Postagens

‘Backlands,’ by Victoria Shorr

By  ANDREA WULF Usually when reviewing a novel, you must be careful not to give away too much plot. But in the case of Victoria Shorr’s “Backlands,” there’s no such danger: Shorr herself reveals the bare bones of the story in the first few pages. Put simply, “Backlands” is the fictionalized account of a real-life one-eyed bandit called Lampião and his lover, Maria Bonita — famous Brazilian outlaws who took from the rich and gave to the poor. From the early 1920s to his capture in 1938, Lampião and his gang controlled much of the Sertão, a huge and dusty swath of land in the northeast of the country, “almost the size of Spain.” More than once, they were cornered but managed to escape. For a long time, Lampião seemed invincible and his life, as Shorr puts it, “was a tango, full of beauty and danger, mixed.” The novel’s heroine, Maria Bonita, grows up hearing the tales and singing the folk songs about this legendary bandit and his companions. Married off to the local shoemaker when s

Charles Mingus - Moanin'

Imagem
Imagem
The marketing campaign promised something much more daring, even transgressive. What mattered more at the time was perception rather than reality. In addition to bringing in many eager viewers, the Times Square sign, like the subsequent newspaper spreads and posters that used the same image, was such an obvious provocation that the church, and its lay defenders, could not and did not ignore it, especially during the Christmas season. Hollywood's Tennessee , R. Barton Palmer & William Robert Bray,  p. 131

Coração - Carmen Miranda

Imagem
Linda canção, talvez a minha favorita com Carmen: Coração, Governador da embarcação do amor, Coração, Meu companheiro na alegria e na dor, A felicidade procurada corre, E a esperança é sempre a última que morre. Coração que não descansa noite e dia, Sempre aguardando uma alegria, Esperando no mar desta vida, Embarcação à procura, De um porto feliz de salvação.

Filme do Dia: Assim Era a Atlântida (1974), Carlos Manga

Imagem
Assim Era a Atlântida (Brasil, 1974). Direção: Carlos Manga. Rot. Original: Carlos Manga & Sílvio de Abreu. Fotografia: Antônio Gonçalves. Música: Lírio Panicalli & Leo Perachi. Montagem: Waldemar Noya. Intercalando cenas de 17 filmes realizados pelos Estúdios Atlântida entre 1942 e 1962 com depoimentos contemporâneos de alguns de seus maiores astros (Grande Othelo, Fada Santoro, Anselmo Duarte, Norma Bengell, José Lewgoy, Eliane Macedo, etc.), o filme se institui no gênero do documentário de compilação sobre uma determinada produção cinematográfica. Por volta da mesma época na qual a MGM havia lançado seu Era uma Vez em Hollywood , Manga (o mais notável realizador do estúdio) dirige esse tributo igualmente nostálgico, mesmo que curiosamente os valores de produção associados com a produtora americana fossem da concorrente da Atlântida, a Vera Cruz. Obviamente não se trata de efetivar uma leitura crítica da produção do período e sua ressonância inegável na produção br

Blues Run The Game--Jackson C. Frank (From Vinyl)

Imagem
Imagem

Filme do Dia: Coal Face (1935), Alberto Cavalcanti

Imagem
Coal Face (Reino Unido, 1935). Direção: Alberto Cavalcanti. Rot. Original: Alberto Cavalcanti & Montagu Slater, com poema de W.H.Auden. fotografia: Stuart Legg & Basil Wright. Música: Benjamin Britten. Montagem: Wiliam Coldstream. Quando comparado a outros documentários curtos de temática similar produzidos pelo que veio a ser conhecido como Escola Documental Britânica, sobretudo Industrial Britain (1931), esse, mesmo fazendo uso do tom heroico e algo épico para descrever as ações dos trabalhadores é menos focado em suas próprias personas – naquele existe vários “retratos” ligeiros sobre mestres da arte de alguns ofícios, dando relevo ao nome dos mesmos. Aqui, por outro lado, destaca-se sobretudo o processo de produção de forma menos suavizada que naquele, mesmo que se conte com a poesia de Auden ou com uma trilha musical mais elaborada que aquele (que, no entanto, nos primeiros planos das pás de um moinho parecia indicar uma atitude de maior influência por imagens de ape

