Postagens

‘America’s Pastor,’ About Billy Graham, by Grant Wacker

Imagem
I grew up in West Virginia as a Catholic in a Protestant culture, the kind we would today describe as evangelical. We Catholics had the pope — but he was a distant and, to be blunt, foreign figure. Our Protestant neighbors had Billy Graham, the friend of presidents, business magnates and celebrities, who through the magic of television was a frequent, familiar guest in the homes of ordinary people; and he was as American as apple pie. We didn’t admit it in those days, but we Appalachian Catholics — like, I suspect, many of our coreligionists throughout the land — envied those Protestants. We figured that Billy Graham made being a Protestant in America something like what it was to be a Catholic in Italy. And while we weren’t quite sure it wasn’t a little bit disloyal to watch, listen to and even like and admire a Protestant preacher, watch and listen many of us did — sometimes against the warnings of our parish priests or the nuns who taught us in parochial schools. It was ha

Filme do Dia: Num Ano de Treze Luas (1978), Rainer Werner Fassbinder

Imagem
Num Ano de Treze Luas ( In Einem Jahr mit 13 Monden , Alemanha, 1978). Direção e Rot. Original: Rainer Werner Fassbinder . Fotografia: Rainer Werner Fassbinder. Música: Peer Raben.  Montagem: Rainer Werner Fassbinder & Juliane Lorenz. Dir. de arte: Franz Vacek. Cenografia: Rainer Werner Fassbinder. Com: Volker Spengler, Ingrid Caven, Gottfried John, Elizabeth Trissenaar, Eva Mattes, Günter Kaufman, Lilo Pempeit, Isolde Barth, Karl Scheydt, Walter Bockmayer. Erwin (Spengler), jovem sensível e apaixonado pelo colega de açougue Anton Saitz (John), viaja para para Casablanca onde efetiva uma operação de mudança de sexo e se transforma em Elvira para agradar o mesmo, que afirmara que só iria amá-lo se ele fosse uma garota. Porém, sua vida fica ainda mais destroçada, já que mesmo separado da esposa Irene (Trissenaar) e da filha Marie-Ann (Mattes), não consegue se realizar afetivamente. Seu companheiro, Christoph (Scheydt) o abandona no mesmo dia em que é vítima de espancamento por p

Filme do Dia: A Malvada (1950), Joseph L. Mankiewicz

Imagem
A Malvada ( All About Eve , EUA, 1950) Direção: J.L.Mankiewicz . Rot.Adaptado: J.L.Mankiewicz & Mary Orr, baseado no conto “The Wisdom of Eve”. Fotografia: Milton R. Krasner. Montagem: Barbara McLean . Com: Bette Davis, Anne Baxter, George Sanders, Celeste Holm, Gary Merrill, Hugh Marlowe, Lloyd Richards, Gregory Ratoff, Barbara Bates, Marilyn Monroe, Thelma Ritter .       Eve Harrington (Baxter), tem a chance de conhecer a grande dama do teatro Margo Channing (Davis), por quem nutre uma admiração que beira a patologia e ao qual não perde sequer uma única apresentação, através da amiga da estrela, Karen Richards (Holm), casada com  o maior teatrológo americano do momento, Lloyd Richards (Marlowe). Ainda que insegura, Eve conta sua história no camarim de Margo: sua infância difícil na fazenda de seus pais no Wisconsin; seu casamento com Eddie, que partiria para a guerra e que, quando fora recebê-lo em San Francisco terminara por receber a notícia de sua morte, a primeira vez

Filme do Dia: O Jogo da Guerra (1965), Peter Watkins

Imagem
O Jogo da Guerra ( The War Game , Reino Unido, 1965). Direção e Rot. Original: Peter Watkins. Fotografia: Peter Bartlett & Peter Suschitzky. Montagem: Michael Bradsell. Figurinos: Vanessa Clarke. Talvez esse média-metragem se torne única e exclusivamente interessante aos olhos de quase meio-século após sua produção menos por seu impacto original das cenas que apresenta um hipotético ataque nuclear contra o Reino Unido e nem muito menos do modo que tal hipotético ataque é reconstituído, hoje pífias recordações que se tornam um tanto toscas e que geraria outros produtos na mesma linha pelo realizador, tal como Punishment Park . De fato, ele se torna interessante apenas pela questão conceitual de como enquadrá-lo. Ficção? Documentário? Mesmo tendo ganho o Oscar de documentário da categoria, o que suscitaria uma revisão nas regras do prêmio tal a polêmica que gerou, o filme é encenado do início ao final. Porém, mesmo encenado ele não apresenta nenhuma linha dramática a ser seg

