Postagens

Filme do Dia: New York, A Documentary Film (1999/2001/2003), Ric Burns

Imagem
New York, A Documenatary Film (EUA, 1999/2003). Direção: Ric Burns. Rot. Original: Ric Burns, Emma Lazarus & James Sanders. Fotografia: Davud Fird, Don Lenzer, Sthephen McCarthy, Allen Moore, Roger Sherman, Buddy Squires & Peter Hawkins. Música: Brian Keane. Montagem: Ed Barteski, Richard Hankin, Juliana Parroni, Nina Schulman, Li-Shin Yu & David Hanser.             Em 8 episódios – o ultimo deles produzido após os atentados contra o WTC e três anos após a série original – documenta detalhadamente a história da cidade de Nova York. The Country and the City 1609-1825 : A “descoberta” de Manhattan; a primeira colonização; o grande incêndio; as primeiras levas de imigrantes; a resistência britânica em Nova York; a idéia de transformá-la em capital norte-americana. Order and Disorder 1825-1865 : Os grandes distúrbios provocados após a libertação dos escravos, em que os irlandeses atacaram e mataram vários negros, uma força de trabalho com o qual competiam; a poesia de

Filme do Dia: Meninos Não Choram (1999), Kimberly Peirce

Imagem
Meninos Não Choram ( Boys Don't Cry , EUA, 1999). Direção: Kimberly Peirce. Rot. Original: Kimberly Peirce&Andy Bienen. Fotografia: Jim Denault. Música: Nathan Larson. Montagem: Tracy Granger&Lee Percy. Dir. de arte: Michael Shaw& Shawn Carroll. Figuinos: Victoria Farrell. Com: Hilary Swank, Chloë Sevigny, Peter Sarsgaard, Brendan Sexton III, Alison Folland, Alicia Goranson, Matt McGrath, Rob Campbell, Jeanetta Arnette.         A jovem marginal Teena Brandon (Swank) transforma-se em Brandon Teena, um rapaz franzino. Porém, apesar da transformação possuir as fortes motivações de um caso típico de travestismo, Brandon não consegue dinheiro para fazer uma operação de mudança de sexo. Enquanto isso sai de sua pequena cidade natal, Lincoln para um lugarejo perdido no Texas, onde apaixona-se por Lana Tisdal (Sevigny) e mora com uma amiga de Lana, Candace (Goranson). Lana fora casada com um marginal perigoso, John Lotter (Sarsgaard), que ainda continua a freqüentar a cas

Filme do Dia: A Idade da Reflexão (1969), Michael Powell

Imagem
A Idade da Reflexão ( Age of Consent , Austrália, 1969). Direção: Michael Powell.  Rot. Adapotado: Peter Yeldham, baseado no romance de Norman Lindsay. Fotografia: Hannes Staudinger. Música: Peter Sculthorpe. Montagem: Anthony Buckley. Dir. de arte: Dennis Gentle. Cenografia: Bill Piggott. Figurinos: Anna Senior. Com: James Mason, Helen Mirren, Jack MacGowran, Neva Car-Glynn,  Andonia Katsaros, Michael Boddy, Harold Hopkins, Slim DeGray. O  reconhecido pintor australiano Bradley Morahan (Mason) decide ir viver numa ilha semi-deserta da Austrália, em busca de inspiração, após um longo tempo distante da terra natal. Ele encontra uma jovem, Cora (Mirren), que se torna modelo para seus quadros. A avó  (Carr-Glynn) alcoólatra de Cora, no entanto, detesta a proximidade de ambos. Quando o amigo de Bradley, Nat Kelly (MacGowran) decide ir passar uma temporada com ele, uma série de confusões se sucedem, culminando com o roubo de suas obras e dinheiro por parte de Kelly e na posterior mort

Filme do Dia: Conto de Verão (1996), Eric Rohmer

Imagem
Conto de Verão ( Conte d’Éte , França, 1996). Direção e Rot. Original: Eric Rohmer. Fotografia: Diane Baratier. Música: Phillipe Eidel & Sébastien Erms (canções). Montagem: Mary Stephen. Com: Melvil Poupaud, Amanda Langlet, Gwenaëlle Simon, Aurélia Nolin, Alain Guellaf, Aimé Lefévre, Evelyne Lahana, Yves Guérin.        O jovem Gaspard (Poupaud) decide passar suas férias no vilarejo de Dinard, balneário turístico ao nordeste do litoral francês. Embora tenha viajado sozinho, havia uma vaga promessa de que lá surgisse Léna (Nolin), uma garota por quem tem demonstrado interesse. Até que Léna surja, ele  se envolve com uma garota que não pretende ser nada mais que sua “amiga”, Margot (Langlet) e pela ousada Solene (Simon). Com Margot entrevista um velho marinheiro (Lefévre) para a pesquisa dela sobre folclore. Com Solene passa um final de semana, em que compõe um música no estilo tradicional dos marinheiros. Inicialmente acreditando tratar-se de um pobre coitado, Margot pensa q