The Film Handbook#27: Nagisa Oshima

Imagem
Nagisa Oshima Nascimento: 31/03/1932, Tamano, Okayama, Japão Morte : 15/01/2013, Fujisawa, Kanagawa, Japão Carreira  (como realizador): 1959-99 O mais original e importante realizador japonês a emergir na cena internacional desde Kurosawa , Nagisa Oshima é tanto estilisticamente versátil quanto politicamente astuto. Muitos de seus filmes tratam dos problemas enfrentados pelo Japão no pós-guerra com uma mistura de comprometimento político e brilhante inventividade formal desconhecida tanto em seu próprio país quanto no Ocidente. Após estudar história política, Oshima passou a fazer parte dos estúdios Shochiku, primeiro como assistente, depois como roteirista. Após cinco anos realizaria sua estreia como diretor com Uma Cidade de Amor e Esperança / Ai To Kibô no Machi , notável por sua atitude hostil em relação aos códigos tradicionais de comportamento que governavam o Japão contemporâneo. De fato, a obra inicial de Oshima, frequentemente em gêneros que descrevem sexo e violênc

Filme do Dia: Mifune (1999), Søren Kragh-Jacobsen

Imagem
Mifune ( Mifunes Sidste Sang , Dinamarca/Suécia, 1999). De:  Søren Kragh-Jacobsen. Rot. Original: Anders Thomas Jensen &  Søren Kragh-Jacobsen. Fotografia: Anthony Dod Mantle. Música: Thor Backhausen,  Karl Bille & Christian Sievert. Montagem: Valdis Oskarsdóttir. Com: Iben Hjejle, Anders W. Bertelsen, Jesper Asholt, Emil Tarding, Anders Hove, Sofie Gråbøl, Paprika Steen, Kjeld Nørgaard.       Kresten (Bertelsen), casa-se com Claire (Gråbøl), a filha do dono da empresa (Nørgaard) em que trabalha, e no início da lua-de-mel tem que fazer uma viajem repentina até a fazenda de sua família, devido a morte do pai. Sua esposa, que não sabia que Kresten possuía pai e um irmão, se surpreende. Na fazenda, Kresten reencontra o irmão excepcional Rud (Asholt) e contrata como empregada, uma prostituta, Liva (Hjejle), que cansada das ameaças que vem recebendo pelo telefone, pretende temporariamente ganhar dinheiro em outro ramo. Logo de início ela se surpreende com a excentricidade dos d

Filme do Dia: Os Mil Olhos do Dr. Mabuse (1960), Fritz Lang

Imagem
Os Mil Olhos do Dr. Mabuse ( Die 1000 Augen des Dr Mabuse , Alemanha/França/Itália, 1960). Direção: Fritz Lang. Rot. Original: Fritz Lang, Heinz Oskar Wuttig, Norbert Jacques sob argumento de Jan Fethke. Fotografia: Karl Löb. Música: Gerhard Becker & Bert Grund. Montagem: Walter & Waltrault Wischniewski. Dir. de arte: Erich Kettelhut & Johannes Ott. Figurinos: Ina Stein. Com: Dawn Addams, Peter van Eyck, Gert Fröbe, Wolfgang Preiss, Werner Peters, Andrea Checchi, Marielouise Nagel, Reinhard Kolldehoff. Após o assassinato de um jornalista, policiais começam a desconfiar da influência maligna de Mabuse, tido como morto em 1932. O investigador policial Kras (Fröbe) passa a se aconselhar com o médium cego Peter Cornelius (Preiss). A rica Marion Menil tenta o suicídio do alto do Luxor Hotel, sendo salva pelo verdadeiro repórter Henry Travers (van Eyck). Henry se apaixona por Marion, que é tratada pelo fiel médico Dr. Jordan. Kras sofre uma tentativa de homicídio, que mata s

Filme do Dia: Páginas do Livro de Satã (1921), Carl Th. Dreyer

Imagem
Páginas do Livro de Satã ( Blade af Satans Bog , Dinamarca, 1921). Direção: Carl Th. Dreyer. Rot. Adaptado: Carl Th. Dreyer & Edgar Hoyer, baseado no romance de Marie Corelli. Fotografia: George Scnéevoigt. Dir. de arte: Carl Th. Dreyer. Com: Halvard Hoff, Jacob Texiere, Hallander Helleman, Ebon Strandin, Tenna Kraft, Viggo Wiehe, Emma Wiehe, Hugo Bruun, Nale Halden, Erling Hannson, Helge Nilssen, Elith Pio, Clara Pontoppidan, Carlo Wieth.           Cerca de 30 anos da era cristã, Jesus (Hoff) afirma que Judas (Texiere) será seu traidor na última ceia com os apóstolos. Quando Jesus é preso pela brigada de fariseus, Judas se despede de Jesus com um beijo, que Jesus afirma ser o beijo da traição. Na alta Idade Média, um astrônomo de renome, don Gómez de Castro (Helleman) e sua filha, Isabel (Strandin), objeto do amor do um jovem diácono são interpelados pela Santa Inquisição. Como o diácono havia concordado há pouco tempo em participar da Santa Inquisição para seu superior, ter