The James Gang- Woman

Imagem

Filme do Dia: Fogo e Desejo (1996), Deepa Mehta

Imagem
Fogo e Desejo ( Fire , Canadá/Índia, 1996). Direção: Deepa Mehta. Rot. Original: Deepa Mehta. Fotografia: Giles Nuttgens. Música: A.R. Rahman. Montagem: Barry Farrell. Dir. de arte: Aradhana Seth Com: Nandita Das, Shabana Azmi,  Jaaved Jaaffery,  Kulbhushan Kharbanda,  Kushal Rekhi, Ranjit Chowdhry,  Alice Poon.         Em Nova Delhi, Sita (Das), jovem recém-casada, sente-se desconfortável com a indiferença do marido, Jatin (Jaaffery). Dono de uma videolocadora, ele apenas dá atenção a sua amante, a chinesa Julie (Poon), que sonha em ser estrela de cinema em Hong Kong. Após se casarem, ambos ocidentalizados,  passam a viver juntamente com o irmão de Jatin, Ashok (Kharbanda), extremamente religioso, e que fez a escolha por viver fraternalmente com a esposa, Radha (Azmi), formando um casal mais tradicional. Também vivem na casa a matriarca Biji (Rekhi), velha senhora semi-inválida após um derrame, que vela para que os valores tradicionais sejam cumpridos e Mundu (Chowdhry), criado

Filme do Dia: Lola (1981), Rainer Werner Fassbinder

Imagem
Lola (Alemanha, 1981). Direção: Rainer Werner Fassbinder. Rot. Original: Rainer Werner Fassbinder , Pea Frölich & Peter Märthesheimer. Fotografia: Xaver Schwarzenbergr. Música: Freddy Quinn & Peer Raben. Montagem: Juliane Lorenz & Rainer W.Fassbinder. Dir. de arte: Rolf Zehetbauer & Helmut Gassner. Figurinos: Barbara Baum & Egon Strasser. Com: Barbara Sukowa, Armin Müeller-Stahl, Mario Adorf, Karin Baal, Peer Raben, Matthias Fuchs, Udo Kier, Harry Baer, Helga Feddersen, Y Sa Lo, Günther Kaufmann, Rosel Zech. Von Bohm (Müeller-Stahl) provoca um sobressalto na pequena cidade alemã onde vai trabalhar, avaliando os projetos na prefeitura. O empreiteiro Schukert (Adorf) e o prefeito (Raben) são alguns dos corruptos que temem modificações em seus planos de construção de um prédio. Porém, em pouco tempo eles percebem que apesar de seu aspecto moderno, Von Bohm não interferirá no processo. Sua atração por Lola (Sukowa), prostituta que se faz passar por boa moça, ameniz
Imagem

Filme do Dia: Trem Noturno (1959), Jerzy Kawalerowicz

Imagem
Trem Noturno ( Pociag , Polônia, 1959). Direção: Jerzy Kawalerowicz. Rot. Original: Jerzy Kawalerowicz & Jerzy Lutowksi. Fotografia: Jan Laskowski. Música: Andrezej Trzaskowski. Montagem: Wieslawa Otocka & Aurelia Rut. Dir. de arte: Ryszard Potocki. Figurinos: Michelle Zahorska. Com: Zbigniev Cybulski, Lucyna Winnicka, Leon Niemczyk, Teresa Szmigielówna, Ignacy Machowski, Zygmunt Zintel.           Homem (Cybulski) embarca em um trem e passa a dividir sua cabine forçosamente com uma jovem que se recusa a sair. A jovem,  Marta (Wilamowski) passa por problemas afetivos. As tramas de uma viagem cotidiana para o litoral tornam-se diferenciadas quando Stachek, que divide a cabine com Marta, é acusado de ter matado a própria esposa, notícia que causara furor em alguns dos passageiros do trem. Marta, no entanto, que sente-se  emocionalmente envolvida por Stachek, consegue desviar a atenção dos guardas para um personagem fictício, que já teria abandonado o trem. O verdadeiro ass
Imagem
They were a new race, these men and women of the movies, said a writer in the 1920s. They were a people dedicated more completely to the body, to beauty and health, than any the world had seen before. (...) They lived unspritual lives, said a visiting European intellectual, lives devoted to the senses. Hollywood possessed no theater, no good bookshops, no museums, no art galleries, no institutions of traditional high culture. They played golf at their country clubs and tennis on their private courts. They swam in their pools or at the beachside colony in Santa Monica. They ate and drank, they listened to the radio, they danced, they flirted. They had a wonderful time. Robert Sklar, "Movie-Made America", pp. 77.

