Postagens

Imagem

Filme do Dia: Woodstrock - 3 Dias de Paz, Amor e Música (1970), Michael Wadleigh

Imagem
Woodstock  - 3 Dias de Paz, Amor e Música ( Woodstock ,   EUA, 1970). Direção: Michael Wadleigh. Fotografia: Malcolm Hart, Don Lenzer, Michael Margetts, David Myers, Richard Pearce, Michael Wadleigh & Al Wertheimer. Montagem: Jere Huggins, Thelma Schoonmaker, Martin Scorsese, Michael Wadleigh, Stanley Warnow, Yeu-Bun Yee. Monumental documentário tanto em metragem quanto em representação do desbunde da cultura hippie em seu auge. Números musicais de Richie Havens, Canned Heat, Joan Baez, The Who, Sha-Na-Na, Joe Cocker, Country Joe & The Fish, Arlo Guthrie, Crosby, Stills & Nash, Ten Years After, John Sebastian, Santana, Sly & The Family Stone, Jefferson Airplane, Janis Joplin e Jimmy Hendrix entremeados por cenas de observação (por vezes participante, como quando um dos cinegrafistas aceita um cigarro de maconha oferecido por um dos entrevistados) de costumes, entrevistas e uma pequena crônica dos eventos, como os metereológicos, no caso de um temporal que assola a

Gal Costa - Não Identificado.wmv

Imagem

Filme do Dia: Vida Difícil (1945), Gennaro Righelli

Imagem
Vida Difícil ( Abbasso la Miseria! , Itália, 1945). Direção: Gennaro Righelli. Rot. Original: Mario Monicelli, Nicola Fausto Neroni & Gennaro Righelli, sob argumento do último. Fotografia: Rodolfo Lombardi. Música: Umberto Mancini. Montagem: Duilio A. Lucarelli.  Dir. de arte: Gino Brosio. Cenografia: Alfredo Manzi. Com: Anna Magnani, Nicola Besozzi, Virgilio Riento, Marisa Vernati, Vito Chiari, Sandro Ruffini, Lauro Gazzolo, Aldo Silvani, Vittorio Mottini. Giovanni Straselli (Besozzi) vive escutando a indignação de sua desbocada mulher, Nannina (Magnani) por viver em dificuldade financeira, trabalhando honestamente como motorista de caminhão, enquanto seu melhor amigo, vizinho e companheiro de viagens, Gaetano (Riento), ganha bastante comerciando produtos ilegais. Certo dia, Giovanni recolhe na estrada o garoto Nello (Chiari), que acredita ser órfão, abrigando-o em sua casa, com seu cão, que sempre provoca a indignação de Nannina. Aos poucos, no entanto, sua esposa também s
Imagem

Mídia e estado de exceção

A aprovação da proposta de emenda constitucional que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, exige uma profunda reflexão sobre o papel dos meios de comunicação na cobertura jornalística sobre jovens acusados de autoria de atos infracionais. Como jornais e revistas percebem a situação de crianças e adolescentes em conflito com a lei diariamente em suas narrativas? Qual o tipo de agendamento produzido pela mídia e sua relação com o fortalecimento de medidas autoritárias e soluções de força por parte do poder público? Será que a imprensa tradicional está conseguindo provocar uma reflexão crítica sobre o tema ou apenas contribui para banalizá-lo? Uma leitura mais atenta do que é produzido diariamente aponta que, apesar do destaque conferido à pauta sobre a situação da infância e da juventude no Brasil, boa parte dos órgãos de imprensa não vem conseguindo analisar com profundidade o fenômeno. Nesse sentido, a cobertur