Filme do Dia: Casa de Bambu (1955), Samuel Fuller

Imagem
A Casa de Bambu ( House of Bamboo , EUA, 1955). Direção: Samuel Füller. Rot. Original: Harry Klainer & Samuel Füller. Fotografia: Joseph MacDonald. Música: Leigh Harline. Montagem: James B. Clark. Dir. de arte: Addison Hehr & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Stuart A. Reiss & Walter M. Scott. Figurines: Charles Le Maire. Com: Robert Stack, Robert Ryan, Shirley Yamaguchi, Cameron Mitchell, Brad Dexter, Sessue Hayakawa, Biff Elliot, Sandro Giglio. Eddie Kenner (Stack) é um sargento do exército americano que se infiltra no grupo criminoso de Sandy Dawson (Ryan), responsável pela morte do marido de Mariko (Yamaguchi). Mariko envolve-se com Eddie e ambos passam a residir na mansão de Dawson. Após participar de uma operação bem sucedida com a quadrilha, Eddie faz com que Mariko entregue a um policial a estratégia para o próximo golpe do grupo. Os criminosos descobrem antecipadamente, e Dawson mata outro membro da gangue, Griff (Mitchell), que havia sido afastado das atividades p

Filme do Dia: Palavras ao Vento (1956), Douglas Sirk

Imagem
Palavras ao Vento ( Written on the Wind , EUA, 1956). Direção: Douglas Sirk. Rot. Adaptado: George Zuckerman, baseado no romance de Robert Wilder. Fotografia: Russell Metty. Música: Frank Skinner. Montagem: Russell F. Schoengarth. Dir. de arte: Robert Clatworthy & Alexander Golitzen. Cenografia: Russell A. Gausman &  Julia Heron. Figurinos: Jay A. Morley Jr. &  Bill Thomas. Com: Rock Hudson, Lauren Bacall, Robert Stack, Dorothy Malone, Robert Keith, Grant Williams, Robert J. Wilke, Edward Platt.       Lucy Moore (Bacall), a nova secretária do conglomerado de petróleo texano Hadley, torna-se o objeto de amor tanto de Kyle Hadley (Stack), alcóolatra e playboy, quanto de seu quase irmão adotivo e melhor amigo Mitch Wayne (Hudson), o verdadeiro braço direito do patriarca Jasper (Keith). Porém, a partir do momento que Kyle entabula uma relação com Lucy, Mitch prefere esconder sua paixão. Ao mesmo tempo recusa o amor da meia irmã Marylee (Malone), ninfômana e desestabiliz

Filme do Dia: A Primeira Noite de um Homem (1967), Mike Nichols

Imagem
A Primeira Noite de um Homem ( The Graduate , EUA, 1967). Direção: Mike Nichols. Rot. Adaptado: Caldar Willingham & Buck Henry, a partir do romance de Charles Webb. Fotografia: Richard Surtees. Montagem: Sam O’Steen. Dir. de arte: Richard Sylbert. Cenografia: George R. Nelson. Figurinos: Patricia Zipprodt. Com: Dustin Hoffman, Anne Bancroft, Katharine Ross, William Daniels, Murray Hamilton, Elizabeth Wilson, Buck Henry, Brian Avery.       Benjamin (Hoffman) é um jovem de classe média alta recém-formado que sente-se mal com o grupo social dos amigos de seus pais e no dia de comemoração de sua festa de formatura é seduzido pela melhor amiga deles, a Sra. Robinson (Bancroft). Os dois passam a ter encontros fortuitos em um hotel, mas os pais de Benjamin o encorajam a sair com a filha da Sra. Robinson, Elaine (Ross). Eles saem. Inicialmente impertinente e distante, Benjamin, que a levara para um clube de strip-tease, apaixona-se  por ela. Os dois passam a namorar, porém a relaçã