Filme do Dia: Monty Phyton - O Sentido da Vida (1983), Terry Jones

Imagem
Monty Phyton - O Sentido da Vida ( The Meaning of Life , Reino Unido, 1983). Direção: Terry Jones & Terry Gilliam. Rot. Original: Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones & Michael Palin. Fotografia: Peter Hannan & Roger Pratt. Música: John Du Prez. Montagem: Julian Doyle. Dir. de arte: Harry Lange, John Beard & Richard Dawking. Cenografia: Sharon Cartwright & Simon Wakefield. Figurinos: James Achesop. Com: Michael Palin, John Cleese , Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, Graham Chapman, , Carol Cleveland, Simon Jones.          O fato deles próprios zoarem com sua dispersão – a determinado momento, peixes com caras humanas se indagam se irá ser discutido “o sentido da vida” ao qual o título se refere – não impede que essa característica, seminal para a obra do grupo, seja ao mesmo tempo seu ponto forte  e seu calcanhar de aquiles. O mesmo se aplicaria, diga-se de passagem, a misoginia com que as mulheres são interpretadas por elem

Filme do Dia: O Solar dos Dragonwyck (1946), Joseph L. Mankiewicz

Imagem
O Solar dos Dragonwyck ( Dragonwick , EUA, 1946). Direção: Joseph L.Mankiewicz . Rot. Adaptado: J.L. Mankiewicz, baseado no romance de Anya Seton. Fotografia: Arthur C. Miller. Música: Alfred Newman. Montagem: Dorothy Spencer. Dir. de arte: J. Russell Spencer & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Paul S. Fox & Thomas Little. Figurinos: René Hubert. Com: Gene Tierney, Vincent Price, Walter Huston, Glenn Langan, Anne Revere, Spring Byington, Connie Marshall, Harry Morgan, Vivienne Osborne. Na provinciana Connecticut de 1844, A jovem e ingênua Miranda Wells (Tierney) vê a chance de fugir da estreita visão de mundo de sua família de colonos pobres liderada pelo patriarca Ephraim (Huston) com o convite de um primo rico que mora “do outro lado do Hudson”, Nicholas Van Ryn (Price) para ser perceptora de sua filha, Katrine (Marshall). Van Ryn, que parece interessado em Miranda, vê a chance de vir a casar com ela quando sua mulher, Johanna (Osborne) falece misteriosamente. O casamento rap
Imagem

The B-52's - "Legal Tender" (Official Music Video)

Imagem

Filme do Dia: Agenda Secreta (1990), Ken Loach

Imagem
Agenda Secreta ( Hidden Agenda , Reino Unido, 1990). Direção: Ken Loach . Rot. Original: Jim Allen. Fotografia: Clive Tickner. Música: Stewart Copeland. Montagem: Jonathan Morris. Dir. de arte: Martin Johnson & Nigel Phelps. Figurinos: Dalphe Dare. Com: Francês McDormand, Brian Cox, Brad Dourif, Mai Zetterling, Bernard Archard, Maureen Bell, Bernard Bloch, Stephen Bridgen, Victoria D´Angelo.      Reconhecido internacionalmente como advogado ligado as preocupações com os direitos humanos, Paul Sullivan (Dourif), se prepara para abandonar a Irlanda, onde investiga ações pouco transparentes do exército britânico e retornar aos EUA com sua namorada Ingrid Jessner (McDormand), quando decide ir ao encontro de um membro do IRA e ambos são mortos pelo exército britânico, gerando grande repercussão. Disposta a elucidar o caso, Ingrid passa a confiar no investigador independente nomeado para o caso, o também americano Brian Cox (Kerrigan). Buscando se distanciar de qualquer envolviment