Abba - SOS

Imagem

Kim Carnes - Bette Davis Eyes

Imagem

Filme do Dia: ...A Valparaíso (1965), Joris Ivens

Imagem
...A Valparaíso (Chile/França, 1965). Direção: Joris Ivens. Rot. Original: Chris Marker. Fotografia: Georges Strouvé.  Música: Gustavo Becerra. Montagem: Jean Ravel. Numa apresentação que pode parecer aos desavisados semelhante a um travelogue, Ivens elabora com seu habitual tom agridoce uma visada sobre a cidade chilena de Valparaíso. Suas imagens são de uma beleza de tirar o fôlego. O ângulo que escolhe para filmar planos abrangentes da cidade possui o mesmo meticuloso cuidado com que rouba momentos do carinho de mães para com seus filhos das janelas das casas populares para a eternidade. Sua Valparaíso é marcada pelo sobe e desce das colinas pelos teléfericos ou intermináveis escadarias – a determinado momento um homem que sobe uma delas com somente uma perna parece uma evocação distante e realista do Encouraçado Potemkin – mas igualmente pelas divisões sociais. A pesca,  as morsas vindo buscar alimento quase que da mão dos pescadores, o jogo de futebol entre as crianças, as

MILTON NASCIMENTO - CLUBE DA ESQUINA

Imagem

Filme do Dia: Pernalonga Ataca de Novo (1948), Friz Freleng

Imagem
Pernalonga Ataca de Novo ( Bugs Bunny Rides Again , EUA, 1948). Direção: Friz Freleng. Rot. Original: Tedd Pierce & Michael Maltese. Música: Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown. Numa vila do Velho Oeste, todos fogem apavorados com a chegada de Eufrasino ao saloon. O único que fica é Pernalonga que trava um combate com ele em várias modalidades que vão do tradicional duelo a pistola, passando pela divisão do espaço e chegando ao carteado. O espírito anárquico de um Tex Avery anima os momentos iniciais dessa animação, na cena do corredor de balas, sendo os traços do desenho superiores a boa parte do que era produzido então. A sátira, evidentemente, é ao gênero western, inclusive no título original que faz menção ao de um western que deve ter feito bastante sucesso à época – Romeu a Cavalo / Buck Benny Rides Again (1940), de Mark Sandrich . A melhor tirada aqui é da intervenção nonsense de Pernalonga que começa a dançar em meio ao tiroteiro desferido por Eufrasino contra el

The Film Handbook#36: Robert Aldrich

Imagem
Robert Aldrich Nascimento: 09/08/1918, Cranston, Rhode Island, EUA Morte: 05/12/1983, Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira (como realizador): 1953-81 Embora seja comumente considerado que Robert Aldrich foi primordialmente um diretor de filmes de ação, um comerciante cínico da violência masculina cujos filmes diminuíram de valor com seu envelhecimento, sua carreira, como seus filmes, é marcada por contradições; de fato, a impressão duradoura ganha com uma visão panorâmica de sua obra é a de inconsistência. Após uma série de funções na RKO, Aldrich foi assistente de Renoir , Ophüls , Chaplin , Losey , Polonsky  e Lewis Milestone. Em 1953 ele estreou como diretor com The Big Leaguer , porém foi somente com seu terceiro filme, O Último Bravo / Apache > 1 , que seu assegurado domínio dos gêneros e sensibilidades liberais vieram à tona num retrato simpático, mas nunca sentimental da alienação de um índio tanto da América branca quanto de seu próprio gênero. Porém foi   A Mort

Filme do Dia: Arsena Jorjiashvili (1921), Ivane Perestiani

Imagem
Arsena Jorjiashvili (União Soviética, 1921). Direção: Ivane Perestiani. Rot. Original: Shalva Dadiani & Ivane Perestiani. Fotografia: Aleqsandre Digmelovi. Dir. de arte: Fiodor Push. Com: Mikheil Chiaureli, Ivane Perestiani, Alisa Quiquodze, Nino Dolidze, Elizabed Cherqezishvili, N. Yachmenev, Ya. Kruchinin, N. Okudjava. Grupo de operários, do qual faz parte Arsena (Chiaruli), trabalhador da ferrovia, passa a se reunir planejando uma ação ofensiva contra as forças do Tzar. O grupo é descoberto pelas forças da polícia por conta de um delator e sofre intensa repressão. Arsena consegue fugir e pouco depois provoca um atentado no qual morre o General Griaznov (Yachmenev). Capturado, é condenado a morte e executado. Mesmo que beneficiado ocasionalmente pelo talento de seu realizador para composições que ressaltam poéticas imagens em profundidade, essa produção pioneira do cinema realizado na Geórgia se ressente grandemente de seu caráter de propaganda.  Nesse sentido, é como