The Film Handbook#19: Martin Scorsese

Imagem
Harvey Keitel descobre que você não pode mexer com a Máfia em Caminhos Perigosos , de Martin Scorsese Martin Scorsese Nascimento : 17/11/1942, Nova York, EUA Carreira (como diretor): 1963- O mais consistentemente revigorante realizador norte-americano dos últimos anos, Martin Scorsese baseou-se em sua própria angústia católica para investir em vários gêneros tradicionais hollywoodianos com rara tensão e acuidade. Se os seus últimos trabalhos não possuem a intensidade de sua melhor obra (ao qual a magnífica e versátil atuação de Robert De Niro tem sido crucial) ele, no entanto, permanece  singularmente desafiador, seu estilo vibrante refletindo os personagens nervosos, violentos e obsessivamente atormentados que descreve. Sua paixão pelo cinema se desenvolveu durante uma infância doente, Scorsese abandonando suas ambições de se tornar padre. Ele passou a estudar cinema na New York University, aonde realizou uma série de impressionantes curtas e, por volta de 1969, havia comp

Filme do Dia: Maciste no Inferno (1925), Guido Brignone

Imagem
Maciste no Inferno ( Maciste all’Inferno ,Itália, 1925). Direção: Guido Brignone. Rot. Adaptado: Riccardo Artuffo, basedo em Dante Alighieri. Fotografia: Ubaldo Arata, Segundo de Chamón & Massimo Terzano. Com: Bartolomeo Pagano, Franz Sala, Elena Sangro, Lucia Zanussi, Umberto Guarracino, Domenico Serra, Pauline Polaire, Mario Saio. Quando os demônios chegam à terra, sua maior provação é conseguirem capturar Maciste (Pagano), conhecido por sua força física e moral. Esse encontra-se ocupado no momento em oficializar a união de sua prima e o pai do garoto que ela teve, um aristocrata. Os demônios seqüestram a criança para servir como isca para capturar Maciste, que é levado ao reino do inferno, onde enamora-se da filha do rei Pluto (Guaraccino), Luciferina (Zanussi) e sendo seduzido pela possessiva Graziella (Polaire), que o beija, transformando-o em demônio. Tornando-se ainda mais forte enquanto demônio, Maciste será figura fundamental na derrota do Rei Barbariccia (Sala), o qu

Remember - John Lennon - Plastic Ono Band (1970 Album)

Imagem

Filme do Dia: Daisy Miller (1974), Peter Bogdanovich

Imagem
Daisy Miller (EUA, 1974). Direção: Peter Bogdanovich. Rot. Adaptado: Frederic Raphael, a partir do conto de Henry James. Fotografia: Alberto Spagnoli. Montagem: Verna Fields. Dir. de arte: Ferdinando Scarfiotti. Figurinos: Mariolina Bono & John Furniss. Com: Cybil Shepherd, Barry Brown, Cloris Leachman, Mildred Natwick, Eileen Brennen, Duilio Del Prete, James McMurtry, Nicholas Jones.      O culto e refinado jovem norte-americano expatriado na Europa, Frederick Winterbourne (Brown) se apaixona pela jovem norte-americana em visita a Europa, Daisy Miller (Shepherd), considerada por todos como o cúmulo da vulgaridade, passeando e conversando com homens indiscriminadamente em todos os lugares e horas consideradas socialmente impróprias. Daisy se encontra próxima sobretudo do italiano, o Sr. Giovanelli (Del Prete), com quem canta no hotel e cuja mãe (Leachman), afirma que se divertem muitíssimo. Enciumado e quase paranoico, Winterbourne segue os passos de Daisy e finda por conside
Imagem

Irmãos Marinho da Rede Globo PIPOCANDO para perguntas do Pilha

Imagem

Nobleza Gaucha (1915), Humberto Cairo, Ernesto Gunche & Eduardo Martinez de la Pera