Filme do Dia: O Horror de Drácula (1958), Terence Fisher

Imagem
O Horror de Drácula ( Horror of Dracula , Inglaterra, 1958). Direção: Terence Fisher . Rot. Adaptado: Jimmy Sangster, baseado no romance de Bram Stoker. Fotografia: Jack Asher. Música: James Bernard. Montagem: Bill Lenny & James Needs. Dir. de arte: Bernard Robinson. Figurinos: Molly Arbutnot. Com: Peter Cushing, Christopher Lee , Michael Gough, Melissa Stribling, Carol Marsh, Olga Dickie, John van Eyssen, Valerie Gaunt. Jonathan Harker (van Eyssen) se faz passer por livreiro para tentar estudar os eventos estranhos que ocorrem no castelo do Conde Dracula (Lee). Harker torna-se vítima de Dracula. Posteriormente um amigo de Harker, Van Helsing (Cushing), segue seus passos. Ele descobre que o amigo se tornara vampiro e o mata definitivamente. O monstro ataca então a noiva de Harker, Lucy (Marsh). Seu irmão, Arthur (Gough) e a esposa, Mina (Stribling) sabem sobre a verdade. Lucy se transforma em vampira e é morta por Van Helsing. Mina é sua próxima víitima. Van Helsing consegue u

The Film Handbook#26: Sergei Paradjanov

Imagem
Nascimento : 09/01/1924, Tiflis, Geórgia, URSS Morte : 21/07/1990, Yerevan, URSS [hoje Armênia] Carreira : 1954-1992 Apesar de muitos poucos filmes de Sarkis Paradjanian terem chegado ao Ocidente, sua obra mais conhecida assinala um talento profundamente original (ainda que difícil). Sua idiossincrática mescla de folclore medieval com modernismo cinematográfico torna seus filmes, desafiadores e obscuros como são, sensualmente poéticos. Nascido na Geórgia de pais armenos, Paradjanov estudou cinema e música antes de se tornar assistente de direção nos Estúdios Dovjenko, de Kiev. Sua estreia em 1954, Andriesh , co-dirigido com Yakov Bazelian, foi seguida de diversos curtas e longas, filmados na Ucrânia e desconsiderados pelo diretor como "fracassos" (eles ainda permanecem desconhecidos no Ocidente). Em 1964, entretanto, ele realizou Cavalos de Fogo/Shadows of Our Forgotten Ancestors > 1 , história de amor no estilo Romeu e Julieta transcendendo o trágico feudo famil

Filme do Dia: À Procura de Mr. Goodbar (1977), Richard Brooks

Imagem
À Procura de Mr.Goodbar ( Looking  for Mr. Goodbar , EUA, 1977). Direção: Richard Brooks. Rot. Adaptado:  Richard Brooks, baseado no romance de Judith Rossner. Fotografia: William A. Fraker. Música: Artie Kane. Montagem: George Grenville. Figurinos: Jodie Lynn Tillen. Com:  Diane Keaton,  Tuesday Weld , William Atherton, Richard Kiley,  Richard Gere ,  Alan Feinstein,   Tom Berenger,  Priscilla Pointe, Laurie Prange,   Julius Harris,  LeVar Burton, Marilyn Coleman.       Theresa Dunn (Keaton), é uma jovem estudante que vive uma conservadora família católica. Perde a virgindade e tem um relacionamento problemático com seu professsor, abertamente misógino e casado. Um dia parte e diz que tudo estava acabado entre eles. Theresa passa  a ensinar numa escola de surdos-mudos, ao mesmo tempo que sai de casa, após uma discussão com o pai (Kiley), indignado por ter passado a noite fora. Muito próxima de sua irmã Katherine (Weld), de forte instabilidade emocional e vida sexual hiper-ativa,

Rita Lee - Ovelha Negra

Imagem

Filme do Dia: Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão (1982), Woody Allen