19 Nada Será Como Antes

Imagem
um amigo britânico descobrindo deslumbrado Milton por essas semanas... e como não ficar deslumbrado com canções com tanta paixão e utopia em versos como ele cita: 'tell me when will i hear from my people'  nothing will be as it was

Filme do Dia: Tire Dié (1960), Fernando Birri

Imagem
Tire Dié (Argentina, 1960). Direção: Fernando Birri. Rot. Original: Fernando Birri, Juan Carlos Cabello, María Domínguez, Manuel Horácio Giménez, Hugo Gola, Neri Milesi, Rubén Rodríguez, Enrique Urteaga. Documentário que apresenta uma comunidade miserável que dá título ao filme, focando sobretudo as crianças que possuem como maior fonte de renda correrem atrás dos trens, onde alguns passageiros jogam moedas. Provavelmente devido à ausência de som direto no momento de sua produção, o recurso utilizado foi de se ter dois narradores que dublam o discurso dos moradores, embora não seja de todo descartada a possibilidade de serem uma livre construção em cima das entrevistas com os moradores. O que se sobressai, antes de tudo, é a forte expressividade visual do filme e uma certa melancolia em registrar sua realidade agridoce, ao mesmo tempo repleta do que há de lúdico na infância e também do processo de exclusão social que se prolonga para as novas gerações, já que a maioria das crianç

Meu Caro Diário, 12/08/05

Exatos dez anos atrás... Sexta. Momentos de euforia em Sampa. Ontem, acordei e fui todo cagado mesmo (não havia água para lavar a louça ou o cu e o resto do corpo idem)até à Cinemateca Brasileira, onde finalmente peguei a cópia de Aves sem Ninho . Depois fiquei fazendo hora na biblioteca do CCSP, onde tentei encarar uma tese de mestrado tornado livro sobre Joaquim Canuto Mendes de Almeida, o pensador que influenciou a proposta de um cinema educativo no Brasil, mas achei sacau demais e provavelmente sem grande interesse para minha tese. Acabei foi saciando minha curiosidade mórbida numa biografia sensacionalista que uma pessoa que foi relativamente próxima de Yukio Mishima escreveu sobre ele. (...) Devorei o almoço antes disso feito um animal. Foi quase meio quilo de comida. Lá mesmo no CCSP. Porém, o objetivo, que era fazer hora para assistir a versão de Dom Quixote de Welles, que só foi concluída após sua morte, acabou não se concretizando. A sala já estava lotada pelos maloqueiros

Filme do Dia: A Vida em um Dia (2011), Kevin Macdonald, Alejandro Romeo e vários outros

Imagem
A Vida em um Dia ( Life in a Day ,   EUA/Reino Unido, 2011). Direção: Kevin MacDonald e vários outros. Fotografia: Cristina Bocchialini, Ayman El Gazwy & Soma Helmi. Música: Harry Gregson-Williams & Matthew Herbert. Montagem: Joe Walker. Parte da premissa de que todo o material filmado o havia sido no dia 24 de julho de 2010 enviado por pessoas ao redor do mundo. Com as cerca de 4 mil e 500 horas enviadas lapida-se o produto final que soa algo como uma versão global das sinfonias urbanas que povoaram as telas a partir dos anos 20 do século passado. Dentre os diferenciais daquela produção se encontra muito do que separa os valores tidos como dominantes então e os que hoje são pronunciados. Assim, sai a fé irrestrita no progresso e na industrialização e a exaltação de valores considerados modernos como a tecnologia e se tenta privilegiar a intimidade e a visão pessoal. Algo patente já na própria proposta de estruturação do projeto, com imagens enviadas individualmente pelo m