Imagem
Nobleza Gaucha (Argentina, 1915). Direção: Humberto Cairo, Ernesto Gunche & Eduardo Martinez de la Pera. Rot. Adaptado: José González Castillo, baseado  nos poemas Martin Fierro , de José Hernandez e Santos Veja , de Rafael Obligado. Fotografia: Ernesto Gunche & Eduardo Martinez de la Pera. Música: Francisco Canaro. Com: Orfillia Ricco, María Padín, Celestino Petray, Julio Scarcella, Arturo Mario. Inescrupuloso e rico fazendeiro (Mario) seqüestra o novo amor (Padín) de um gaúcho de fibra, Juan (Scarcella), Esse vai com o amigo Don Genaro (Petray) até Buenos Aires e, após muitas trapalhadas, conseguem encontrar a mansão do fazendeiro.  O fazendeiro se encontra nas primeiras tentativas de abordar violentamente a garota. Juan consegue salvar a amada, deixando o fazendeiro ferido. Esse, indignado, ordena que a polícia prenda Juan. Quando a polícia chega ao rancho, a garota corre e avisa Juan. Juan, ao fugir, encontra-se com o fazendeiro que, temeroso da fúria de Juan, cai de u

Filme do Dia: A Guerra dos Mundos (1953), Byron Haskin

Imagem
A Guerra dos Mundos ( War of the Worlds , EUA,1953) Direção: Byron Haskin. Rot.adaptado: Barré Lyndon, baseado no romance de  H.G. Wells.   Fotografia: George Barnes. Música: Leith Stevens. Montagem: Everett Douglas. Com: Gene Barry, Ann Robinson, Les Tremayne, Lewis Martin, Robert Cornthwaite, Sandro Giglio, William Phipps, Vernon Rich.          Um estranho meteorito cai sobre uma cidadezinha americana e chama a atenção de todos por causar pouco estrago para seu tamanho. O renomado cientista dr. Forrester (Barry) vai ao local e lá se aproxima não só do meteorito como da jovem Ann Robinson (Buren), uma admiradora dele. Porém, logo se perceberá que se trata de um objeto vindo de outro planeta, já que três homens que se encontravam no local viram pó, em conseqüência do raio que os alienígenas enviam de sua nave. A população do vilarejo encontra-se em um baile, quando falta energia e os relógios param de funcionar, assim como uma forte luz brilha próximo da cidade. Forrester e alguns

Filme do Dia: A Bela Que Dorme (2012), Marco Bellocchio

Imagem
A Bela Que Dorme ( Bella Adormentata , Itália/França, 2012). Direção: Marco Bellocchio . Rot. Original: Marco Bellochio, Veronica Raimo & Stefano Rulli, partindo do argumento de Bellochio. Fotografia: Daniele Ciprì. Mùsica: Carlo Crivelli. Montagem: Francesca Calvelli. Dir. de arte: Marco Dentici & Briseide Siciliano. Cenografia: Laura Casalino. Figurinos: Sergio Ballo. Com: Toni Servillo, Isabelle Huppert, Alba Rohrwacher, Michele Riondino, Maya Sansa, Pier Giorgio Bellochio, Gianmarco Tognazzi, Roberto Herlitzka. Os debates acerca da manutenção da vida vegetativa de Eluana Englaro se acirram, após a possibilidade de desligamento de seus aparelhos, defendida por alguns, para a comoção irrestrita de religiosos como Maria (Rohrwacher), que possui uma relação complicada com o pai, Uliano (Servillo) que no momento pretende abdicar de sua cadeira no Senado, desde o momento em que sua mãe morreu em situação algo similar. A mãe da garota, conhecida como Divina Madre (Huppert), p

