica, assim como a escolha de composições que realçam seu tom soturno e o processo de isolamento do garoto diante d

Filme do Dia: Não Quero Apenas Que Vocês Me Amem (1993), Hans Günther-Pflaum

Imagem
Não Quero Apenas Que Vocês Me Amem ( Ich Will Nicht Nur, Dass Ihr Mich Liebt , Alemanha, 1993). Direção e Rot. Original: Hans Günther-Pflaum. Fotografia: Manfred Buckle & Werner Kurz. Montagem: Ingrid Wolff. Documentário que à parte algumas soluções infelizes – como o pavoroso final  carpideiro sob a lápide do cineasta e ao som de música lírica – procura investigar algo do gigantesco legado de Rainer Werner Fassbinder ao longa de sua relativamente curta carreira – 1969 a 1982. É dividido em tópicos, que geralmente remetem a alguma frase dos entrevistados. Entre esses se encontram o cineasta Volker Schlöndorff , os atores Hanna Schygulla, Kurt Raab, Ingrid Caven (que chegou a ser casada com Fassbinder ), Harry Baer (que escreveu uma biografia sobre o cineasta) e Andréa Ferréol, os fotógrafos Michael Ballhaus, Diether Lohmann e Xaver Schwarzenberger e a montadora Juliane Lorenz. Entre os depoimentos mais marcantes estão o de sua mãe, a atriz bissexta Lilo Pempeit, que conta

Filme do Dia: Se Não Nós, Quem? (2011), Andres Veiel

Imagem
Se Não Nós, Quem? ( Wer Wenn Nicht Wir , Alemanha, 2011). Direção: Andres Veiel. Rot. Original: Andres Veiel, a partir do argumento de Gerd Koenen. Fotografia: Judith Kaufmann. Música: Annette Focks. Montagem: Hansjörg Weissbrich. Dir. de arte: Christian M. Goldbeck & Daniel Chour. Cenografia: David Hoffman. Figurinos: Bettina Marx. Com: August Diehl, Lena Lauzemis, Alexander Fehling, Thomas Thieme, Imogen Kogge, Michael Wittenborn, Sussane Lothar, Maria-Victoria Dragus, Vicky Krieps, Jonas Hämmerle. Bernward Vesper (Hämmerle) é um garoto criado desde pequeno sob a firme mão de seu pai, partidário do Nazismo, e escritor destacado então, Willi (Thieme). Quando jovem adulto (Diehl) se apaixona pela colega de universidade Gudrun Esslin (Lauzemis) e promete ao pai voltar a publicar sua obra, proibida desde a redemocratização. Bernward junta-se a Gudrun para fundar uma editora de pequeno porte. Sua união é desaprovada pela família de Gudrun, que, ainda assim, e mesmo com as consta

Filme do Dia: De Mayerling à Sarajevo (1940), Max Ophüls

Imagem
De Mayerling à Sarajevo ( De Mayerling a Sarajevo , França, 1940). Direção: Max Ophüls. Rot. Original: Carl Zuckmayer, André-Paul Antoine, Marcelle Maurette & Jacques Natanson. Fotografia: Curt Courant & Otto Helelr. Música: Oscar Straus. Montagem: Myriam Boursoutsky & Jean Oser. Dir. de arte: Jean d’Eaubonne. Figurinos: Boris Bilinsky. Com: Edwige Feuillère, John Lodge, Aimé Clariond, Jean Worms, Jean Debucourt, Raymond Aimos, Gabrielle Dorziat, Henri Bosk, Gaston Dubosc, Marcel André. O arquiduque Francisco Ferdinando (Lodge), herdeiro do Império Austro-Húngaro, apaixona-se perdidamente pela condessa tcheca Sophie Chotek (Feuillère). A união dos dois somente pode ser selada com a abdicação da linha sucessória para seus filhos e exclusão da esposa dos eventos oficiais. O imperador relega ao filho o papel de diplomata em missões nos países próximos, papel que cumpria quando conhecera Sophie. 14 anos após casados, Sophie decide, com maus presságios, partir para Sara

The Film Handbook#52: Jonathan Demme

Imagem
Jonathan Demme Nascimento: 22/02/1944, Rockville Center, Nova York, EUA Carreira : 1974- Dos diretores que emergiram da New World de Corman durante os anos 70, Jonathan Demme é de longe o mais talentoso e original. Ainda que seu aprendizado tenha se dado em filmes sensacionalistas, seu estilo e personagens frequentemente remetem a estilos de filmagem precedentes. Após trabalhar com crítica de cinema e publicidade, Demme serviu a Corman  como escritor-produtor em dois thrillers de Joe Viola ( Angels Hard as They Come , The Hot Box ). Mesmo rotineiros, eles lhe permitiram a oportunidade para dirigir Celas em Chamas / Caged Heat , um engenhoso drama prisional feminino, memorável por suas ambiciosas sequencias oníricas, um vibrante e quase feminista retrato de solidariedade e uma trilha percussiva de John Cale. Crazy Mama  e Pelos Meus Direitos / Fighting Mad  foram igualmente filmes de ação nada convencionais; foi, no entanto, somente quando se afastou do formato sensacionalista