Filme do Dia: Noites Brancas (1957), Luchino Visconti

Imagem
Noites Brancas ( Le Notti Bianchi , Itália/França, 1957). Direção: Luchino Visconti. Rot. Adaptado: Suso Cecchi D`Amico, baseado no romance Belye Noci , de Fiódor Dostoievski. Fotografia: Guiseppe Rotunno. Música: Nino Rota. Montagem: Mario Serandrei. Dir. de arte: Mario Chiari. Cenografia: Enzo Eusepi. Figurinos: Piero Tosi. Com: Maria Schell, Marcello Mastroianni , Jean Marais, Marcela Rovena, Maria Zanoli, Elena Fancera, Lanfranco Cecarelli, Ângelo Galassi. Mario (Mastroianni), homem solitário, apaixona-se pela jovem Natalia (Schell) que lhe conta sobre sua vida. Possuindo apenas uma velha avó, que aluga quartos, tem como inquilino um misterioso homem (Marais), por quem Natalia se apaixona perdidamente e que afirma que retornará em um ano. Ele não pede que Natalie seja fiel durante o período, ainda que ela o seja. Somente quando acredita que ele não retornará e depois de lhe ter enviado uma carta que Mario jogou ao rio, ela parece demonstrar interesse em ter um envolvimento amo

George Harrison - Try Some Buy Some

Imagem

Filme do Dia: Apaixonados (1949), Douglas Sirk

Imagem
Apaixonados ( Shockproof , EUA, 1949). Direção: Douglas Sirk. Rot. Adaptado: Samuel Fuller & Helen Deutsch. Fotografia: Charles Lawton Jr. Música: George Duning. Montagem: Gene Havlick. Dir. de arte: Carl Anderson. Cenografia: Louis Diage. Figurinos: Jean-Louis. Com: Cornell Wilde, Patricia Knight, John Baragrey, Esther Minciotti, Howard St. John, Russell Collins, Charles Bates, Argentina Brunetti.        Marat (Wilde) é o agente responsável pela liberdade condicional de Jenny Marsh (Knight), que sofreu pena por assassinato, ao se encontrar apaixonada pelo rufião Harry Wesson (Baragrey). Embora se interesse fortemente por todos os seus casos, o envolvimento de Marat com Jenny é sem precedentes. Tentando mante-la longe da influência de Wesson, ele a leva a morar em sua própria casa, com sua velha mãe cega (Minciotti) e o irmão ainda criança Tommy (Bates).  Jenny se vê dividida entre as atenções recebidas por Marat e o sentimento de dívida para com Wesson. Quando sabe de

Alagados/De Frente Pro Crime (Video Clip)

Imagem

Filme do Dia: Demolishing and Building Up the Star Theatre (1901), Frederick S. Armitage

Imagem
Demolishing and Building Up the Star Theatre (EUA, 1901). Direção:  Frederick S. Armitage. Desde o seu surgimento o cinema já fazia uso dos efeitos de reverse motion (como em Demolition d´un Mur ). Aqui, no entanto, o cineasta impressionantemente se antecipa em seis décadas as experiências com um dos efeitos que causou espécie nos meios vanguardistas (para efeito de comparação, ver o filme Erectlon ) que é a aceleração do movimento. Assim se assiste a reconstrução do referido hotel depois dele já ter sido derrubado e se assiste posteriormente a sua desconstrução. Título também conhecido em sua ordem inversa de ação. American Mutoscope & Biograph. 2 minutos.

17th GRAMMYs: Paul Simon and John Lennon co-presenting the GRAMMY for Re...

Imagem

Filme do Dia: O Último dos Loucos (2006), Laurent Achard

Imagem
O Último dos Loucos ( Le Dernier des Fous , França, 2006). Direção: Laurent Achard. Rot. Adaptado: Laurent Achard & Nathalie Najen, baseado no romance The Last of the Crazy People , de Timothy Findley. Fotografia: Georges Diane & Philippe Van Leeuw. Montagem: Jean-Christophe Hym. Figurines: Manuela Copens & Ricardo Muñoz. Com: Julian Cochelin, Annie Cordy, Pascal Cervo, Dominique Raymond, Jean-Yves Chatelais, Thomas Laroppe, Fattouma Ousliha Bouamari. Martin (Cochelin) é um garoto de dez anos que vive na fazenda de sua problemática família. Sua mãe, Nadege (Reymond), com fortes problemas psiquiátricos, passa quase todo o tempo reclusa em seu quarto. O irmão mais velho, Didier (Cervo), poeta frustrado, mantém uma relação furtiva com um vizinho, que acaba decidindo se casar, deixando-o em estado de extrema perturbação mental. Jean (Chatelais), é um pai ausente e distanciando, não mantendo mais qualquer contato com a mãe. A avó (Cordy) procura tocar os negócios da fazenda
Seeing comes before words. The child looks and recognizes before it can speak. John Berger.  Ways of Seeing .