Luigi Tenco-Se Potessi Amore Mio

Imagem

Filme do Dia: O Amuleto de Ogum (1974), Nelson Pereira dos Santos

Imagem
O Amuleto de Ogum (Brasil, 1974). Direção: Nélson Pereirados Santos . Rot. Original: Nélson Pereira dos Santos & Francisco Santos, a partir do argumento do último. Fotografia: José Cavalcanti, Nélson Pereira dos Santos & Hélio Silva. Música: Jards Macalé. Montagem: Severino Dadá. Dir. de arte e Figurinos: Luiz Carlos Lacerda. Com: Ney Santanna, Anecy Rocha, Jofre Soares, Maria Ribeiro, Jards Macalé, Emmanuel Cavalcanti, Erley José, Francisco Santos. No sertão nordestino, Gabriel consegue escapar do morticínio de sua família juntamente com a mãe. Essa o leva para um ritual no qual se acredita que ele tenha ficado com o corpo fechado. Dez anos depois, o jovem Gabriel (Santanna) chega em Caxias com um carta de apresentação de seu padrinho para Severiano (Soares), bicheiro famoso por seu poder e violência. Aos poucos Gabriel é iniciado no mundo da criminalidade e sua perícia passa a ser elogiada pelo pistoleiro líder do bando, Quati (José). Porém, ao não assassinar o homem que

Filme do Dia: Carriers leaving building, U.S.P.O. [Version 1] (1903)

Imagem
Carriers Leaving Building, U.S.P.O (EUA, 1902). Fotografia: A.E. Weed. Também conhecido como Carriers at Work , integra o conjunto de mais de duas dúzias de filmes financiados pelos Correios, apresentando diversos aspectos de suas operações. Como a maior parte do material produzido consta aqui de filme de plano único fotografado por Weed, em um momento no qual na produção cinematográfica já se encontra bastante disseminado filmes de vários planos. Aqui se trata de um grupo de carteiros homogeneamente uniformizados e descendo as escadarias do escritório para exercer sua atividade. Apesar de quase todos ignorarem a câmera um deles não deixa de saudá-la com o levantar do chapéu, atitude bastante comum em “flagrantes” do gênero. A estratégia de casualidade é reforçada pela aparição repentina no quadro da imagem de uma carroça que bloqueia parcialmente a visão do motivo principal. Destaque para o inaudito fato de que nem todos os carteiros haviam saído do prédio quando a imagem finda,

Filme do Dia: O Beijo da Mulher Aranha (1985), Hector Babenco

Imagem
O Beijo da Mulher Aranha ( Kiss of the Spider Woman,  Brasil/EUA, 1985). Direção: Hector Babenco. Rot. Adaptado: Leonard Schrader, baseado no romance de Manuel Puig. Fotografia: Rodolfo Sánchez. Música: John Neschling. Montagem: Mauro Alice. Dir. de arte: Clóvis Bueno. Figurinos: Patrício Bisso. Com: William Hurt, Raul Julia, Sônia Braga, José Lewgoy, Milton Gonçalves, Mírian Pires, Nuno Leal Maia, Fernando Torres, Patrício Bisso, Herson Capri. Dividindo a mesma cela de prisão numa situação de ditadura, encontram-se o homossexual acusado de pedofilia Luís Molina (Hurt) e o preso político Valentin Arregui (Julia). Molina distrai Valentin contando histórias sobre filmes antigos, enquanto busca ganhar benefícios junto aos investigadores (Lewgoy e Gonçalves). Ele propõe revelar tudo o que Valentin lhe contar aos mesmos, mas se apaixona por ele. Não apenas deixa de contar como, quando indultado, envolver-se-á com o grupo armado ao qual pertence Valentin e que o levará à morte. Mesmo

Filme do Dia: Depois do Vendaval (1952), John Ford

Imagem
Depois do Vendaval ( The Quiet Man , EUA, 1952). Direção: John Ford. Rot. Adaptado: Frank Nugent, baseado no folhetim de Maurice Walsh. Fotografia: Winton Hoch & Archie Stout. Dir. de arte: Frank Hotaling. Cenografia: John McCarthy & Charles Thomson. Com: John Wayne, Maureen O`Hara, Barry Fitzgerald, Ward Bond, Victor McLaglen, Mildred Natwick, Francis Ford, Eileen Crowe.       Sean Thornton (Wayne) retorna ao vilarejo natal da Irlanda disposto a comprar o terreno e a casa onde nasceu. Um dos vizinhos da propriedade, Will Danaher (McLaglen), homem rude e conhecido na região, torce o nariz para Sean. A situação piora quando Sean apaixona-se pela irmã de Will, Mary Kate, e é correspondido. Como a tradição local reza que o irmão da moça tem que assentir com o pedido, quando o pai já se encontra morto, Will nega. Irá mudar de idéia quando algumas pessoas do povoado, incluindo o padre Peter Lonergan (Bond), conspiram que somente a saída de Mary Kate possibilitará o casamento d