Filme do Dia: Acossado (1959), Jean-Luc Godard

Imagem
Acossado ( Á bout de Souffle , França, 1959). Direção: Jean-Luc Godard. Rot. Adaptado: Jean-Luc Godard, baseado no conto de François Truffaut. Fotografia: Raoul Coutard. Música: Martial Solal. Montagem: Cécile Decugis & Lila Herman. Dir. de arte: Claude Chabrol. Com: Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg, Daniel Boulanger, Jean-Pierre Melville, Henri-Jacques Huet, Jacques Mansard, Roger Hanin.         Michel Poiccard (Belmondo) é um farsante que vive de pequenos furtos e sonha ser Humphrey Bogart. Apaixonado por Patricia Franchini (Seberg), uma americana que vive em Paris, ele assassina um policial rodoviário que se encontrava em seu encalço. No dia seguinte sua foto se encontra nos principais jornais da cidade e ele se torna um alvo fácil da polícia. Franchini é blasée o suficiente para não afirmar que sente nada a respeito dele. Ela entrega o New York Herald Tribune nas ruas da cidade e sonha em ser jornalista, indo para uma entrevista coletiva com um famoso escritor, Parvulesco (

Filme do Dia: Wort und Tat (1938), Fritz Hippler, Ottoheinz Jahm, Gustav Ucicky & Eugen York

Imagem
Wort und Tat (Alemanha, 1938). Direção: Fritz Hippler, Ottoheinz Jahm, Gustav Ucicky & Eugen York. Curta de propaganda nazista que explora, sem muitas sutilezas, e através de momentos de montagem alucinadamente acelerada, o contraste entre a época de Weimar, descrita como decadente econômica e socialmente e espúria e os novos tempos sob a égide do nacional-socialismo, onde se destaca as virtudes das atividades esportivas, da produtividade e do arianismo. Nessa peça de retórica visual – tal como O Triunfo da Vontade , de Riefensthal não existe uma narração over que estruture as imagens - sem muita sutileza, ao contrário dos documentários longos de Riefensthal, aparentemente se contrapõe uma sucessão de eventos calamitosos associados aos conflitos de rua, a inflação e a vida noturna desregrada de Weimar, numa montagem acelerada, nos quais planos de menos de um segundo são constantes, com um momento posterior de calmaria, a partir do discurso de uma liderança nazista. Como se atr

The Film Handbook#18: Abel Gance

Abel Gance Nascimento : 25/10/1899, Paris, França Morte: 10/11/1981, Paris, França Carreira (como diretor): 1911-71 A despeito de sua longa carreira, foi somente nos anos do cinema mudo que Abel Gance realizou filmes de alguma importância. Em grande parte produto de seu tempo, reflete o interesse na experimentação formal que varreu a intellegentsia francesa nos anos 10 e 20. Em termos de conteúdo, no entanto, seus filmes parecem florescer diretamente dos romances românticos do século XIX. Tendo atuado em teatro em Bruxelas, Gance passou a vender roteiros para a Gaumont. Dois anos depois, começou a dirigir, e rapidamente se estabeleceu como um dos talentos mais brilhantes de sua geração. Os primeiros filmes, frequentemente marcados pelo respeito de Gance pela Cultura (adaptações literárias e históricas/heróis artísticos se tornaram recorrentes) demonstram seu crescente fascínio com técnicas inovadoras. Em La Folie du Docteur Tube , Gance realizou experiências com distorção de l
Imagem

‘Selfish, Shallow, and Self-Absorbed: Sixteen Writers on the Decision Not to Have Kids’

Imagem
By Kate Bolick Today 19 percent of American women reach their mid-40s without ever having a child — a figure that has nearly doubled in four decades, a truly staggering statistic. The sheer velocity of its emergence suggests a unity of intent, as if an army of Gen Xers came of age razing day care centers and burning diapers, and continues to march steadily into the future, attracting new recruits by the minute. I suspect even these ostensible trailblazers wish it were that straightforward. A 2012 Centers for Disease Control report shows that among women in the 40-44 age bracket — the final reckoning, according to such surveys — 22 percent were “childless by choice,” compared with 35 percent who felt they didn’t have any say in the matter. Far from being a unified front, this growing demographic tilts toward women who had a wish about how their lives would turn out that didn’t come true. The mystery of whether this wish is a personal urge, a biological imperative or the uncon