Filme do Dia: Bom Trabalho (1999), Claire Denis

Imagem
Bom Trabalho ( Beau Travail , França, 1999). Direção: Claire Denis. Rot. Adaptado: Claire Denis & Jean-Pol Fargeau, a partir do conto Billy Bud, Sailor , de Herman Melville. Fotografia: Agnès Godard. Música: Charles Henri de Pierrefeu &  Eran Zur. Montagem: Nelly Quetier. Dir. de arte: Arnaud de Moleron. Figurinos: Judy Shrewsbury. Com: Denis Lavant, Michel Subor, Gregoire Colin, Richard Courcet, Nicolas Duvauchelle, Adiatou Massudi, Mickael Ravovski, Dan Herzberg. Na Legião Estrangeira, comandante considerado pelos colegas, Galoup (Levant), abala-se com a chegada de um novo soldado, Sentain (Colin), que não apenas é admirado por todos os companheiros, como cai nas graças do superior de Galoup, Bruno Forestier (Subor), a quem Galoup admira intensamente e deseja ser admirado. Progressivamente irritado com Sentain, Galoup toma uma atitude radical que provocará um efeito devastador na vida de ambos. Na conhecida forma elíptica tão ao gosto da cineasta, o filme possui um for
Imagem
It is not that the ugly is only the unknow, and that the truth seen for the first time offends the eye? Étienne-Jules Marey

Filme do Dia: Garoto Propaganda (2004), Zak Tucker

Imagem
Garoto Propaganda ( Poster Boy , EUA, 2004). Direção: Zak Tucker. Rot. Original: Lecia Rosenthal & Ryan Shiraki. Fotografia: Luke Geissbuhler, Wolfgang Held & William Rexer. Música: Mark Garcia. Montagem: Trevor Ristow & Zak Tucker. Dir. de arte e Figurinos: Douglas Hall. Com: Matt Newton, Karen Allen, Michael Lerner, Jack Noseworthy, Valerie Geffner, Ian Reed Kesler, Austin Lysy, Amanda Kaplan. Henry (Newton) é filho do senador republicano ultra-conservador Jack (Lerner). Henry vivencia um conflito, pois seu pai quer que ele seja o seu referencial para o público de sua faixa etária, enquanto ele vive uma vida homossexual não confessa. Quando o senador decide fazer um comício na universidade em que Henry estuda, esse acaba chocando a todos ao beijar um amante ocasional, Anthony (Noseworthy). Após o evento, a mulher de Jack, Eunice (Allen), decide abandonar o marido. Narrado em forma de flashback para um jornalista, o filme acaba por se tornar uma atualização dos dra
Imagem

Filme do Dia: Tetro (2009), Francis Ford Coppola

Imagem
Tetro (EUA/Argentina/Espanha/Itália, 2009). Direção e Rot. Original: Francis Ford Coppola . Fotografia: Mihai Malaimare Jr. Música: Osvald Golijov. Montagem: Walter Murch. Dir. de arte: Sebastián Orgambide & Federico G.Cambero. Cenografia: Paulina López Meyer. Figurinos: Cecilia Monti. Com: Vincent Gallo, Alden Ehrenreich, Maribel Verdú, Silvia Pérez, Rodrigo De la Serna, Erica Rivas, Mike Amigorena, Lucas di Conza, Klaus Maria Brandeur, Sofia Gala, Carmen Maura.        Bennie (Ehrenreich) visita o apartamento do irmão mais velho, Angelo (Gallo), em Buenos Aires. Quem o recepciona é sua companheira, Miranda (Verdú), já que Angelo, que hoje prefere ser chamado apenas como Tetro, não quer mais manter nenhum vínculo com a família. Aos poucos Bennie consegue entabular uma relação com o irmão, mesmo sempre repleta de tensão. Sobre os dois paira a figura do pai genial, o maestro Carlo Tetrocine (Brandeur), cujo egocentrismo relegou todas as aspirações artísticas do restante da fa