Filme do Dia: Vende Caro o Teu Amor (1950), Alberto Gout

Imagem
Vende Caro o Teu Amor ( Aventurera , México, 1950). Direção: Alberto Gout. Rot. Adaptado: Alberto Gout, Carlos Sampelayo & Álvaro Custodio, a partir de conto do último. Fotografia: Alex Phillips. Música: Antonio Díaz Conde. Montagem: Alfredo Rosas Priego. Dir. de arte: Manuel Fontanals. Figurinos: José Díaz “Pepito”. Com: Niñon Sevilla, Tito Junco, Andrea Palma, Rubén Rojo, Miguel Inclán, Jorge Mondragón, Maruja Grifell, Luis López Somoza, Pedro Vargas, Salvador Lozano. Elena Tejero (Sevilla), filha de uma família de alta posição social, vê sua vida destroçada após descobrir que sua mãe (Grifell) não apenas possui uma relação amorosa com Ramon (Lozano) como abandona o pai, que se suicida. Desesperada e desempregada, Elena encontra casualmente Lucio (Junco), que a leva ao cabaré da não menos inescrupulosa Rosaura (Palma), que a obriga a se prostituir. Quando de uma apresentação no cabaré, Elena chama a atenção do jovem e rico  Mario (Rojo), que se apaixona e decide se casar co

Filme do Dia: Cine-Fragmentos (2005), Alain Cavalier

Imagem
Cine-Fragmentos ( Le Filmeur , França, 2005). Direção, Rot. Original e Fotografia: Alain Cavalier. Essa seleção de imagens coletadas por mais de dez anos por Cavalier em ritmo de diário possui as virtudes e defeitos que esse gênero de longa tradição, mas pouco conhecido (foi uma forma freqüentemente utilizada por alguns dos nomes mais relevantes do New American Cinema, por exemplo), padece normalmente. Aliás virtudes e defeitos são igualmente derivadas dessa possibilidade potencial de recorte do mundo a partir do viés mais intimista possível, que tanto pode ser a expressão mais próxima da subjetividade individual em um gênero não ficcional quanto se enredar quase que inevitavelmente em um excessivo narcisismo auto-complacente e ambas essas características estão presentes na obra de Cavalier que radicaliza sua proposta ao não inserir elementos de estrutura ficcional em seus fragmentos, ao contrário de alguns documentários que trabalham com questões pessoais bem próximas de seus rea

Frank Zappa - Stairway to Heaven

Imagem

Filme do Dia: Pacto de Sangue (1944), Billy Wilder

Imagem
Pacto de Sangue ( Double Indemnity , EUA, 1944). Direção: Billy Wilder. Rot. Adaptado: Billy Wilder & Raymond Chandler, baseado no romance de James M. Cain. Fotografia: John F. Seitz. Música: Miklós Rózsa. Montagem: Doane Harrison. Dir. de arte: Hans Dreier & Hal Pereira. Cenografia: Bertram C. Granger. Figurinos: Edith Head. Com: Fred MacMurray, Barbara Stanwyck , Edward G. Robinson, Porter Hall, Jean Heather, Tom Powers, Byron Barr, Fortunio Bonanova.           Walter Neff (MacMurray) narra de seu próprio escritório a trama que lhe levou a complicada situação em que se encontra. Agente de seguros, envolve-se com a ardilosa Phyllis Dietrichson (Stanwyck). Phyllis decide matar o marido (Powers) e ficar com a valiosa apólice. Juntamente com Neff, Phyllis planeja o crime que acreditam perfeito. Porém, para o azar de ambos o companheiro de trabalho de Neff, Barton Keyes (Robinson), começa a desconfiar de que há algo errado no caso. Igualmente, a enteada de Phyllis, Lola

Filme do Dia: Cisne Negro (2010), Darren Aronofsky

Imagem
Cisne Negro ( Black Swann , EUA, 2010). Direção: Darren Aronofsky. Rot. Original: Mark Heyman, Andres Heinz & John J. MacLaughlin, a partir do argument de Heinz. Fotografia: Matthew Libatique. Música: Clint Mansell. Montagem: Andrew Weisblum. Dir. de arte: Thérèse De Prein & David Stein. Cenografia: Tora Peterson. Figurinos: Amy Westcott. Com: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder, Benjamin Millepied, Ksenia Solo, Kristina Anapau. Nina Sayers (Portman) é uma bailarina que se vê alçada a protagonista de uma nova montagem do Lago dos Cisnes que será dirigida por Thomas Leroy (Cassel) que, no entanto, não a acha ainda perfeita como Cisne Negro, somente como encarnação do Cisne Branco. Vivendo uma relação neurótica com sua mãe excessivamente protetora, Erica (Hershey), Nina perde gradualmente o contato com a realidade, após sucessivas pressões de Leroy sobre sua aparente falta de entrega e frigidez, o acidente com a ex-primeira dama do