Imagem
Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão ( A Midsummer Night´s Sex Comedy , EUA, 1982). Direção e Rot. Original: Woody Allen. Fotografia: Gordon Willis. Montagem: Susan E. Morse. Dir. de arte: Mel Bourne. Figurinos: Santo Loquasto. Com: Woody Allen, Mia Farrow, José Ferrer, Julie Hagart, Tony Roberts, Mary Steenburgen.          No início do século XX, Andrew Hobbes (Allen) canaliza toda sua energia para inventos excêntricos, inclusive uma máquina que pretende averiguar a existência de espíritos, já que sua vida sexual com a esposa Adrian (Steenburgen) é grandemente insatisfatória. Um final de semana com alguns convidados provoca um rebuliço na vida do casal e dos casais convidados: o médico conquistador Maxwell Jordan (Roberts) e a enfermeira Dulcy (Hagart) e o primo da esposa de Adrian, o filósofo Leopold (Ferrer) e Ariel Weynmouth (Farrow). Ariel não só já tivera proximidade de Andrew para lhe provocar uma paixão platônica como, ao mesmo tempo, desperta o interesse de Maxwell, que

Marchinha do Grande Galo

Imagem

Filme do Dia: A Menina Santa (2004), Lucrecia Martel

Imagem
A Menina Santa ( La Niña Santa , Argentina/Itália/Holanda/Espanha, 2004). Direção: Lucrecia Martel. Rot. Original: Lucrecia Martel & Juan Pablo Domenech. Fotografia: Félix Monti . Música: Andrés Gerzenson. Montagem: Santiago Ricci. Dir. de arte: Coca & Ocielo Oderigo. Figurinos: Julio Suárez. Com: Mercedes Morán, Carlos Belloso, Alejandro Urdapilleta, María Alche, Juliete Zybelberg, Mía Maestro, Marta Lubos, Arturo Goetz. Amalia (Alche) é uma adolescente que possui aulas de formação religiosa e acredita que possui como missão divina fazer sexo com o famoso médico, Dr. Jano (Belloso), que a bolinara casualmente na rua e que foi amigo de juventude de sua mãe, Helena (Morán). Helena volta a se sentir atraída por ele. Ao mesmo tempo, não oferece resistência às carícias da amiga mais íntima, Josefina (Zybelberg). Jano faz parte de um congresso de medicina em Salta, hospedando-se no hotel cuja proprietária é mãe de Helena, que foi alvo de acusações de assédio sexual por parte de

Filme do Dia: O Beijo (1965), Flávio Tambellini

Imagem
O Beijo (Brasil, 1965). Direção: Flávio Tambellini. Rot. Adaptado: Glauco Couto, baseado na peça de Nélson Rodrigues. Fotografia: Alberto Attili & Amleto Daissé. Montagem: Luiz Elias & André Paluch. Dir. de arte: João Maria dos Santos. Com: Reginaldo Farias, Jorge Dória, Liana Duval, Jorge Cherques, Norma Blum, Xandó Batista, Fregolente, Raul da Mata, Betty Faria. Armandir (Farias) é o respeitável e carinhoso esposo de Selminha (Duval), que leva uma vida tranqüila até resolver beijar um homem agonizante na rua, sendo observado por seu genro Aprígio (Cherques). O drama de familiar se torna público quando o inescrupuloso jornalista Amado (Dória), se alicia a um delegado de polícia (Fregolente), para afirmar que não apenas Armandir era amante da vítima, como não se tratara de um acidente, mas de homicídio. Acuado por tudo e todos, Armandir foge de casa e recebe a visita da irmã da esposa, Dália (Blum), que se encontra apaixonada por ele e lhe afirma que o pai era obcecado p

Filme do Dia: Sombras (1923), Arthur Robison

Imagem
Sombras ( Schatten – Eine Nächtliche Halluzination , Alemanha, 1923). Direção: Arthur Robison. Rot. Original: Arthur Robison & Rudolf Schneider. Fotografia: Fritz Arno Wagner. Música: Ernst Riege. Dir. de arte e Figurinos: Albin Grau. Com:  Fritz Kortner, Ruth Weyher, Gustav Von Wangenheim, Alexander Granach, Fritz Rasp, Max Gülstorff, Ferdinand von Alten, Lilli Herder, Eugen Rex. Alemanha, século XIX. Um conde (Kortner) se encontra desesperado com o encanto que sua esposa (Weyher) emana aos homens, sobretudo um galante cavalheiro que se encontra em vias de se tornar seu amante (Wangenheim) ou já o é de fato. Numa noite em que o cavalheiro e outros homens tentam seduzi-la, ele contrata um ilusionista (Granach) que apresenta uma fábula que retrata a situação presente e, ao mesmo tempo, hipnotiza a todos, fazendo com levem seus instintos muito além do que fariam normalmente. Transe desfeito, a esposa volta a ser sedutora para com seu marido, ambos agradecem ao ilusionista e os c