Filme do Dia: Amor à Flor da Pele (2000), Wong Kar-wai

Imagem
Amor à Flor da Pele ( Fa Yeung Nin Wa , França/Hong Kong, 2000). Direção: Wong Kar-wai. Rot. Original: Wong Kar-wai Fotografia: Christopher Doyle & Mark Lee Ping-bin. Música: Mike Galasso. Montagem e Dir. de arte: William Chang. Com: Tony Leung Chiu Wai, Maggy Cheung, Rebecca Pan, Chen Lai , Chi-ang Chi, Chan Man-Lei, Siu Ping Lam.        Em Hong Kong, 1962, dois casais mudam-se no mesmo dia para o mesmo prédio de apartamentos. Enquanto a mulher de Chow (Wai) e o marido da Sra. Chan (Cheung) se ausentam por longos períodos, inicia-se uma longa relação de atração entre ambos que, apesar de nunca se concretizar fisicamente, os leva a um estado de dependência afetiva muito forte. Encontrando-se clandestinamente em diversos locais como uma rua,  restaurantes, o próprio prédio em que vivem e o apartamento que Chow aluga, a relação tem um fim com a decisão do mesmo de partir para a Cingapura, incomodado com os boatos a respeito de ambos e aceitando a proposta de emprego acenada pelo

Filme do Dia: Prometeu...Banqueiro (1921), Marcel L'Herbier

Imagem
P rometeu...Banqueiro ( Prométhée...Banquier ,França, 1921). Direção: Marcel L’Herbier. Rot. Adaptado: a partir da peça homônima de L’Herbier. Com: Gabriel Signoret, Ève Francis, Marcelle Pradot, Jaque Catelain, Philippe Hériat, Léon Mousinac, Louis Delluc. Rico banqueiro e especulador consegue ganhar milhões com ouro, mas perde o grande amor de sua vida que, cansada da vida reclusa em sua “gaiola de luxo”, quer voltar a ser “livre e pobre”, fugindo com o homem que ama, subordinado do banqueiro. Esse, enquanto ainda assediado pelos homens que lhe trazem à boa nova, suicida-se. Realizado já após o seu comentado longa Eldorado , no mesmo ano, esse curta praticamente pede uma comparação com o clássico Monopólio do Trigo (1909) dirigido por Griffith na Biograph. Por mais que o cinema realizado por realizadores como L’Herbier procure se afastar do romantismo escapista hollywoodiano e se pretenda socialmente crítico, em última instância acaba por voltar a legitimar uma abordagem mel

Filme do Dia: As Canções (2011), Eduardo Coutinho

Imagem
A s Canções (Brasil, 2011). Direção: Eduardo Coutinho. Fotografia: Jacques Cheuiche. Música: Valéria Ferro. Um grupo de selecionados interpreta canções que marcaram suas vidas. A maior parte desses selecionados é de pessoas de idade bem avançada, via de regra as canções estão vinculadas a uma relação afetiva heterossexual (apenas em dois casos, um homem e um jovem associam as canções com a mãe idosa, lembrando sua infância e ao pai já morto), e em um número considerável de casos tais canções acabam dizendo respeito a relações não concretizadas de todo por motivos diversos, nos quais a figura da mulher se refere a uma ausência masculina. As interpretações são marcadas pela intensidade e “entrega” ao momento que tem caracterizado a filmografia do realizador, que já gestou talvez obras em que tal entrega ganhava um viés mais passível ao ridículo, ou mesmo era menos intensa, como em muitos dos exemplos de Edifício Master . Aqui, blindadas de certo modo pela revelação do que aparenteme

Giuseppe Torelli Concerti Grossi from Op 8,I Musici

Imagem

Filme do Dia: The Ghost of Slumber Mountain (1918), Willis H.O'Brien

Imagem
The Ghost of Slumber Mountain (EUA, 1918). Direção: Willis H.O’Brien. Rot. Original: Herbert M. Dawley & Willis H.O’Brien. Fotografia: Willis H.O’Brien. Com: Herbert M. Dawley, Willis H.O’Brien.       Tio Jack (Dawley) conta uma aventura para seus dois sobrinhos. Ele viajou com o cachorro da família e seu empregado para uma montanha inóspita para praticar seus hábitos de artista amador da pintura. Lá eles vão até a cabana de um velho ermitão, conhecido como Mad Dick (H.O’Brien). Mad Dick foi observado uma vez pelo empregado de Tio Jack com um estranho instrumento ótico. Tio Jack escuta uma voz e vai até sua cabana. Lá descobre material de um estudioso da pré-historia  e o estranho aparelho ótico de Mad Dick. Ele o leva consigo e encontra o fantasma do mesmo. Com o aparelho ele consegue observar uma série de seres pré-históricos que viveram há 40 milhões de anos. Quando ele se encontra na batalha para sobreviver perante um tiranossauro, acorda. O final do conto decepciona os